Turismo no Nordeste

De acordo com o estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, a região Nordeste continua sendo a mais desejada por turistas brasileiros, com 48% das preferências. O índice representa um crescimento de 23% na intenção de viagens domésticas pelo Nordeste.
O estudo revela também que, em setembro, a intenção de viagem do brasileiro para os próximos meses atingiu o maior percentual do ano, 24,3%, representando um crescimento de 8% em relação ao mês de setembro do ano anterior.
Para o secretário Municipal de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos, o estudo divulgado favorece Fortaleza, já que a capital lidera o ranking dos destinos nordestinos mais visitados. “Quando se fala em Nordeste, Fortaleza está no topo entre as praias mais desejadas. De acordo com os últimos dados divulgados pela Infraero, de janeiro a agosto deste ano, já recebemos mais de 1 milhão e 900 mil turistas. Ou seja, em setembro ultrapassamos os 2 milhões de visitantes. Resultado de investimentos e promoção que a Prefeitura vem realizando. Entre os programas, podemos destacar o Fortour.”
Em sua 2ª edição, o Fortour, tem como objetivo capacitar profissionais do setor turístico das principais cidades emissoras dentro do país. Ao todo, a iniciativa deverá capacitar em 2016, mais de 1.000 profissionais. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor), em parceria com a Secretaria do Turismo do Estado (Setur), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE), companhias aéreas, CVC e Sebrae.
Estudo – A Região Sul ficou em segundo lugar com 25,3% das intenções de visita, seguida pelo Sudeste (19,2%), Centro-Oeste (4%) e Norte (3,5%).
Em relação aos meios de hospedagem, 46,3% dos brasileiros que manifestaram intenção de viajar desejam hospedar-se em hotéis e pousadas durante a viagem dos próximos seis meses. A segunda opção mais desejada pelos viajantes foi a casa de parentes e amigos (42,5%), seguida pelos meios de alternativos de hospedagem que somaram 11,2% das preferências.
Outro destaque do levantamento do Ministério do Turismo revela que a intenção de viajar de avião nos próximos meses cresceu 9,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, registrando o índice de 56,8% das preferências dos potenciais turistas. O automóvel foi o segundo meio de transporte preferido para a próxima viagem com o índice de 30,4%, seguido pelo ônibus com 11,3%.

Comentários