Pular para o conteúdo principal

Meio Ambiente

A limpeza ocorre entre o canal do São João do Tauape e o Rio Cocó, às margens da Av. Raul Barbosa.

340 toneladas de lixo já foram retiradas do Cocó
Os serviços de limpeza no trecho compreendido entre o canal do São João do Tauape e o Rio Cocó, às margens da Av. Raul Barbosa, já retiraram cerca de 340 toneladas de macrófitas aquáticas, lixo e resíduos sólidos que cobriam o espelho d´água. A ação acontece desde junho deste ano, executada através da construtora Ferreira Guedes. “É uma contrapartida solicitada pela SEMA em relação à obra da Prefeitura de Fortaleza, que está construindo dois viadutos e a rotatória, no cruzamento das Avenidas Raul Barbosa com Murilo Borges”, explicou o secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno.
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), realizaram coletiva de imprensa na última quarta-feira (10/08), pela manhã, na Comunidade Padre Cícero, vizinho ao canteiro de obras dos viadutos da Av. Raul Barbosa (terreno onde funcionava a antiga Autopeças Cordeiro), sobre os resultados parciais da terceira fase da limpeza do Rio Cocó.
Outra frente de limpeza acontece atualmente com a utilização de maquinário, ao longo do canal, nas proximidades da Escola Ambiental Dra. Francisca Canito da Frota. Os trabalhos de limpeza do Rio Cocó e do canal do São João do Tauape, deve se estender até o mês de novembro, quando finalizado todo o complexo de obras que acontece naquela região. “Nosso objetivo é, aos poucos, devolver a plena navegabilidade do rio, para mais a longo prazo despoluir este curso d'água tão importante para a cidade”, anunciou Bruno.

