Começa na sexta, o Festival Concreto

Marca na agenda: sexta-feira, dia 4 de novembro, o "Festival Concreto - Festival Internacional de Arte Urbana" começa a sua festa de cores e arte em Fortaleza. O evento, que segue até o dia 12, promete sacudir a capital com atividades gratuitas em toda a cidade. O lançamento acontece na sexta-feira, a partir das 19h, no Espaço Rogaciano Leite (palco sob passarela) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A programação conta com uma solenidade de abertura, show com a banda Água de Quartinha, performances além de Live Painting (pintura ao vivo) com Rafael Highraff (SP). A atividade é aberta ao público e gratuita. 

Em 2016, o Festival Concreto conta com a presença de mais de 100 artistas locais, nacionais e internacionais, serão mais de 35 projetos do Ceará, 25 propostas nacionais e 14 artistas internacionais de nove países (México, Chile, Espanha, Polônia, Argentina, Portugal, Ilhas Canárias, Itália e Inglaterra), além de atividades de formação, residência artística, lançamento de livros e de documentários, bazar de compra de obras e as já tradicionais festas e shows que encantam deixando um legado de criatividade, rebeldia e beleza que vai muito além das tintas. 

Exposição Choque Cultural - E a programação do Festival Concreto já está rolando desde o dia 27 de outubro com atividade de pré-lançamento: a Exposição: Choque Cultural no Festival Concreto, 13 anos de produção gráfica segue em cartaz até o dia 10 de novembro na Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, uma oportunidade de conhecer obras de artistas renomados na arte urbana. É pioneira enquanto galeria especializada em arte urbana no Brasil e referência mundial. 
  
Durante os nove dias do festival, os artistas estarão espalhados pela cidade em diversos bairros pintando ao vivo e na rua, apresentando seus trabalhados em graffiti, criando instalações de mobiliários urbanos, performances sonoras, além de dialogar com a população e promover palestras, seminários e vivências. Um dos destaques das atividades é a Amplitude, Escola de Arte Urbana, responsável pelas ações formativas, que em parceria com o Centro Cultural Bom Jardim, realizarão Vivências Práticas de Formação, que através de convocatória, 10 selecionados irão receber bolsa-auxílio e serão acompanhados, num processo de aprendizado prático e dialógico, por artistas de renome nacional e internacional. Outro fator importante é o "Seminário Arte Urbana - Cultura Contemporânea", um ciclo de palestras com artistas, produtores e ativistas da arte urbana mundial. Uma ação em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes. A formação e o intercâmbio são marcas fortes dessa terceira edição. Esse ano, além das atividades em Fortaleza, teremos o Conexão Sobral, estendendo as ações do Festival Concreto ao interior do estado.

Saiba mais - O Festival que nasceu com o propósito de  produção e difusão, aproveitando o potencial arquitetônico de Fortaleza, também objetiva promover a interação e o dialogo com as mais diferentes culturas, onde aspectos como a estética, a forma e a cor sejam discutidos, promovendo assim um verdadeiro crescimento na qualidade da produção artística como um todo, buscando estar na vanguarda da arte urbana. Em 2015, o Festival Concreto contou com participação de 25 artistas de doze países, 30 artistas nacionais, 100 artistas locais, cinco bandas e o lançamento do projetos Cine Mara Hope, com a exibição do filme “Medo do Escuro”, do cineasta Yvo Lopes. Outra atração foi o Mobiliário Urbano, que promoveu a instalação da arquibancada para o pôr do sol na Praia de Iracema. Já a primeira edição, em 2013, reuniu 117 artistas nacionais e internacionais em exposições, intervenções, workshops, oficinas e palestras, técnicas e linguagens, como o muralismo, o graffiti, a música e a dança.

Lista de artistas e coletivos: 

Thelmo Cristovam /PE; Dinho Bento/MG; Pablo Malafaia/RJ; Geviana/MA; Kbça/BA; Léo Arem/PE; Natália Coehl/SP; Coletivo Zin/ES ( Jean e Renato); Vander/SP; William Mophos/SP; Zéh Palito/SP; Rimon Guimarães/PR; Stephan Doitschinoff/SP; Ozi/SP; Rafael Highgraff/SP; José Carolos Ribeiro dos Santos/Choque; Mariana Pabst Martins/Choque; Cláudio Ethos/SP; Débora Pill/SP; Amarillo Público/MEX; Came Moreno/MEX, Irene Lasiuita/ARG, Mariana Palomino/Ilhas Canárias, Alan Myers/ARG, Unonueve/CHI, Bifido (Itália), Zesar Bahamonte/ESP, Lucas Lasnier/ARG, Ciril 23/ESP, Chylo/POL, Robert Panda/POR, Armando Siba; Baião Ilustrado; Diego Maia; Erica Rodrigues; Johnny Cardoso; Jucá; Lápis de Lata; Lui Duarte; Luiza Veras Azuhli; Luks; Maíra Ortins; Neurônio ; Paulo Victor; Thiago Nery; Weyber Ferreira, Intervenções; Artur Dória; Bianca Misino; Diana Medina; Erica Rodrigues; Felipe Camilo; Juliana Mota; Lucas Cabral; Rian Fontenele; Simone Barreto; Germana Brito/Sobral; Thalita Feirtosa/Capiriaço, No Barraco da Constância e outros. 

