Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses-III


12 de setembro de 2016

MÍDIA ELETRÔNICA

Categoria aceita 11% de reajuste nos salários e contrapõe mesmo índice para Seguro de Vida

Em plebiscito realizado pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, os profissionais que atuam em emissoras de rádio e televisão aprovaram a proposta patronal de reajuste salarial de 11% para pisos e demais salários do segmento. Os trabalhadores, no entanto, não aceitaram o percentual de 10% para correção do valor do Seguro de Vida. O resultado da consulta à base foi comunicado, via ofício, à presidente Sindicato das Empresas Proprietárias de Rádio e Televisão do Estado (Sindatel), Carmen Lúcia Dummar, na quinta-feira (8/09).

Conforme o plebiscito, dos 60 respondentes, 75% concordaram com a proposta patronal. Outros 21,7% discordaram do reajuste proposto e apenas 3,3% não souberam responder. Mesmo entre os que aceitaram o índice, houve ressalva em aceitar os 10% propostos pelas empresas para o Seguro de Vida. “Já cedemos em tudo o que podíamos. A resposta agora está com o Sindatel, que deve ter bom senso e aceitar os 11% para o Seguro de Vida”, afirma a presidente do Sindjorce, Samira de Castro.

Com a aplicação do índice de 11%, que não repõe a perda inflacionária do período anterior à data-base de 1º de janeiro desse ano - o INPC foi de 11,28% -, o piso de Mídia Eletrônica passa a ser de R$ 2.461,20, para uma jornada de 5 horas de trabalho por dia. Já o Seguro de Vida, pela proposta dos trabalhadores, passa a valer R$ 63.346,74, em caso de acidente que gere morte ou invalidez permanente.

O Sindjorce aguarda a posição do Sindatel para que a Convenção Coletiva de Trabalho seja assinada.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Sindjorce estreia "Café & Memória do Jornalismo Cearense" dia 22 de setembro

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) realiza, no dia 22 de setembro, a primeira edição do projeto “Café & Memória do Jornalismo Cearense”. O encontro, que tem por objetivo reunir jornalistas aposentados e da ativa para um bate-papo regado a boas histórias, acontecerá no Espaço Cultural SindBar (Rua Joaquim Sá, 545, Dionísio Torres), das 16 às 18 horas. Esta edição conta com apoio da Griff do Bolo.
O “Café & Memória” terá edições mensais, inicialmente, na penúltima quinta-feira do mês. “O Sindjorce quer garantir um local de convivência, onde os aposentados possam encontrar velhos amigos, conversar, compartilhar ideias, trocar experiências e, sobretudo, relembrar suas memórias, que não são poucas”, afirma Telma Costa, integrante da Comissão Estadual de Ética e uma das idealizadoras do projeto.
Para a presidente do Sindjorce, Samira de Castro, com o projeto, o sindicato vai na contramão da sociedade que, historicamente, se acostumou a não valorizar o idoso. “Nosso café promove a troca de experiências que se pauta no resgate da memória do Sindjorce e na participação de quem lutou pela construção da nossa entidade de classe e ainda tem muito a contribuir”, afirma.

COMBATE À VIOLÊNCIA

Jornalistas cearenses podem ser incluídos no Porgrama de Proteção para Defensores dos Direitos Humanos

Jornalistas cearenses ameaçados em função do exercício profissional podem ser incluídos no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH). O titular da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), Helio Leitão, iniciou tratativa sobre o assunto com a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado (Sindjorce), Samira de Castro, e o secretário-geral da entidade, Rafael Mesquita, em reunião realizada na quinta-feira (8/09).

O encontro aconteceu um dia depois da violência cometida por Policiais Militares contra jornalistas que cobriam a manifestação contra Michel Temer, realizada na Avenida Beira Mar, no dia 7 de setembro. A presidente do Sindjorce manifestou preocupação com a crescente onda de agressões contra a categoria e entregou ao secretário os relatórios anuais elaborados pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) que apontam o Ceará como o estado do Nordeste com mais episódios de violência contra os profissionais da Comunicação.

