'Brasilidades'

Brasilidades – ensaios socioeconômicos é o título do livro do doutor em Sociologia e professor da Universidade Federal do Ceará, Eduardo Girão Santiago, que será lançado na próxima terça-feira (18), às 19 horas, no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais-Adufc (Avenida da Universidade, 2346 – Benfica). Durante o lançamento, haverá uma roda de conversa com professores convidados, seguida da sessão de autógrafos do autor. O evento é aberto ao público.
O livro é uma coletânea de seis artigos apresentados por Santiago, em congressos nacionais e internacionais, tendo como eixo comum o pensamento social brasileiro. O autor revisita autores como Celso Furtado, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda entre outros. Analisa a relação entre as elites brasileiras e o povo brasileiros, e a influência de outros países no fortalecimento das elites nacionais, permitindo novos olhares sobre a conjuntura socioeconômica.
“O livro aborda temas como política, história, sociologia e economia”, afirma o autor. “São artigos independentes, mas todos dizem respeito ao pensamento social brasileiro, onde é mostrado que, desde o início, o povo sempre ficou em segundo plano”, completou. Brasilidades trazporefácio do economista professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Márcio Pochmann, com quem Santiago compartilha muitas de suas reflexões.
Eduardo Girão Santiago - Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza, com mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência nas áreas de Economia e Sociologia, com ênfase em sociologia do trabalho e pensamento social brasileiro, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento local, políticas públicas, mercado de trabalho, desenvolvimento econômico e economia solidária.
Serviço
Brasilidades – Ensaios Socioeconômicos, Eduardo Girão Santiago.
Quando: 18 de outubro (terça-feira), às 19 horas.
Local: Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará-Adufc (Avenida da Universidade, 2346 – Benfica).

Comentários