Contador

Abrir uma empresa, ser empreendedor, ter o próprio negócio. Este é o desejo de muitos brasileiros, embora não seja uma tarefa tão fácil quanto parece. Depois de sonhar, é hora de colocar em prática alguns pontos importantes para que o negócio não tenha fim nas suas primeiras horas.
A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, do Centro Universitário Estácio do Ceará, Alexandra Siebra, alerta para fatos importantes. “Para ter sucesso na abertura de um negócio, as pessoas devem estar atentas a alguns passos determinantes. Entre eles, o profissional que estará à frente da empresa deve ter uma preocupação em relação ao contrato social. Este deverá conter informações importantes, como o valor do investimento inicial, participação dos lucros, e o papel de cada um dentro das ações junto à empresa”, orienta.
Além disso, de acordo com a professora, é necessário identificar o tipo de tributação indicada para o negócio. “É importante saber que existem três formas de tributação: simples, lucro presumido, e lucro real. Identificar qual a melhor das três para o negócio é fundamental para que a empresa tenha sucesso financeiro e sustentabilidade”, diz.
Também é necessária a criação de um planejamento estratégico, que deverá conter os objetivos, os pontos fortes e fracos, e estabelecer um plano de ação. Alexandra Siebra indica que o planejamento estratégico seja acompanhado dos orçamentos previstos, sempre analisando a utilização adequada dos custos, para evitar qualquer problema futuro.
Por fim, segundo a professora, é fundamental que o novo empresário acompanhe e corrija as falhas processuais que acontecem no decorrer da atividade. “É preciso que as falhas sejam corrigidas em tempo, e sempre proporcione novas oportunidades para a empresa. Dessa forma, o negócio vai obter uma vantagem competitiva permanente”, aconselha.

Comentários