Jornada Integração amanhã em Caucaia

Buscando detectar os potenciais econômicos e mapear as principais fragilidades de 107 cidades cearenses, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE) segue com a primeira edição da Jornada Integração, uma agenda de encontros pelo Interior do Estado, Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
O projeto pioneiro e arrojado tem o objetivo de aproximar as 81 CDLs, os 26 Núcleos e os 19.786 associados em reuniões com a presença de lideranças políticas e empresariais, representantes de instituições financeiras e diversas entidades, oportunizando um amplo debate sobre as demandas de cada região.
Para o idealizador do modelo e presidente da Federação das CDLs do Ceará, Francisco Freitas Cordeiro, estreitar essa relação entre o poder público, a classe empresarial e a sociedade civil são de fundamental importância para reaquecer a economia e garantir o desenvolvimento do Estado.
“Nós precisamos entender que não podemos ficar apenas na expectativa de que o ano vai ser bom ou ruim para o comércio. Nós precisamos ser protagonistas dessa história. O Ceará é um estado de vocação essencialmente turística, com um comércio que conta com o respaldo de um banco de fomento, como o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Enfim, os recursos estão aí, eles existem e nós precisamos buscá-los”, provoca o empresário.
Primeira Parada
Dando continuidade a agenda itinerante do projeto, Freitas Cordeiro e sua equipe desembarcam, amanhã (17), em Caucaia, na RMF. De lá, a caravana da Jornada Integração segue viagem para Maracanaú, na terça (18), e Paracuru, na quarta (19).
Para o diretor distrital Oswaldo Rebelo, a iniciativa colabora com o planejamento de ações para fortalecer o comércio e buscar soluções diante dos entraves locais. “Além de propor alternativas viáveis para nossas necessidades, que serão retratadas e discutidas na oportunidade, a Jornada Integração também chega para animar e estimular os lojistas da Base Metropolitana”.
Mapa da Jornada
Depois de uma pausa de sete dias, a equipe liderada por Freitas Cordeiro, acompanhada também por uma consultoria da Faculdade CDL, responsável pelo embasamento acadêmico do relatório final, deve retomar o roteiro com visitas, que estão programadas de 26 a 28 de outubro para Baturité, Pacajus, Horizonte, Pindoretama, Beberibe, Cascavel e Maranguape. 
O encerramento da Jornada Integração, previsto para 31 de outubro, acontece na sede da CDL de Fortaleza. Ao fim do projeto, as informações colhidas durante as visitas itinerantes subsidiarão um documento que será encaminhado ao Governo do Estado e demais órgãos competentes para providenciar a elaboração de soluções.
Serviço
Jornada Integração – Base Metropolitana
Amanhã (17) – Caucaia, às 19 horas  (Escola Profissionalizante Prof. Antônio Valmir da Silva - Rua Coronel Correia, s/n- Centro).
Terça (18) – Maracanaú, às 12 horas (CDL de Maracanaú - Avenida III Nº 696 - Cj. Jereissati I).
Quarta (19) – Paracuru, às 7h30 (CDL de Paracuru - Rua Domingos Paulino, 855 – Lagoa).

Comentários