Criatividade

Profissionais e empresários das áreas de moda, design, publicidade, marketing, artes visuais e arquitetura participarão, no período de sete a nove de outubro, do Workshop sobre Criatividade. O curso, que tratará sobre Processo Criativo, será ministrado pelo artista escocês, educador e especialista na área Charles Watson. A realização é da Galeria Multiarte.
Serão quatro dias de intensa troca de informações e interatividade. Os participantes terão acesso a exercícios, vídeos, debates, bem como conhecerão mecanismos e estratégias para desenvolver e evitar a limitação da criatividade.
Charles Watson ministrará o módulo MasterClass – Visualização, composto de quatro palestras: Percepção, Thinking, Seeing e Doing. Cada uma delas permitirá a percepção de novas ideias, demonstrando a eficácia da visualização no processo criativo.
O Master Class/Visualização faz parte de uma série de outros workshops ministrado por Charles Watson e é considerado o mais autônomo e prático de todos, com diversos exercícios destinados a consolidação da informação disponibilizada.
O termo visualização refere-se ao processo de pensar através de imagens ao invés de palavras. Apesar de ser uma poderosa ferramenta para a conceptualização criativa, tem sido sistematicamente negligenciada nas estruturas educativas existentes.
Sobre Charles Watson - Charles Watson é educador e palestrante, especializado no Processo Criativo/Problem Solving. Formado em Arte e Literatura pela Bath Academy / Bath University na Inglaterra, leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1982.
Suas numerosas conversas e entrevistas filmadas com criadores dentro e fora do Brasil deram início a uma extensa pesquisa sobre o processo criativo que hoje abrange várias disciplinas – ciência, negócios, literatura, música, filosofia e arte – focando nas similaridades encontradas na formulação de conceitos inovadores.
Realiza palestras em empresas desde a década de 80, quando foi convidado a expor suas ideias para empresas como Coca-Cola, Shell, Deloitte, Touche Tohmatsu e Arthur Andersen, entre outras. Seu curso “O Processo Criativo”, fruto desta pesquisa interdisciplinar ao longo de 25 anos, é recomendado pela University of Arts London desde 2004. Além dessas atividades acadêmicas e educacionais, Charles é um entusiasmado construtor de veleiros.
A abrangência de suas experiências tem resultado em palestras únicas, provocativas e às vezes desconcertantes, abordando temas aparentemente tão distintos quanto sistemas complexos, física, música, arte contemporânea e esportes radicais, sempre com uma pitada de humor britânico.
Para o educador, a criatividade independe do dom ou talento, onde todos podem ser criativos, havendo um fator que prejudica esse processo: a preguiça, defendendo ainda que a educação do indivíduo não deve ficar presa a roteiros, pois ela é fundamental para a aprimorar a criatividade, além de ser um ato político porque estimula e instiga a reflexão. “Alguém capaz de refletir autonomamente é menos sujeito à manipulação. O que pode ser mais político do que isso? “, pontua.
Professor de arte no Brasil há 30 anos, Charles é considerado guru de alguns mais importantes artistas visuais do país, comoBeatriz Milhazes e Adriana Varejão.
Sobre a Galeria Multiarte - A Galeria Multiarte iniciou suas atividades em 1987, com mostras ligadas à arte brasileira, trazendo para a cidade importantes exposições do cenário nacional, como Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Cícero Dias, Raimundo Cela, Antônio Bandeira, Bruno Giorgi, entre outras.
Recentemente na mostra “Arte Contemporânea Brasileira”, comemorativa de seus 25 anos, apresentou obras de artistas brasileiros de importância internacional como Lygia Clark, Hélio Oiticica, Beatriz Milhazes e Adriana Varejão entre outros.
Em 2014, expõe o artista espanhol Miquel Barceló, referência na arte contemporânea mundial. Na ocasião a Multiarte promoveu um encontro do artista com o público local. Ao longo desses 28 anos foram publicados inúmeros catálogos, com mais de 800 imagens de obras de arte, constituindo uma coleção de grande valor bibliográfico, os quais têm sido constantemente citados em publicações especializadas.
Em 1988, através de parceria com a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realizou o Ciclo de Estudos e Debates Culturais. Com o sucesso do público alcançado, foi dado continuidade a essa iniciativa com uma série de palestras e encontros na galeria com nomes relevantes do cenário artístico, dentre muitos, os artistas Rubens Gerchman e Waltércio Caldas e com professores e curadores como Fernando Cocchiarale e Agnaldo Farias.
Ao longo desses anos, a Multiarte organizou formalmente parte dos acervos do Banco do Nordeste, Fundação Edson Queiroz e relevantes coleções privadas de Fortaleza.
SERVIÇO
O workshop acontece de 7 a 9 de outubro de 2016
Galeria Multiarte (Rua Barbosa de Freitas, 1727 – Aldeota)
Sexta-feira de 18h30 às 22h30.
Sábado e domingo de 10 às 14 horas.
MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Fones: (85) 3261-7724 (85) 3261-2667

Comentários