Coleção Terra Bárbara Premium

As Edições Demócrito Rocha lançam no próximo sábado (26), a Coleção Terra Bárbara Premium composta por uma coletânea de 15 títulos que incluem reedições de livros e novas obras. As publicações trazem perfis biográficos de artistas, intelectuais, empreendedores, ativistas culturais que, com suas trajetórias, perfilam uma história do Ceará e do Brasil dos séculos XIX e XX, já que os personagens dessa Coleção variam entre homens e mulheres que viveram diferentes momentos a partir de meados dos anos 1800. 
Alguns deles chegaram a compartilhar os mesmos eventos históricos. Fausto Nilo e Frei Tito, por exemplo, estiveram no histórico congresso da UNE, em Ibiúna, interior de SP, quando o Exército prendeu os estudantes, em 1968. Na coleção há também outros diálogos possíveis. De Maranguape saíram dois dos perfilados pela Coleção Terra Bárbara Premium: o historiador Capistrano de Abreu e o artista Chico Anysio. Adolfo Caminha e Antônio Sales foram contemporâneos, estiveram juntos na Padaria Espiritual, mas divergiam abertamente a ponto de Caminha escrever um artigo chamando Sales de “agiota da Literatura”. 
Entre as mulheres, destacam-se as guerreiras Jovita Feitosa e Bárbara de Alencar. A primeira tinha 17 anos quando se vestiu de homem e tentou alistar-se no Exército para lutar na Guerra do Paraguai. A segunda era uma dona de casa, mas se envolveu no levante que queria libertar o Brasil da monarquia. Foi presa e condenada à prisão. Rachel de Queiroz, a escritora e Sinhá d´Amora, a artista plástica ultrapassaram as fronteiras do Ceará com sua arte e figuram na Coleção Terra Bárbara Premium. Há ainda o médico que viu de perto o desalento dos soldados da borracha e que criou o Hospital do Câncer do Ceará, Haroldo Juaçaba. Há também o poeta militante da liberdade, o jornalista Jáder de Carvalho, entre outros. 
Para escrever os perfis, um grupo formado por jornalistas, historiadores, pesquisadores, escritores, educadores, cientistas sociais se debruçaram sobre a vida e a obra dos personagens. A caixa com os 15 volumes custará R$ 129,90, como preço especial no dia do lançamento. 

SERVIÇO
O QUE: Lançamento Coleção Terra Bárbara Premium
DATA: 26/11
HORÁRIO: 17 horas
ONDE: Espaço O POVO de Cultura & Arte (Avenida Aguanambi, 282, Joaquim Távora)
INFORMAÇÕES: 3255 6226/ 3255 6270 
Aberto ao público

Personagens que compõem a Coleção Terra Bárbara Premium
Adolfo Caminha
Escritor que viveu e romanceou a capital da Província do Ceará na segunda metade do século XIX, principalmente na sua A Normalista. 
Autora: Cláudia Albuquerque
Bárbara de Alencar
Mulher, revolucionária, chamada também de agitadora e conspiradora, a avó do romancista José de Alencar fez da sua trajetória uma luta política.
Autora: Ariadne Araújo
Capistrano de Abreu
Um nome na historiografia brasileira. Uma nova forma de escrever o Brasil e do lugar do intelectual nesse ofício. 
Autor: Firmino Holanda
Demócrito Rocha
Jornalista, fundador do O POVO, um jornal criado para inaugurar um novo modelo de fazer notícia e dizer os fatos. 
Autor: Cleto Pontes
Frei Tito
Frade dominicano, preso político, exilado. Homem cuja história mais pessoal fala de episódios marcantes da história do Brasil no século XX.
Autora: Socorro Acioli 
Jáder de Carvalho
Na poesia, no jornalismo, na ficção, fez do cotidiano matéria e imagem, crônica e crítica da sociedade, dos costumes, das ideias. 
Autora: Ângela Barros Leal
Jovita Feitosa
Tinha 17 anos quando fingiu ser homem para ir a Guerra do Paraguai. Foi alvo de críticas que condenavam sua escolha, mas ao mesmo tempo eleita símbolo da propaganda militar.
Autora: Kelma Matos 
Moreira Campos
Contista que inventa frestas de absurdo nas rotinas mais banais de qualquer dia. Ou que torna comum o motivo mais delirante.
Autora: Caterina de Saboya 
Rachel de Queiroz
Seus livros são referências de literatura, de história, de uma autora que polemizava com a ficção e além dela.
Autora: Socorro Acioli
Sinhá D’Amora
Artista plástica, que, num café com Tarsila do Amaral, questionou seu famoso quadro, estudou em Florença e conheceu Pablo Picasso. 
Autor: Túlio Monteiro 
Antônio Sales
De criador a patrono de agremiações literárias. Típico homem de letras do final do século XIX, inclusive quando não fazia literatura.
Autor: Rodrigo Marques 
Artur Eduardo Benevides
Poeta, professor, membro e homenageado de academias de letras. Modernista, seu lirismo cantou a cidade, a mulher, o amor. 
Autora: Vera Lúcia de Moraes
Chico Anysio
Escritor, comediante, fez com seus personagens e paródias um grande painel das contradições e dos infortúnios brasileiros. 
Autora: Natércia Rocha 
Fausto Nilo
Artista em várias frentes. Arquiteto, músico, letrista. Suas paisagens, no urbanismo e nas canções, são lugares, afetos, memórias da cidade.
Autor: Marcos Sampaio
Haroldo Juaçaba
Médico, empreendedor, gestor de ideias e projetos, fez da medicina ciência e política. Professor e entusiasta de alunos e pesquisadores. 
Autor: Marcelo Gurgel
Quem são os novos títulos/personagens
Antonio Sales
Artur Eduardo Benevides 
Chico Anysio
Fausto Nilo
Haroldo Juaçaba 

Comentários