Visite o Senai

Interessados em conhecer mais sobre as profissões da indústria e os cursos de educação profissional terão a oportunidade de visitar 276 unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em 20 estados, que estarão de portas abertas nas próximas quarta (28) e quinta-feira (29).
O projeto Mundo Senai, na sua 8ª edição, oferece palestras, oficinas, minicursos, visitas guiadas, entre outras iniciativas, para apresentar aos futuros profissionais caminhos que poderão levá-los a uma carreira de sucesso. A participação é gratuita.
A programação de cada cidade está disponível em www.mundosenai.com.br/eventos/mundosenai.
Entre as atividades oferecidas estão, por exemplo, aulas práticas e demonstrativas de eletrotécnica, na unidade de Francisco Beltrão (PR); minicurso sobre tecnologias em energia eólica, em Parnamirim (RN); oficina de prototipagem, em Blumenau (SC), e café com empresários em Feira de Santana (BA). Os visitantes terão acesso ainda a palestras, como a de planejamento financeiro na unidade de Pedro Leopoldo (MG).
Será possível também conhecer a infraestrutura das escolas do SENAI para oferta de cursos técnicos e prestação de serviços tecnológicos às empresas, e os projetos desenvolvidos pela instituição, como o Inova Senai, que seleciona ideias inovadoras em gestão e tecnologia feitas por alunos, docentes, técnicos e consultores.
“O Mundo Senai tem um papel extremamente importante que é um diálogo que o Senai faz com a família e com os jovens do Brasil sobre a importância das oportunidades que a educação profissional tem para a juventude”, explica o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi. “Certamente a educação profissional é o caminho mais rápido para o jovem ter uma profissão e, com isso se inserir no mercado de trabalho, realizar os seus sonhos e concretizar o projeto de vida.”
Lucchesi destaca ainda os benefícios aos empresários, que podem aproveitar o evento Mundo Senai para conhecer mais os serviços oferecidos pela instituição. “Para as empresas, a agenda neste momento é de ganho de produtividade. O Senai tem um amplo portfólio relacionado a treinamento, capacitação e recapacitação de profissionais. É uma oportunidade adicional para o empresariado ampliar esse relacionamento”, explica.
VISITAÇÃO - Desde 2009, cerca de 2 milhões de pessoas visitaram mais de 400 unidades do Senai em todo o País para conhecer o universo da educação profissional e da indústria da cada região.
O Senai é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos preparam trabalhadores para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. Desde 1942, quando iniciou suas atividades, já formou mais de 68 milhões de trabalhadores. Com 518 unidades fixas e 504 móveis, a instituição está presente em 2,7 mil municípios brasileiros e em nove escolas de formação no exterior. No ano passado, alunos do Senai ficaram em primeiro lugar na olimpíada mundial de ocupações técnicas, a WorldSkills 2015, o que comprova o nível de excelência de seus cursos. Além de aprenderem a executar, na prática, as atividades da profissão escolhida, os alunos do Senai têm acesso a modernas tecnologias, são treinados para buscar soluções e a inovar no dia a dia do trabalho nas empresas.
Durante os dois dias do evento, os visitantes também poderão conhecer as ações do Serviço Social da Indústria (Sesi) para elevar a escolaridade e promover a qualidade de vida do trabalhador, criando ambientes saudáveis e seguros, e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) para aperfeiçoamento da gestão, capacitação empresarial e desenvolvimento de carreira.

Comentários