O ar de Fortaleza

O Inovacon-CE (Programa de Inovação da Indústria da Construção Civil), apoiado pela Coopercon-CE e o Sinduscon-CE; e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil (PEC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) lançam a cartilha de bolso intitulada “O estudo da agressividade do ar em Fortaleza”.
As obras expostas ao ambiente marinho se deterioram mais cedo devido ao ambiente altamente agressivo. Diante desse cenário, conhecer as características da região ou zona onde se vai construir é fundamental para se tomar precauções que visem à durabilidade das estruturas. A publicação tem o objetivo de quantificar e avaliar o teor de íons cloro no ar atmosférico da cidade de Fortaleza, em relação à distância do mar, além da análise da penetração de cloretos em corpos de prova de concreto.
A cartilha é direcionada aos profissionais de engenharia e arquitetura, com o propósito de norteá-los no desenvolvimento de projetos e estruturas em concreto armado, primando pela durabilidade das construções.

Comentários