Em Limoeiro

A Praça da Matriz (Praça José Osterne) é palco principal do maior evento literário que acontece em Limoeiro do Norte, cidade cearense localizada no Vale do Jaguaribe. De 17 a 19 de novembro, a Feira do Livro de Limoeiro do Norte chega à quarta edição, congregando poetas, cordelistas, livreiros, cantadores, músicos, estudantes, professores, pesquisadores e a população da cidade para três dias de programação gratuita. A solenidade de abertura na quinta-feira, 17, às 20 horas.
Realizado pelo Instituto Brasil de Dentro em parceria com a Editora IMEPH, com o apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult - Lei Estadual de Incentivo a Cultura e o patrocínio da Enel, a IV Feira do Livro de Limoeiro do Norte contará com estandes de editoras, livrarias e cordelistas, abertos a visitação das 9h às 11h e das 17h às 23 horas, na Praça da Matriz. 
CARRETA CULTURAL com programação artística
Uma Carreta Cultural receberá a programação artística nos três dias, na Praça da Matriz, a partir das 18 horas, com apresentações de música, teatro, declamação de cordel e recital de repentistas, encerrando com um grande show às 22h. Na quinta-feira quem encerra é a Banda Renegados, na sexta-feira, Chorinho na Praça, com Luiz José em Quarteto, Luiz José (cavaquinho 6 cordas), Ribamar (violão 7 cordas), Giltácio Santos (clarinete), Paulinho (pandeiro), e no sábado, a atração das 22h é Parahyba e Cia. Bate Palmas.
Na noite de abertura a programação na Carreta Cultural começa com os Brincantes do Grupo Cena's. Em seguida, apresenta-se a Banda Filarmônica Dom Bosco, formada por alunos da Escola Normal. Às 19h, acontece uma homenagem a Patativa do Assaré, com o Grupo Cena's apresentando o espetáculo teatral "O casamento da Bela e o Pássaro". Declamação dos cordelistas Lucarocas e Paulo de Tarsodá continuidade à programação. Após a solenidade de abertura, que será às 20h, os poetas Jorge Macedo e Aldenir Bessa recebem convidados para o recital A Tradição do Repente.
Na sexta-feira, acontece um Sarau de Poesia organizado por João Filho, Jade Chaves e Isaac Cangaia, e no sábado haverá um recital do cordelista Antônio Francisco, do Rio Grande do Norte. A programação musical, além do show das 22h, terá ainda, na sexta-feira, a Banda Aécio de Castro, formada por alunos do Colégio Diocesano, sob a regência de Bergson de Castro, e no sábado, mais uma apresentação daBanda Filarmônica Dom Bosco.
Na área teatral, o público poderá conferir na Carreta Cultural os espetáculos: "A Megera Domada, por alunos da Escola Normal; "Lampião e Maria Bonita em O Rei do Cangaço e a Mulata da Terra do Condor", apresentado pelas associações Paz e União (Cidade Alta) e Unidos para o Progresso (Espinho); "Turma da Mônica", com o Clube das Palavras Reluzentes; e "Um Novo Conto", com o grupo Cena’s.
TENDA DAS ARTES para estudantes e IV JORNADA DAS LETRAS
Este ano a Feira do Livro está com a TENDA DAS ARTES, uma grande estrutura 400m² na Praça da Matriz, que pela manhã receberá a programação especial para os estudantes e à noite a IV Jornada das Letras, com rodas de conversa e lançamentos literários.
Na sexta e no sábado pela manhã, a Tenda das Artes recebe os alunos do Colégio Diocesano, Escola Pe. José de Anchieta e da Escola Normal com apresentações de teatro e dança, lançamento de livro, contação de história e oficina de artes. 
A Jornada das Letras começa na quinta-feira, com um bate-papo sobre o Fanzines na Escola, projeto do PIBID/FAFIDAM, realizado por alunos das escolas públicas, com mediação da professora Lúcia Helena. Na sexta-feira, o tema da Roda de Conversa será "Literatura feminina x literatura escrita por mulheres", tendo como convidadas Ana Remígio, Fernanda Cardoso e Leila Tabosa. Também participaGraciele de Lima, que lança o livro Toda Mística é de Si. No sábado, Liduina Moura lança Dabacuri – O Oráculo da Gastronomia e mitologia agrária nos sabores e saberes da Amazônia.
OFICINAS NA ACADEMIA LIMOEIRENSE DE LETRAS
Na sexta e no sábado pela manhã a IV Feira do Livro realiza duas atividades formativas na Academia Limoeirense de Letras. Na sexta, às 9h, Arlene Holanda ministra a oficina Contando em Cordel - Criação nas modalidades sextilha e sétima. No sábado, o escritor Jorge Pieiro ministra a oficina de Criação Literária, também com início às 9h.
ENCONTRO COM O AUTOR
Um dos pontos altos da Feira do Livro de Limoeiro do Norte é o Encontro com o Autor, que acontecerá nos três dias, às 20h30, na Sala dos Autores, na Praça da Matriz, proporcionando uma contato direto entre o autor e seus leitores. A cada dia, autores convidados apresentam uma de suas obras e haverá ainda lançamentos e sessão de autógrafos. 
Na quinta-feira, o Encontro será com Rouxinol do Rinaré, autor de Jorge e Carolina, versão de A Viuvinha em cordel, e Evaristo Geraldo, autor de O Pescador Encantado. Neste dia haverá ainda o lançamento do livro Histórias & Estórias, do jornalista Nelson Faheina. 
Na sexta-feira o Encontro será com a escritora Arlene Holanda, que lança O piolho, a princesa e o trovador. Para a sessão de autógrafos estarão presentes os poetas Dércio Braúna, autor de Aridez lavrada na carne, e Alan Mendonça, que autografa De Peixes e Aquários e outras obras de sua autoria.
No último dia, os três autores convidados conversam sobre seus novos livros. São eles, Antônio Francisco/RN (Os animais tem razão), Jorge Pieiro (A Menina do picolé azul) e Rinaldo de Fernandes (Contos Reunidos). Em seguida, haverá sessão de autógrafos com a presença dos diversos autores. 
A IV Feira do Livro de Limoeiro do Norte tem o apoio da Câmara Cearense do Livro, Academia Limoeirense de Letras, FAFIDAM/UECE, CDL Limoeiro do Norte, Auritransp, Unimed, Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC, Prefeitura de Limoeiro do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Educação. 

SERVIÇO
IV Feira do Livro de Limoeiro do Norte - De 17 a 19 de novembro em Limoeiro do Norte/CE. Solenidade de abertura: Dia 17, às 20 horas, na Praça da Matriz (Praça José Osterne). Informações: (88) 9.9661.0512. www.facebook/brasildedentro.com.br

Comentários