SEMA realiza atividade de educação ambiental para qualidade da água
Nos dias 10 e 11 de agosto de 2016, a SEMA deu início aoProjeto de Educação Ambiental para a Qualidade da Água, fruto do acordo de empréstimo entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial – PforR. O objetivo foi capacitar os membros das Comissões Gestoras, Comitês de Bacia e técnicos municipais sobre temas transversais à qualidade da água sob o enfoque da educação ambiental.
No total, serão realizados 22 cursos em três bacias hidrográficas no estado: Bacia do Salgado, Bacia Metropolitana e Bacia do Acaraú. Todas as despesas inerentes ao projeto (consultoria, material educativo, alimentação, transporte, hospedagem, etc.) ocorrem por conta dos recursos financiados junto ao Banco Mundial.
O primeiro curso foi realizado na Bacia do Salgado, região do Cariri, nos dias 10 e 11 de agosto. Na ocasião, os membros do Comitê de Bacia serão capacitados para, ao final do curso, construírem um documento com sugestões de políticas públicas em educação ambiental para a qualidade da água.
Este é o primeiro projeto do PforR sob a responsabilidade da SEMA, através da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (COEAS), que inicia efetivamente suas atividades de campo. Os demais projetos, que serão viabilizados pela Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (CODES), se encontram em sua fase final de contratação.
Próximas capacitações:
05 e 06 de Outubro – Comitê da Bacia Metropolitana
26 e 27 de Outubro – Comitê da Bacia do Acaraú
Saiba mais sobre o PforR:
Estudantes participam de Oficina no Monumento Os Monólitos de Quixadá
A Secretaria do Meio Ambiente - SEMA, por meio da gestora do Monumento Natural Os Monólitos de Quixadá, Luzilene Saboia, recebeu alunos do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados – Labgeo da Universidade Estadual do Ceará – UECE, Campus Fortaleza. Eles participaram da II Oficina: Unidade de Conservação: Pensar e Agir ministrada pela doutoranda Lizabeth Silva (Geografia/UECE)
Na palestra, a gestora Luzilene Sabóia falou da importância da criação das unidade de conservação, apresentando os objetivos estabelecidos no Decreto de criação, problemas ambientais, a partcipação da comunidade e o plano de manejo,
Em seguida os alunos visitaram o Açude do Cedro, onde vivenciaram a realidade local com seus problemas e a beleza cênica dos Monólitos de Quixadá.
“Foi um momento importante”, afirma a gestora dos Monólitos. Os alunos demonstraram um interesse sobre pesquisas nas Unidades de Conservação, e uma possível interação entre academia e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado, que administra as unidades estaduais”, pontuou.
Equipes da SEMA e SEMACE sobrevoam serras da Aratanha e Baturité para fiscalização
O primeiro vôo fiscalizatório daSEMA e da SEMACE, ainda em caráter experimental, sobre Unidades de Conservação do Estado aconteceu no dia 03 de agosto, pela manhã. Utilizando helicóptero do CIOPAER, o secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno; o secretário adjunto, Fernando Bezerra; e os gestores das Áreas de Proteção Ambiental (APA) das serras da Aratanha e Baturité verificaram a real situação destes locais.
Segundo Bruno, os vôos devem acontecer regularmente, através de um convênio da SEMA com o CIOPAER. "O objetivo é evitar invasões, queimadas e outros tipos de agressões à nossa flora e fauna. Por isso, estamos elaborando um cronograma de visitas às Unidades de Conservação de todo o Estado", anunciou.
Caucaia e Crato vencem chamamento público das UCs
As duas Unidades de Conservação públicas municipais vencedoras do Edital de Chamamento Público 01/2016 realizado pela Secretaria do Meio Ambiente – SEMA são as de Caucaia, na localidade da Serra da Rajada e a do Crato, Refúgio da Vida Silvestre, respectivamente com 93,7 e 88,7 (pontuações).
Agora, o próximo passo a ser dado refere-se a assinatura do Termo de Compromisso e Responsabilidade, até o dia 05 de agosto, entre a SEMA e o Instituto do Meio Ambiente do Município de Caucaia-IMAC e a a Secrataria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato - SEMAC para o início das atividades, conforme o previsto no cronograma do Edital. A SEMA, por meio da contratação de Consultoria especializada , realizará os estudos técnicos necessários para a criação das mencionadas UCs públicas municipais.
Concorreram as propostas dos municípios de Caucaia, na localidade da Serra da Rajada, Paracuru, no Sítio Santa Rosa, Bela Cruz, no Horto Florestal, Amontada, no estuário do Rio Arcatiaçu, Crato, no Refúgio da Vida Silvestre e em Juazeiro do Norte, no Parque Ecológico das Timbaúba.
O processo seletivo foi dividido em duas Etapas: na primeira, houve a verificação do atendimento às exigências quanto a habilitação das instituições proponentes e a segunda consistiu na avaliação de um conjunto de critérios de análise definidos com pontuações preestabelecidas cujo resultado foi divulgado, no DOE-CE, 20/07/2016.
A Estação Ecológica e APA do Pecém realizam reunião do conselho gestor