De acordo com Hélio Leitão, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) considerou essencial que o Brasil ajuste o seu Programa de Proteção para Defensores de Direitos Humanos às necessidades dos jornalistas e que fortaleça mecanismos de proteção para os comunicadores. "Queremos apresentar o programa ao Sindjorce e pensar conjuntamente em ações específicas para a categoria", disse o titular da Sejus.

Foto: Ascom Sejus

TRUCULÊNCIA DA PM

Vereador Deodato Ramalho repercute, na tribuna da Câmara, violência sofrida por jornalistas e manifestantes

O vereador Deodato Ramalho, líder do PT na Câmara Municipal de Fortaleza, repercutiu a onda de violência que aconteceu na Beira-Mar, na tarde de quarta-feira, 7 de setembro, quando cidadãos realizavam um ato “Fora Temer” e por Diretas Já e os jornalistas locais acompanhavam o momento. 
Deodato demonstrou apoio aos jornalistas que registravam as manifestações pacíficas e que se feriram de alguma forma por conta da violência, que teria começado quando a Polícia Militar chegou no local.

Chegamos ao governador com um vídeo gravado sem nenhum tipo de edição, e a Polícia Militar inicia o processo de violência. O vídeo mostra claramente a violência desnecessária da Polícia Militar. É preciso vir a público se manifestar sobre isso e também sobre o episódio da Chacina na Messejana”, concluiu o parlamentar.

EXPOSIÇÃO ATÉ O DIA 18

Sindjorce e Shopping Benfica homenageiam repórteres fotográficos

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) e a Shopping Benfica homenagearam os repórteres fotográficos Levi Fonseca, Marcos Campos e Stênio Saraiva, durante coquetel de abertura da exposição “Olhares do Fotojornalismo Cearense”, no dia 2 de setembro, na galeria BenficArte. A mostra, que fica em cartaz até o dia 18 de setembro, celebra o Dia do Repórter Fotográfico, reunindo trabalhos de 18 fotojornalistas que atuam no Ceará.

Na solenidade de abertura da exposição, a superintendente do Shopping Benfica, Marcirlene Pinheiro, destacou o papel de responsabilidade cultural do empreendimento, agraciado com o Selo de Responsabilidade Cultural do Governo do Estado por todas as suas edições. A galeria é um espaço de valorização da produção cultural cearense que possibilita o acesso do público do shopping a mostras dos mais variados temas.

A presidente do Sindjore, Samira de Castro, destacou a importância do trabalho dos repórteres fotográficos para a compreensão dos fatos transformados em notícias. “Para mim, que sou de redação de jornal impresso, é uma honra homenagear todos os colegas fotojornalistas, nas pessoas do Levi, do Marcos e do Stênio”, disse. Para a presidente, a exposição brinda os frequentadores do Benfica com trabalhos que retratam temas como cotidiano, esporte e política.

Falando em nome dos homenageados da noite o repórter fotográfico Stênio Saraiva agradeceu o diploma conferido pelo Shopping Benfica e se disse emocionado por reencontrar colegas de profissão que reúnem muitas histórias em prol do fotojornalismo cearense.

O editor de Fotografia do jornal Diário do Nordeste, Eduardo Queiroz, destacou a abrangência da exposição que, ao homenagear os fotojornalistas, também conta com imagens de profissionais que atuam como freelancers ou para mídias independentes.
Veja as fotos no Facebook:

CONVÊNIO

Aproveite o desconto de 50% na taxa de adesão do Título de Turismo Bancorbrás

Saiba Mais:
Acompanhe o Sindjorce nas mídias sociais digitais
Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
YouTube
YouTube
Copyright © *Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará | * Todos os direitos reservados. | * Você está recebendo esta newsletter porque é associado. | * Nosso endereço para correspondência é: Rua Joaquim Sá, 545 - Dionísio Torres - Fortaleza/CE | * sair dessa lista de preferências de atualização de assinatura * |

 




Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não