Festival Concreto 2016 - patrocínios: ENEL, Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE). 
Programação Festival Concreto 2016:
== 4 a 12 de novembro - Artistas realizam intervenções urbanas variadas (graffiti, mural, stêncil, performances, intervenções, instalações...) em vários bairros e pontos da cidade.
== 4 de novembro - Lançamento do Festival Concreto 2016 e credenciamento dos artistas - 19h no Espaço Rogaciano Leite (palco sob passarela) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - A programação contará com uma solenidade de abertura, show com Banda Água de Quartinha, performances, além de Live Painting com Rafael Highraff (SP). A atividade é aberta ao público e gratuita.
== 5 de novembro (Sábado)
- 10h - Murais & Graffiti (Início das ações de pintura na cidade)
- 16h - Palestra "A produção em arte urbana" com Debora Pill (BRA), produtora dos Gêmeos, no Auditório do CDMAC - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura .
- 17h às 22h - Vila Concreto (Praia de Iracema - Rua Professor Antônio Girão Barroso, antiga Travessa Aquiraz) - Programação infantil, feira de economia criativa, shows musicais, intervenções de arte urbana.
- 23h – Concreto no Mambembe - Corpo Solto Axé Bahia
 == 6 de novembro (Domingo)
- 10h - Murais & Graffiti (Ações de pintura na cidade)
- 10h - Mutirão dos Artistas e CarRUAagem - Intervenção envolvendo artistas e a comunidade, a ideia é movimentar o bairro Vila Velha (Vidança), fazer ações, basta chegar e trazer seu material, a atividade é aberta e conta com a presença de alunos da Amplitude - Escola de Arte Urbana e Artistas do Festival.
== 7 de novembro (Segunda-Feira)
- 10h - Murais & Graffiti (Ações de pintura na cidade)
- 19h - Palestra "Escultura na Arte Urbana" com Robert Panda (POR) no Porto Iracema das Artes.
== 8 de novembro (Terça-Feira)
- 10h - Murais & Graffiti (Ações de pintura na cidade)
- 19h - Palestra "30 anos de Stencil" com OZI (BRA) no Porto Iracema das Artes.
== 9 de novembro (Quarta-Feira)
- 10h - Murais & Graffiti (Ações de pintura na cidade)
- 19h - Palestra "Graffiti e Tecnologia / Atelier compartilhado" com Ciril 23 (ESP) e Chylo (ESP) no Porto Iracema das Artes.
== 10 de novembro (Quinta-Feira)
- 10h - Murais & Graffiti (Ações de pintura na cidade)
- 16h - Performance Bichxs - Coletivo no Barraco da Constância Tem!
- 19h - Palestra Galeria Choque Cultural Baixo Ribeiro e Mariana Martins (BRA). Palestra no auditório do Porto Iracema às 19h.
- 21h -  Visita Guiada Exposição Choque Cultural, Encerramento da exposição com visita guiada com Baixo Ribeiro e Mariana Martins (BRA)  na Multigaleriado Centro Cultural Dragão do Mar.
== 11 de novembro (Sexta-Feira)
- 10h - Murais & Graffiti (Ações de pintura na cidade)
- 14h às 18h - Oficina "Arte  e Cidade" com Baixo Ribeiro e Mariana Martins (BRA) no auditório do Porto Iracema das Artes.
- 19h - Palestra "Da arte Urbana para a Arte Contemporânea" com Stephan Doitschinoff - CALMA (BRA) no Auditório do Porto Iracema das Artes. Exibição de documentários e Lançamento do livro “CALMA: The Art of Stephan Doitschinoff’’ e “CRAS”  de Stephan Doitschinoff - CALMA (BRA). Hall do Porto Iracema das Artes.
- 21h - Bazar Concreto no Salão das Ilusões.
== 12 de novembro (Sábado)
- 10h - Murais & Graffiti (Ações de pintura na cidade)
- 10h - Oficina de Stencil para crianças no Estoril.
- 21hs - Festa de Encerramento
 * Programação sujeita a alteração.
Serviço:
Festival Concreto 2106 - De 4 a 12 de novembro em Fortaleza 

Comentários