Pular para o conteúdo principal

Ibiapaba-II

  • Música nas salas, nas ruas, nas praças, em todo lugar. Música em todos os sentidos. Com o objetivo de provocar professores, alunos e público em geral a criar livremente e se expressar com os sons, o Festival Música na Ibiapaba, principal evento de formação musical no Ceará com foco em música popular e responsável por revelar várias gerações de novos artistas, chega à 12ª edição de 23 a 30 de julho, transformando a última semana de férias escolares em um prazeroso encontro de formação e difusão musical na acolhedora cidade de Viçosa do Ceará e nos municípios vizinhos. As inscrições para os estudantes e educadores interessados em participar do festival são gratuitas e estarão abertas de 1° a 11 de julho, pelo site oficial do festival (www.festivalmusicaibiapaba.com).
  • Realizado pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado (Secult), com organização da Fundação Educacional Silvestre Gomes, entidade parceira selecionada via edital, o Festival Música na Ibiapaba, evento que se destaca pela proposta pedagógica ousada e pela presença de professores de excelência, entre grandes nomes da música do Ceará e do Brasil, incentiva a qualificação técnica dos participantes e a multiplicação de espaços para o aprendizado musical. Além de Viçosa do Ceará, cidade-sede do Festival, com oficinas e shows, diversas atividades formativas promovidas pelo festival também vão ocorrer nas cidades de Croatá, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Sobral, beneficiando diretamente os estudantes e o público desses e de outros municípios.
  • Criado em 2004, o Festival Música na Ibiapaba volta a ser realizado neste mês de julho, atraindo a comunidade musical para dias de muito aprendizado, vivências e intercâmbios de saberes, em meio à paisagem privilegiada pela natureza, na região da Ibiapaba. Nesta edição o festival tem na Comissão Organizadora a secretária adjunta da Cultura do Estado do Ceará, Suzete Nunes, a coordenadora de Ação Cultural da Secult, Valéria Cordeiro, e Eliza Gunther, integrante da Fundação Educacional Silvestre Gomes.
  • A curadoria ficou a cargo de Consiglia Latorre, cantora, professora de música popular e docente do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Lu Basile, pianista, regente e docente do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Ambas retornam ao festival com o qual contribuíram com sucesso em diversas edições.
  • "Ao longo de suas 11 edições realizadas até aqui, o Festival Música na Ibiapaba contribuiu para a formação de várias gerações de novos músicos cearenses ou atuantes no Estado. Foram inúmeros os grandes artistas e professores que passaram pelo festival, compartilhando arte, conhecimento, talento e sensibilidade com milhares de estudantes, em especial das redes públicas estadual e municipal", destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.
  • "Músicos cearenses que hoje desenvolvem trabalhos consolidados na carreira profissional local e nacional passaram pela rica vivência com grandes mestres proporcionada pelo Festival de Música na Ibiapaba. Por isso, a Secretaria da Cultura convida a todos, mais uma vez, para vivenciar esse grande encontro musical e formativo, contribuindo para engrandecer cada vez mais tanto a história de vida de quem participa do festival quanto a nossa cena musical cearense, cada vez mais uma referência para o Brasil", complementa o secretário.
  • FORMAÇÃO EM DESTAQUE
  • Ao longo de sua trajetória, o Festival Música na Ibiapaba sempre manteve o foco nas atividades de formação musical, com uma grande imersão de crianças e jovens em cursos, oficinas, debates e apresentações, em uma atmosfera acolhedora e carregada de história e arte, na região da serra.