A Secretaria do Meio Ambiente - SEMA, por meio da Coordenadoria de Biodiversidade - Cobio, realizou na manhã da última terça-feira (09/08), a 7° Reunião Ordinária do Conselho Gestor da Estação Ecológica do Pecém e APA do Pecém de forma compartilhada, na sede da Estação Ecológica do Pecém. A Orientadora de Cálula, Aline Parente, ministrou a palestra sobre "Meio Ambiente e Unidades de Conservação".
Foram apresentados os resultados das Atividades da Semana do Meio Ambiente ocorridas entre os dias 9 e 15 de junho; estratégias de ações previstas para semestre nas Unidades de Conservação; levantamentos das problemáticas imediatas relacionadas às UC's..
A reunião contou com presença de instituições governamentais, não governamentais, além de membros da comunidade, associações locais e reportagem da TV Diário. Foi debatida a necessidade de informações sobre o processo de indenização dos terrenos localizados nas proximidades Esteira do Porto e questões ambientais referentes às Unidades de Conservação.
Grupo de Trabalho vai combater ocupações irregulares nos Monólitos de Quixadá
A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA realizou, no dia 9 de agosto, a primeira reunião do Grupo de Trabalho que vai tratar das problemáticas que giram em torno da Unidade de Conservação Monumento Natural os Monólitos de Quixada.
O grupo que reúne as instituições: Secretaria de Turismo do Estado, Batalhão Ambiental, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – Dnocs, Companhia de Gestão de Recursos Hídricos – Cogerh, Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE/Quixadá, recebeu as informações técnicas sobre a UC pela gestora da área, Luzilene Saboia, e discutiram sobre o conjunto de problemas que existem no entorno do Açude do Cedro e a dificuldade de um órgão só combater as ações indevidas.
O secretário Artur Bruno afirmou o compromisso da secretaria e trabalho extensivo do GT no combate a apropriação inadequada no entorno do Açude do Cedro. “Nós temos que preservar. Sabemos existem áreas ocupadas indevidamente, e vamos promover uma ação para que a situação se regularize.”
Vistorias ocorreram durante as férias, na Apa da Lagoa de Jijoca
O período de férias é caracterizado pelo aumenta do fluxo de turistas na Área de Proteção Ambiental - APA da Lagoa da Jijoca. Os finais de semanas, especificamente, são os dias em que a APA recebe maior pressão sobre seus recursos naturais. Diante desse contexto foram planejadas ações de vistoria em todo perímetro da APA da Lagoa da Jijoca, nos municípios de Cruz e Jijoca.
Nos dias 20 e 21 as vistorias aconteceram com a presença do policiamento da 3ª Companhia do Batalhão da Polícia Militar Ambiental - BPMA, com sede em Sobral, onde contamos com apoio do Major Marcelo e do Sub-tenente Edísio. Foram enviadas duas equipes com o efetivo de 5 policiais nos dois dias. Estiveram presentes os seguintes policiais: Sargento Davi, Sargento Kennedy, Sargento Alves, Sargento Mendonça e Cabo Rodrigues.
Nessa primeira investida foram realizadas ações educativas de orientação tanto da população local, quanto de turistas, sobre a existência da Área de Proteção Ambiental - APA da Lagoa da Jijoca, bem como dos crimes ambientais praticados por pessoas que frequentam o local. Foram identificados vários crimes ambientais, dentre eles: trânsito de veículos nas margens da lagoa e em áreas de dunas, ocasionando erosão do solo e destruição de área em processo de regeneração; veículos estacionados às margens da lagoa, que podem ocasionar poluição da lagoa devido derramamento de óleo dos motores; construções em áreas de preservação permanentes, vegetação nativa e dunas. Os crimes ambientais estão previstos no Decreto Estadual Nº 25.975/2000, a Lei de crimes ambientais Nº 9.605/1998, sob os Artigos 40, 48, 50 e 54.
SEMA quer engajamento empresarial nas ações do maciço de Baturité
O desenvolvimento turístico e sustentável da região do Maciço de Baturité foi o tema que reuniu, no dia 09 de agosto, no gabinete do secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, empresários, universidades e governo para discutirem o engajamento de todos os setores em prol da harmonia e busca de soluções para os problemas detectados, que vão desde o desmatamento ilegal à expansão do uso das drogas e aumento da insegurança.
O secretário Artur Bruno apresentou a situação sobre o Pico Alto e o Sítio Cocão, cuja casa de apoio está abandonada e, atualmente, não tem estrutura para desenvolver atividades com segurança. O que e como fazer para revitalização do local foi a principal proposta colocada em discussão.
Os empresários Pio Rodrigues Neto, do grupo C Rolim; Regis Caminha, do Chalé Nosso Sítio; e Wilson Bezerra Filho, do Chalé das Montanhas; concordam com a iniciativa de se formar um grupo executivo e se comprometeram com o engajamento.
As universidades Unilab e Uece fizeram proposta de qualificação da mão de obra e reforçarem a educação ambiental já praticada pela SEMA.
Rihana Jéssica, da Setur, fez, na reunião, um resumo das ações desenvolvidas pelo Prodetur para a região, tais como o Projeto de Revitalização da Praça do Entorno do teatro Rachel de Queiroz, em Guaramiranga, e que os Planos de Marketing já estão concluídos e em fase implementação.
Além da Setur, Secitece e Sebrae, o Grupo de Trabalho já formado convidará também a STDS para sua composição e ficou definido que a coordenação será do secretário adjunto da SEMA, Fernando Bezerra.

