Outubro Rosa em Iguatu

Para reforçar a campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero, o Sistema Fecomércio-CE, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc), realiza na Unidade Iguatu do Sesc uma programação especialmente voltada ao Outubro Rosa. Durante todo o mês, frequentadores da instituição, trabalhadores do comércio e população feminina em geral participam das atividades gratuitas.
A unidade é decorada na cor da campanha e é realizada uma blitz educativa, onde os usuários são abordados com panfletos informativos. No local, uma exposição educativa trata sobre a importância da prevenção através da alimentação saudável.
Entre as atividades externas, o Sesc realiza uma ação de sensibilização em parceria com a Secretaria de Saúde do município e Unimed na Praça da Matriz, além de visitas em escolas públicas com o intuito de conscientizar sobre o tema.
Estatísticas
Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da SIlva (INCA), o câncer no colo do útero é o terceiro mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. As estimativas de novos casos, neste ano, giram em torno de 16.340. Em 2013, foram 5.430 mortes de mulheres ocasionadas pela doença.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo e segundo mais comum no Brasil, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Segundo os levantamentos do INCA, 57.960 novos casos devem surgir em 2016. Em 2013 foram 14.388 mortes pela doença. 
Programação
Ação: Mulher que se ama se cuida
Distribuição de fitas cor de rosa e panfletos informativos
Data: 3 a 5/10
Local: Unidade Iguatu do Sesc (Rua Treze de Maio, 1130)
Horário: 17 às 19 horas.
Ação: Exposição de alimentos que previnem o câncer
Orientação sobre a importância da prevenção através da alimentação saudável
Data: 10 a 28/10
Local: Unidade Iguatu do Sesc (Rua Treze de Maio, 1130) e escolas públicas
Horário: 8 às 11h30
Ação: Palestra sobre a prevenção do câncer de mama
Orientação sobre postura de atenção as mulheres em relação mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas
Data: 17 a 21/10
Local: Associação das Mulheres Iguatuenses (Rua Monsenhor Coelho, 180)
Horário: 19 horas
Ação: Sensibilização ao câncer de mama em parceria com a Secretaria de Saúde e Unimed
Conscientizar a população sobre o câncer de mama
Data: 21/10
Local:Praça da Matriz (Rua Dr. João Pessoa S/N)
Horário: 8 às 11h30
SERVIÇO
Outubro Rosa – Iguatu
Informações: (88) 3581.1130

Comentários