  • A grande maioria dos artistas que sobem ao palco para apresentações também compartilha seus conhecimentos com os jovens. A música vai do nascer do dia até as madrugadas, com as apresentações dos mestres e dos estudantes, com as rodas de improvisação e interação musical, em clima de informalidade e amizade, pelas ruas e praças de Viçosa.
  • GRANDES MESTRES DA MÚSICA
  • Este ano um público estimado entre 400 e 600 alunos deve participar das mais de 45 atividades ministradas nas 10 cidades, com 1200 vagas ao todo e cada aluno tendo a oportunidade de participar de duas a três atividades. A programação formativa inclui oficinas, palestras e workshops com professores convidados.
  • As atividades serão conduzidas por 34 professores e músicos, como Ayrton Pessoa, Davi Silvino, Elismário Pereira, Erivan Freitas, Gigi Castro, José Brasil Filho, Lia Veras, Luizinho Duarte, Mimi Rocha, Miquéias dos Santos, Moacir Bedê, Pedro Madeira, Rômulo Santiago e Thiago Almeida, todos nomes de grande destaque na cena cearense, além de convidados de outros estados, como o pianista Rafael dos Santos, de São Paulo, e Daniella Gramani, professora de canto popular da Universidade Federal da Paraíba.
  • OFICINAS
  • Em VIÇOSA DO CEARÁ: Poética do Som 1; Poética do Som 2; Poética do Som 3; Poética do Som 4; Poética da Cultura Popular; Sopros/metais; Sopros/madeiras; Orquestra Experimental; Prática de Conjunto Regional; Bateria; Baixo; Teclado; Acordeom; Cordas Dedilhadas; Canto na Música Popular; Rap e Hip Hop; Paisagem Sonora; O Passo - música na educação; Educação Musical e Formação Humana; Construção de brinquedos Sonoros; Musicalização; Arranjo Musical.
  • Em SOBRAL: Guitarra; Baixo. Em UBAJARA: Rap e Hip Hop; Prática de Conjunto de Sopros. Em IPU - Prática de Conjunto; O Corpo como Instrumento. Em TIANGUÁ: Coral Infantil e formação de educador musical; Música na Educação. Em CARNAUBAL: Prática de Conjunto; O Corpo como Instrumento.
  • Em SÃO BENEDITO: Prática de Conjunto; Canto Popular. Em GUARACIABA DO NORTE: Prática de Conjunto de Sopro; Canto Popular. Em CROATÁ - Violão e Guitarra; Canto Coral. Em IBIAPINA: Interpretação da Palavra Cantada; Prática de Conjunto.
  • Além das oficinas, outras atividades marcam o Festival Música na Ibiapaba. O Grupo Uirapuru, de Tércio Araripe, fará workshop de experimentação com instrumentos de barro e objetos sonoros em Viçosa do Ceará. Também em Viçosa Emiliano de Castro ministra o Workshop Violão 7 cordas solista. Em Ibiapina e Viçosa do Ceará, Raphael Bruno profere a palestra sônica "A vibração do ser na cosmovisão ancestral tupi guarani". Em Sobral, Rafael dos Santos realiza o workshop Música Brasileira. Já em Tianguá, a professora convidada Daniella Gramani, da Paraíba, conduz o "Workshop de Rítmica".
  • SHOWS
  • As noites do festival serão de shows nos palcos de Viçosa do Ceará e de todos os municípios participantes. As atrações serão anunciadas em breve.
  • INSCRIÇÕES
  • Para participar, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 1° a 11 de julho pelo site oficial do festival (www.festivalmusicaibiapaba.com). Cada interessado poderá participar de até 03 atividades. Terão prioridade na seleção os estudantes e educadores residentes nas cidades onde acontecerá cada atividade escolhida. Estudantes residentes em outros municípios podem se inscrever para as atividades que acontecerão no período de 28 a 30 de julho em Viçosa do Ceará.
  • QUEM FAZ
  • O XII Festival Música na Ibiapaba é uma realização da Secretaria da Cultura do Governo do Estado (Secult), com a Fundação Educacional Silvestre Gomes como entidade parceira selecionada via edital. Organização: W10 Produções e Eventos.
  • SERVIÇO
  • XII Festival Música na Ibiapaba - De 23 a 30 de julho de 2016 em Viçosa do Ceará. Inscrições até o dia 11 de julho pelo site www.festivalmusicaibiapaba.com. Informações: (85)​3021-2111 e festivalibiapaba2016@gmail.com / f: Festival Música na Ibiapaba / Instagram: @festivalibiapaba

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.