Em Sobral-II

Com a chegada de outubro, é iniciada no mundo inteiro a campanha Outubro Rosa para tratar sobre a importância de prevenir o câncer de mama e de colo do útero, de alta incidência sobre a população feminina. Por isso, o Sistema Fecomércio-CE, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc), realiza uma programação alusiva à época em Sobral.
A Unidade Sobral do Sesc é decorada no tom da campanha durante o período, e os servidores trabalham durante todo o mês com peças de roupas e acessórios na cor rosa, refletindo a adesão à campanha. Além disso, os frequentadores participam de blitz educativas, sendo abordados com materiais informativos, e podem assistir a vídeos educativos para auxiliar na prevenção ao câncer.
Além da Unidade, as ações acontecem na Escola Educar Sesc, no Centro Educacional Sesc Ler e na Escola Ayres de Sousa, localizada no distrito de Jaibaras.
Prevenção ao câncer
De acordo com o Instituto de Prevenção ao Câncer (IPC), entre todos os tipos de câncer, o do colo de útero é o que apresenta um dos mais altos índices de cura, se diagnosticado precocemente. A prevenção da doença é feita através da realização regular de exames preventivos, sobretudo o Papanicolau, que detecta a doença nos estágios iniciais, aumentando assim as chances de sucesso do tratamento.
Com relação ao câncer de mama, o tratamento varia de acordo com a gravidade da doença e das condições biológicas da paciente. O primeiro passo é fazer o diagnóstico completo com análises clínicas e biópsia para descobrir se o tumor é benigno ou maligno. Em seguida, o médico faz a indicação de cirurgia, quimioterapia e radioterapia ou das práticas combinadas, de acordo com cada caso.
Programação
Data: 3, 7, 17, 21 e 28/10
Tenda Rosa – Prevenção do câncer de mama com comerciárias e pais de alunos da Educar Sesc e Sesc, com distribuição de material educativo e preventivo e laço rosa, exibição de vídeos seguidos de orientações.
Local: Unidade Sobral do Sesc às 9h / Sesc Escola às 11h
7/10
Roda De Conversa e exibição de vídeos sobre prevenção ao câncer de mama para o Grupo do Trabalho Social com Idosos (TSI)
Local: Unidade Sobral do Sesc (Rua Boulevard João Barbosa, 902)
Horário: 16h
14/10
Roda de conversa sobre o câncer de mama
Local: Centro Educacional Sesc Ler (Rua Clotário Aguiar Araújo, 86, Junco)
Horário: 19h
20/10
Aulão Rosa - aula de hidroginástica com alunas e professores vestidos com roupas em tom rosa seguidos de orientações.
Local: Educar Sesc (Rua Dom Lourenço, 855, Campo dos Velhos)
Horário: 7h ,18h,19h e 20h
27 e 28/10
Jornada Sesc de Saúde do Homem e da Mulher
Local: Escola Ayres de Sousa (Rua Alfa, S/N, Alto Alegre, Distrito de Jaibaras)
Horário: 16h
28/10
Roda De Conversa e exibição de vídeos sobre prevenção ao câncer de mama.
Local: Unidade Sobral do Sesc (Rua Boulevard João Barbosa, 902, Centro)
Horário: 9h
Roda de conversa e exibição de vídeos sobre prevenção ao câncer de mama.
Local: Educar Sesc (Rua Dom Lourenço, 855, Campo dos Velhos)
Horário: 16h
29/10
Tarde Rosa - tarde de lazer com alunas e professores da ginástica vestidos com roupas em tom rosa, seguidos de orientações.
Local: Unidade Sobral Junco do Sesc (Rua Clotário Aguiar Araújo, 86, Junco)
Horário: 15h
SERVIÇO
Outubro Rosa – Sobral
Informações: (88) 3611.0954

Comentários