Nóbrega abre Bienal da Dança

Antônio Nóbrega se apresenta na abertura da Bienal da Dança (foto Silvia Machado)
Antonio Nóbrega se apresenta no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, na próxima sexta-feira (21), com a aula-espetáculo Com Passo Sincopado. O espetáculo marca a abertura da V Bienal Internacional de Dança do Ceará/ De Par Em Par, que acontece até 30 de outubro. Por meio de performances, vídeos e falas o artista apresenta a sua visão sobre uma dança brasileira contemporânea - sistematizada a partir do encontro de matrizes corporais populares com princípios técnicos, práticas e procedimentos formais provenientes das várias linguagens de dança tanto do Ocidente quanto do Oriente.
Ainda tomando a dança no Brasil como ponto de partida de estudo e reflexão, o artista esboça uma interpretação da cultura brasileira, levando em conta a sua ascendência ocidental ou europeia – classe dominante, letrada – e a popular, marginal e de substrato oral. No palco Nóbrega estará acompanhado dos bailarinos Alison Lima e Maria Eugênia Almeida.
"Tanto quanto a música, a dança teve um poder irresistível sobre mim. Isso eu percebi logo quando a descobri, na década de 1970, em Recife. Tomei conhecimento dela informalmente, aprendendo passos e movimentos por meio dos artistas populares da minha cidade. De tanto praticar diversas danças populares, terminei por incorporá-las ao meu universo de criação e hoje, procurando entender de onde provém o seu rico imaginário – vejo que essa busca me oferece caminhos e boas pistas para melhor entender o meu país.", afirma Nóbrega.
SOBRE ANTONIO NÓBREGA
Nascido em Recife, começou a estudar violino aos 8 anos. Em 1971, Ariano Suassuna convidou-o para integrar o Quinteto Armorial. A partir daí, passou a estudar o universo da cultura popular e a criar espetáculos de teatro, dança e música nela referenciados. Entre eles: Brincante, Segundas Histórias, O Marco do Meio Dia, Figural, Na Pancada do Ganzá, Madeira Que Cupim Não Rói, Pernambuco Falando para o Mundo, Lunário Perpétuo, Nove de 'Frevereiro', Naturalmente, Húmus, entre outros. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Shell de Teatro, o Tim de Música, APCA, Mambembe, Conrado Wessel, Governador do Estado de São Paulo.
Com seus espetáculos, o artista tem viajado pelo Brasil e outros países. Recebeu duas vezes a Comenda do Mérito Cultural. Tem 12 CDs gravados e três DVDs. Em novembro de 1992, fundou com Rosane Almeida – atriz, bailarina e sua esposa – o Instituto Brincante, em São Paulo. Em 2014, o cineasta Walter Carvalho realizou o longa-metragem Brincante, dedicado à sua trajetória artística.
SOBRE A BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA/DE PAR EM PAR - O diálogo com outras linguagens artísticas, a intensificação das atividades formativas, os intercâmbios artísticos, além de apresentações de obras cênicas em formatos e espaços alternativos. Estas são as ações que fazem o diferencial da Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par, evento concebido em 2008 como desdobramento das bienais dos anos ímpares.
De 21 a 30 de outubro, a V Bienal De Par Em Par traz ao Ceará artistas do Brasil, Canadá, França e Suíça para a programação que acontecerá em Fortaleza e se estenderá às cidades de Sobral, Juazeiro do Norte, Paracuru, Itapipoca e Trairi. Apresentada pela Petrobras, com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará e da Caixa e apoio da Enel, controladora da Coelce, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a Bienal De Par Em Par tem acesso gratuito a toda a programação.
SERVIÇO
Com passo sincopado - Aula-espetáculo de Antonio Nóbrega
Quando: Sexta-feira, 21/10 - Abertura da V Bienal de Dança/De Par Em Par
Onde: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500, Centro - Fortaleza). 
ENTRADA FRANCA
Bienal Internacional de Dança do Ceará/ De Par Em Par
Quando: De 21 a 30 de outubro de 2016
Locais: Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Paracuru, Itapipoca e Trairi.
Informações: www.bienaldedanca.com
Telefone: (85)3268-3034
TODA A PROGRAMAÇÃO É GRATUITA

Comentários