SEMA na mídia
 
O Povo
 

Ação de limpeza retira cerca de 340 toneladas de lixo do rio Cocó

(Caderno: Cotidiano)
Na terceira fase da limpeza do rio Cocó, foram retiradas aproximadamente 340 toneladas de lixo, resíduos sólidos e macrófitas aquáticas, vegetação que se desenvolve em decorrência da poluição. Os resíduos cobriam o espelho d’água no trecho compreendido entre o canal do São João do Tauape (Lagamar) e o rio Cocó, às margens da avenida Raul Barbosa. A ação ocorre desde junho e deve se estender até novembro, de acordo com Artur Bruno (PT), titular da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema)...

A experiência de sair à caça de pokémon por Fortaleza

(Caderno - Cotidiano)
Parques, praias e praças da Cidade estão lotadas de pessoas focadas na tela dos celulares e tablets. Em todos os grupos sociais, o assunto virou um só: Pokémon GO. Repórter do O POVO também entrou no jogo..

clique para ver a matéria
 


Diário do Nordeste

Rio Cocó passa por limpeza e terá novo trecho navegável

(Caderno: Cidade)
A terceira fase dos serviços de limpeza do Rio Cocó, em Fortaleza, retirou cerca de 340 toneladas de vegetação aquática, lixo e resíduos sólidos que cobriam o espelho-d'água, no trecho compreendido nas proximidades do Canal do Lagamar, no bairro São João do Tauape, às margens da Avenida Raul Barbosa. Depois, uma nova etapa do trabalho será realizada e, até novembro deste ano, o Rio deve voltar a ficar navegável para civis entre a BR-116 e a Avenida Sebastião de Abreu. No entanto, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA) poderá fazer esse trajeto até a foz, que fica entre o Caça e Pesca e a Sabiaguaba...

Pokémon Go movimenta áreas públicas domingo

(Caderno: Cidade )
A ocupação dos espaços públicos de Fortaleza se deu de forma diferente nessedomingo. O jogo "Pokémon Go" - utilizado em smartphones - , que chegou ao Brasil na última quarta-feira (3) e conquistou, principalmente, os jovens, motivou cearenses a irem a locais públicos. Em muitos casos, áreas até então pouco visitadas. A partir das 10h, as trilhas do Parque do Cocó foram habitadas por jogadores do aplicativo que contaram ter intuitos em comum: capturar pokémons e recarregar pokébolas...

Clique para ver matéria


O Estado

350 toneladas de lixo foram retiradas do Rio Cocó

(Caderno: Geral)
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) divulgaram, ontem, os resultados da terceira fase da limpeza do Rio Cocó. A ação acontece desde junho e já retirou 350 toneladas de macrófitas aquáticas, lixo e resíduos sólidos que cobriam o espelho d´água, no trecho compreendido entre o canal do São João do Tauape e o Rio Cocó, às margens da Avenida Raul Barbosa...

Tv União

Vídeo - Limpeza feita no rio Cocó na área próxima a Avenida Raul Barbosa

Matéria exibida em 10/08/2016 no telejornal União Brasil sobre a limpeza feita no rio Cocó na área próxima a Avenida Raul Barbosa.

Twitter SEMA

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.