Amanhã na AL-CE

Instrumento importante na disseminação da cultura no Ceará, o Espaço Cultural Unifor e seu idealizador, Chanceler Airton Queiroz, serão homenageados amanhã (24), durante sessão solene na Assembleia Legislativa. O evento acontecerá no Plenário 13 de Maio, a partir das 19h. Reconhecido pela Prefeitura como o mais novo Patrimônio Turístico de Fortaleza, em 18 de outubro, o Espaço Cultural Unifor é referência em grandes mostras de arte e de exposições de caráter histórico e tem sido, ao longo dos anos, importante destino cultural de quem visita o Ceará.
Para o autor do requerimento da homenagem, deputado Carlos Matos, graças ao esforço e a dedicação do Chanceler Airton Queiroz, os brasileiros e, em particular, os cearenses têm acesso gratuito à cultura de qualidade. “O futuro de uma sociedade passa pela história da humanidade e é uma honra para o Poder Legislativo reconhecer o papel do Chanceler Airton Queiroz nesse processo de disseminação da cultura aos cearenses”, avalia. Na ocasião, o Chanceler Airton Queiroz receberá placa comemorativa do Parlamento Cearense pela contribuição na disseminação dos valores culturais por meio da arte.
Espaço Cultural
Situado no 2º piso da Reitoria da Universidade de Fortaleza, o local foi inaugurado oficialmente em 1988. Em 2004, passou por reforma física, tendo sido reaberto com a Mostra Raimundo Cela, uma homenagem ao cinquentenário de morte do artista cearense. Em 2008, ganhou espaço anexo, inaugurado com a mostra Barão de Mauá – O empreendedor. Ao longo da sua existência, o Espaço abrigou várias exposições, como Arte Brasileira nas Coleções Públicas e Privadas do Ceará, Unifor Plástica, História do Ceará em Obras Sacras e Decorativas, Mirabolante Miró, Rembrandt e a Arte da Gravura, Rubens – o gênio do barroco e sua obra gráfica, Leonilson, Antonio Bandeira, Vik Muniz, dentre outras.
Quanto à estrutura física, quem visita o Espaço Cultural Unifor pode desfrutar de instalações e equipamentos que se encontram dentro das normas museológicas do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Adiciona-se à estrutura física a atuação de alunos da Unifor de diversos cursos, especialmente treinados e preparados para receber os visitantes e fornecer informações especializadas, contextualizando as exposições e mostras culturais.
Coleção Airton Queiroz
Atualmente, o Espaço Cultural Unifor abriga a exposição Coleção Airton Queiroz, formado por cerca de 260 obras do acervo particular do Chanceler, distribuídas em 2.200 metros quadrados de área. A coleção, uma das mais importantes e completas do país, reúne cinco séculos de história: do século 17 aos dias atuais. Assim, a mostra reúne obras dos principais nomes das artes plásticas brasileiras, como Aleijadinho, Di Cavalcanti, Portinari, Volpi, Lasar Segall, Anita Malfatti e Leonílson, além de artistas internacionais do porte de Monet, Renoir, Miró e Dalí.
De sua abertura oficial, em 16 de junho passado, até hoje, 67.820 já visitaram a Coleção Airton Queiroz. A partir de parcerias com escolas públicas e privadas, de Fortaleza e interior do Ceará, o Espaço Cultural Unifor estimula a disseminação de cultura e a educação por meio da arte para alunos e professores.
Serviço
Sessão Solene em homenagem ao Chanceler Airton Queiroz e ao Espaço Cultural Unifor, por ocasião de seu reconhecimento como Patrimônio Turístico de Fortaleza
Data: 24/11 (quinta-feira)
Hora: 19 horas.
Local: Plenário 13 de Maio - Assembleia Legislativa do Ceará 

Comentários