Concertos Sinfônicos no TJA

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará – OSUECE, sob a regência do maestro Alfredo Barros, apresenta-se na próxima terça-feira (29), às 19 horas, no palco principal do Theatro José de Alencar. A apresentação é parte do projeto Concertos Sinfônicos e o acesso é gratuito. 
Para o concerto deste mês, a OSUECE preparou repertório de temas de grandes filmes, entre os quais, Indiana Jones, Harry Potter, E.T. - O Extraterrestre e a saga de Guerra nas Estrelas, incluindo os temas da Princesa Leia, Mestre Yoda e Darth Vader. 
Ao longo do ano a OSUECE realiza duas séries de concertos mensais no Theatro José de Alencar, sempre com entrada gratuita: Série Concertos Sinfônicos, na última terça-feira de cada mês, e Série Concertos de Câmara, no domingo antecedente.
Fundada em agosto de 2009, a OSUECE é formada por 65 integrantes distribuídos nos naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. Tem a direção artística e regência de Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela Universidade do Texas, Austin, EUA, e coordenador e professor de composição do Curso de Música da UECE.
Ao longo desses sete anos, a OSUECE desenvolveu um conjunto variado de obras em seu repertório, do erudito ao popular. Dentre os compositores brasileiros, merece destaque o trabalho de jovens autores cearenses que desenvolvem atividades composicionais no Bacharelado em Composição da UECE, além de arranjos e adaptações de grandes obras populares e peças do repertório tradicional sinfônico.
A Orquestra Sinfônica da UECE tem chamado a atenção de músicos importantes, professores de festivais e regentes. Entre eles, o violista Carlos Boltes (chileno radicado nos EUA), que em julho de 2011 solou com a Orquestra o Concerto para Viola e Orquestra de G. P. Telemann, e a cantora Marina de la Riva, que em janeiro de 2012 apresentou-se com a OSUECE em Fortaleza, tendo mencionado de forma muito elogiosa o trabalho dos jovens músicos da orquestra.
A OSUECE participou da gravação do DVD em homenagem a Luiz Gonzaga, pelo seu centenário, com Adelson Viana, Waldonys e Rodolfo Forte, Manassés e Nonato Luiz, entre outros, e fez o concerto de encerramento do Fórum Harmônicas Brasil, Ceará, no Anfiteatro do CDMAC, com o gaitista José Staneck como solista.
Em fevereiro deste ano a orquestra realizou um concerto na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em homenagem ao compositor e poeta Humberto Teixeira, com a participação de Adelson Viana, Marina Cavalcante, Paulo Belim, Marcos Caffé e Calé Alencar. O concerto teve transmissão ao vivo pela TV Ceará.
O projeto da OSUECE é uma ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão que atua como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE. É sobretudo uma orquestra jovem que tem um compromisso de inclusão social e acadêmica. Abre perspectivas para a orientação e apoio àqueles estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade.
A Reitoria e Vice-Reitoria da UECE, as Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis–PRAE, de Extensão–PROEX, de Pesquisa e Pós-Graduação–PROPGP têm dado importantíssimo apoio à Orquestra.
SERVIÇO
Série Concertos Sinfônicos da OSUECE – Terça-feira, 29 de novembro, às 19 horas, no Theatro José de Alencar (Praça José de Alencar - Centro).
Acesso gratuito.
Informações: (85)3101.2567.

VÍDEOS da OSUECE:
Espetáculo Humberto Teixeira, Viva a Memória do Doutor do Baião
OSUECE - Temporada 2015 (25/05)
OSUECE - Momentos do Concerto do dia 27/09/2015

Comentários