No Vila das Artes


Em novembro, o Cineclube 24 Quadros apresenta a mostra "Monstros da Universal”, fazendo um resgate de antigos filmes, que se tornaram clássicos absolutos da sétima arte por trazerem, como protagonistas, feiosos monstros, meio bichos, meio humanos, produzidos pelo estúdio americano "Universal".  As exibições são gratuitas e acontecem todas as sextas-feiras de novembro, sempre às 18h30, no auditório da Vila das Artes.

O objetivo é apresentar ao grande público a importância que essas obras tiveram na consolidação do gênero "terror" , mostrando que sua influência, na cultura pop, perdura até os dias de hoje. 

O estúdio de cinema americano, Universal se consagrou nos anos 30 e 40 com  produções tipo "B" de filmes de terror, que tinham como característica trazer para as telas de cinema,  grandes monstros como Drácula, Frankenstein, Lobisomem, entre outros. O grande diferencial era que os personagens eram vividos por grandes atores de sua geração, como Bela Lugosi, Claude Rains e Boris Karloff. 

A mostra começa amanhã (4) com o filme Frankenstein (1931), em seguida, dia 11/11, é a vez de O Homem Invisível (1933). No dia 18/11, tem exibição do clássico O Lobisomem (1941) e a mostra termina no dia 25/11, com Frankenstein Encontra o Lobisomem(1943).

Sobre o 24 Quadros
O grupo 24 Quadros surgiu em decorrência de encontros semanais, promovidos na Vila das Artes, envolvendo pessoas de diferentes tipos de formação que tinham em comum o gosto pelo cinema, assim como o desejo de promover a cinefilía no contexto cearense, criando mais um espaço de encontro, discussão e entretenimento no âmbito da capital alencarina.

Filmes da programação:

04/11 - Frankenstein (1931)

Sinopse: Dr. Henry Frankenstein, um jovem e obstinado cientista, acompanhado do corcunda Fritz, seu leal assistente, vão a um cemitério e desenterram um cadáver para levarem ao seu laboratório num moinho. O dr. Frankenstein, decidido a provar suas teorias de criar vida a partir dos mortos, constrói um corpo de partes de vários cadáveres que ele recolhe com a ajuda de Fritz. Quando só falta o cérebro para que seja finalizada a criatura, o doutor pede a Fritz que vá a uma faculdade e roube um. No entanto, o assistente acaba trazendo uma redoma com o cérebro de um assassino enforcado, sem que o doutor o saiba. 

11/11- O Homem Invisível (1933)

Sinopse:  Em Ipping, um lugar remoto na Inglaterra, chega um misterioso estranho que tem seu rosto coberto por bandagens. É impossível ver seus olhos, pois ele usa óculos com lentes extremamente escuras. Ele aluga um quarto em uma pousada e fica trancado nele o tempo inteiro. O estranho se chama Jack Griffin (Claude Rains), que criou uma fórmula que o permite ser invisível. Entretanto ele precisa criar um antídoto para reverter o processo, caso contrário ficará desta forma para sempre.

18/11- O Lobisomem (1941)

Sinopse:  Lawrence Stewart "Larry" Talbot, volta para sua terra natal em Llanwelly, Wales, depois de passar dezoito anos nos Estados Unidos. Seu irmão mais velho faleceu e ele resolve se reconciliar com seu pai, Sir John Talbot, e ajudá-lo a cuidar da propriedade. Pouco depois da sua chegada ele se interessa por uma garota local chamada Gwen Conliffe, balconista de um antiquário. Como pretexto para falar com ela, Larry compra uma bengala decorada com um ornamento de prata, com desenhos de um lobo e de um pentagrama. Gwen lhe conta que este é o símbolo do lobisomem, um "homem que se transforma em lobo em certas épocas do ano". 

25/11- Frankenstein Encontra o Lobisomem (1943)

Sinopse: Lawrence Talbot, o Lobisomem, é despertado de seu sono de morte por ladrões de túmulos e vai à busca do Dr. Frankenstein, que ele acredita que pode livrá-lo da maldição. Mas ele não sabe que o cientista está morto e revive por acaso o monstro. 

Programação: 
04/11 - Frankenstein (1931)
11/11- O Homem Invisível (1933)
18/11- O Lobisomem (1941)
25/11- Frankenstein Encontra o Lobisomem (1943)

Serviço:
Mostra "Monstros da Universal”
Onde: Auditório da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 - Centro)
Quando: Sextas-feiras de novembro de 2016, às 18h30

Comentários