Portfolio

No próximo mês, o Grupo Portfolio, empresa referência em gestão e capacitação em gerenciamento de projetos e processos, iniciará duas turmas do curso preparatório para certificação internacional em gerenciamento de processos (CBPP®). A certificação, que atesta conhecimento, experiência e prática em Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM), é a mais valorizada da área e muito relevante para os profissionais da área de gerenciamento de processos que desejam alçar voos mais altos na carreira e para os que desejam atuar lecionando sobre o tema. O curso será ministrado pelos professores Cristiano Oliveira e Samuel Mesquita, ambos certificados em Gerenciamento de Processos de Negócio (CBPP) pela Association of Business Process Management Professionals (ABPMP).
O curso realizado pelo Grupo Portfolio tem como principais diferenciais a realização de banco de questões simuladas para aferir o nível de preparação do aluno, plantão tira dúvidas com professores disponíveis para tratar assuntos de interesse do estudante e professores com experiência em curso preparatório para outras certificações internacionais. Além disso, o curso é ministrado por profissionais certificados e por empresa com vasta experiência em treinamentos e cursos preparatórios para certificações internacionais.
As aulas serão realizadas na sede do Grupo Portfolio em turmas noturnas na semana (terça, quarta e quinta) e aos sábados. A primeira turma iniciará em quatro de outubro e a segunda, no dia oito de outubro. Na semana, as aulas acontecerão das 18h30 às 22h. As aulas da turma do sábado serão realizadas das 9 às 17 horas. Ambas as turmas terão carga horária de 40h/a e contarão com aulas teóricas e dois encontros para resolução de exercícios e tira-dúvidas nos dias 9 e 16 de novembro.
Os interessados em se inscrever no curso devem fazer contato com o Grupo Portfolio através do telefone (85) 3267.4307. O pagamento pode ser feito com cheque, boleto bancário ou cartão de crédito (loja virtual). Serão concedidos descontos de 10% para grupos de 3 ou mais pessoas da mesma empresa e 5% para pagamento à vista.
Certificação CBPP®
A CBPP® (Certified Business Process Professional) é uma certificação profissional registrada da Association of Business Process Management Professionals (ABPMP), instituição criada em 2003 nos Estados Unidos, com o intuito de promover conceitos e práticas de BPM. A titulação se baseia em um programa de certificação padronizado mundialmente que reconhece que o profissional atendeu os pré-requisitos de experiência em gerenciamento de processos. Além disso, a CBPP atesta ainda que o profissional possui conhecimento e habilidade para articular princípios e práticas definidos no Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento da ABPMP: o BPM CBOK.
No Brasil, a primeira prova de certificação foi realizada em Campinas, em 2010. Desde então, já foram realizadas 40 provas distribuídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Pernambuco, Ceará e Distrito Federal. Em Fortaleza, no próximo dia 26 de novembro, será realizada a 44ª edição da prova, ao final da programação do evento BPM Boot Camp & CBPP Exam que acontecerá entre os dias 23 e 26 de novembro.
Dentre os benefícios que a certificação traz para o profissional estão reconhecimento profissional de nível internacional, alinhamento com tendências e boas práticas de mercado em BPM, alavancagem de carreira profissional, aumento de empregabilidade, oportunidade de novos negócios, além de contato com uma rede de profissionais com certificados em todo mundo. Além disso, o aumento do número de profissionais certificados auxilia no progresso da própria área de gerenciamento de processos de negócio ao estabelecer uma base comum, entendimento e vocabulário profissional independentemente do país ou segmento de negócio onde o profissional atua.
Para o profissional ser elegível a realizar o exame, são requeridas algumas exigências. O candidato precisa comprovar quatro anos de experiência profissional em gerenciamento, controle, transformação, melhoria, análise, desenho, modelagem e/ou automação de processos (independentemente do cargo assumido) e ter a experiência e qualificações documentadas no LinkedIn. Não é obrigatório possuir curso de graduação, mas graduados e outras certificações profissionais cumprem seis meses de crédito, portanto a experiência a ser demonstrada reduz para três anos e meio.
Para obter aprovação o candidato deve acertar no mínimo 70% das questões. O exame tem 135 questões e três horas de duração. A certificação CBPP tem validade de três anos, sendo necessárias recertificações periódicas para assegurar que o profissional se mantenha na prática de gerenciamento de processos de negócio e atualizado com os avanços da área. Contudo, caso o profissional comprove treinamentos adquiridos que totalizem, no mínimo, 60 horas em áreas relevantes de BPM dentro dos três anos de validade da certificação, não é necessário ele se submeter novamente ao exame. Entretanto a recertificação só é concedida mediante pagamento de uma taxa.

Comentários