Energia solar em Tabuleiro do Norte

O condomínio solar construído pela Enel, por meio da sua empresa de soluções Prátil, começou a fornecer energia para farmácias da rede Pague Menos no Ceará. Localizado na cidade de Tabuleiro do Norte, o empreendimento é o primeiro condomínio solar do Brasil em geração distribuída.
Com 3.420 placas fotovoltaicas, a planta tem potência total instalada de 1.060 kWp, o suficiente para abastecer cerca de 900 residências todos os dias. Foram investidos R$ 7 milhões na elaboração e na construção do projeto. No total, 40 lojas da rede de farmácias Pague Menos receberão energia gerada pelo condomínio. 
A planta construída pela Prátil ocupa uma área de 35 mil metros quadrados. A unidade funciona como um condomínio, com vários lotes de microgeração que podem ser utilizados para o autoconsumo remoto. O responsável da área de geração distribuída da Prátil, Rafael Coelho, explica que o empreendimento funciona como a instalação da energia solar em uma residência, mas com a vantagem de o cliente não precisar de espaço para o painel no telhado. “Com isso, o cliente garante o preço da energia antecipadamente e obtém descontos na conta de luz, já que toda a energia gerada pelos painéis solares implantados pela Prátil é injetada na rede elétrica.”, comenta Rafael. 
Única varejista presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, a rede Farmácias receberá 1.750 megawatts/hora (MWh) por ano, para atender a rede de lojas no estado do Ceará, o que representará uma economia em torno de 8% por mês na conta de luz da Pague Menos. Além disso, consumir energia solar tornou-se ainda mais atrativo no Ceará, já que, recentemente, a produção de energia por micro e minigeradores no Estado passou a ser isenta do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), por meio do Convênio firmado pelo Confaz. Atualmente, a medida é válida para o Distrito Federal e mais 19 Estados, incluindo o Ceará.
A usina construída pela Prátil, empresa de soluções da Enel no Brasil, funcionará através do sistema de compensação de energia – estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na Resolução 482. A resolução permite que os clientes produzam sua própria energia, mesmo que em local diferente do consumo, com obtenção de créditos na conta de luz. Esse benefício é o autoconsumo remoto, ou seja, o cliente pode utilizar os créditos do ponto de instalação em outro onde será consumido, desde que seja na mesma área de concessão.
Com a revisão da resolução, feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no início deste ano, benefícios adicionais tornaram-se possíveis, como o compartilhamento mais inteligente da energia gerada, como comenta Rafael Coelho, da Prátil: “Depois da revisão da resolução, a Pague Menos poderá escolher quais lojas serão beneficiadas e qual a quantidade de energia será destinada a cada uma.”
“Esta iniciativa não só está em conformidade com a sustentabilidade que buscamos para o nosso negócio, como também contempla um dos tripés das Farmácias Pague Menos, que é o da inovação”, afirma o presidente Francisco Deusmar de Queirós. “Iniciativas como esta comprovam que estamos sempre na vanguarda das melhores práticas de desenvolvimento, respeitando a cidadania e o meio ambiente”, completa. 
Sobre a Prátil 
Empresa da multinacional de energia Enel, a Prátil é especializada em soluções inteligentes de energia no Brasil. Atua nas áreas de eficiência energética, infraestrutura elétrica e geração distribuída. Projetos de geração distribuída com energia solar são algumas das principais iniciativas desenvolvidas pela Prátil. Desde 2013, a empresa atua neste mercado, tendo instalado sistemas de geração distribuída em diferentes estados brasileiros. 
Sobre as Farmácias Pague Menos 
As Farmácias Pague Menos (www.paguemenos.com.br) são a primeira rede varejista presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Mantêm um crescimento médio anual (CAGR) de 18% nos últimos dez anos, um dos maiores índices de crescimento contínuos do Brasil. Contam hoje com mais de 920 lojas, mais de 400 unidades do Clinic Farma e 21 mil colaboradores que atuam em 325 municípios.

Comentários