Novembro Azul Sinduscon-CE

O Sindicato das Construtoras (Sinduscon–CE) está promovendo, por meio do Programa Obra Segura, atividades gratuitas de sensibilização sobre o câncer de próstata junto aos trabalhadores da construção civil. Desde o início da campanha, já foram realizadas 12 oficinas nos canteiros de obras, beneficiando mais de 1400 operários. A expectativa dos organizadores é promover 18 ações somente no mês de novembro.
As oficinas são ministradas por profissionais de saúde do Serviço Social da Indústria (SESI) e ocorrem de 7h às 8h, no primeiro horário do expediente. Na ocasião, os trabalhadores com mais de 40 anos de idade recebem um encaminhamento para consulta com o urologista, no SESI da Parangaba, e exame de PSA, medido através do exame de sangue, nas Unidades do Laboratório Clementino Fraga. Todos os procedimentos são gratuitos.
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Em 2016, mais de 61 mil novos casos da doença serão registrados no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Por ano, são mais de 13 mil mortes: uma a cada 40 minutos. A campanha Novembro Azul, criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, tem o objetivo de orientar a população masculina sobre a doença e os exames que o homem deve fazer.
Devido a importância do tema, o Sinduscon-CE pretende estender a campanha pelos próximos meses, promovendo a realização de 50 oficinas e beneficiando cerca de 6 mil trabalhadores. “Queremos mobilizar a população masculina, público predominante dentro da construção civil. Nossa intenção é alertar sobre a importância de se prevenir contra o câncer de próstata”, destaca o Vice-Presidente de Relações Trabalhistas do Sinduscon-CE, Fernando Pinto.
OBRA SEGURA
Há quatro anos, o Sinduscon-CE desenvolve o Programa Obra Segura, que tem como meta buscar o índice de zero acidentes de trabalho na construção civil. O foco do programa é levar as informações necessárias para a segurança dos trabalhadores, estimulando ações preventivas voltadas à segurança nos canteiros de obras. O Obra Segura é um serviço gratuito para as construtoras associadas ao sindicato.

Comentários