Amanhã no TJA

O livro Conselhos aos jovens músicos: regras musicais para a casa e para a vida, de Robert Schumann, será lançado amanhã (20), às 18 horas, no foyer do Theatro José de Alencar. A obra traz uma tradução inédita e exclusiva no Brasil dos clássicos conselhos do compositor alemão, em forma de provérbios, publicados pela primeira vez em 1848 como apêndice do seu Álbum para a Juventude op. 48, que traz vasto repertório para jovens aprendizes do piano. O livro, que terá o valor de vinte reais na ocasião do lançamento, é publicação de estreia da Lumah, pequena editora cearense voltada para as áreas de Artes, Cultura e Educação, especialmente a Música.
Em formato de sarau, o lançamento conta com a participação de experientes músicos convidados, que interpretam uma seleção das obras de Schumann feita pelo projeto PIANO & CIA, sob direção da pianista Nelma Dahas, professora do curso de Música da UECE. Dentre os músicos, além de Nelma Dahas, abrilhantam a noite: ao piano Michelle Lucena, Karina Toledo e Bruno Teixeira; a soprano lírica Klára Kumštová; o clarinetista Jônatas Gaudêncio; o violinista Leonardo Ferreira; a flautista Sara Rebeca de Morais; e o Quarteto de Cordas Casa de Vovó Dedé.
Conforme aponta o maestro Márcio Landi no prefácio, o livro traz “um depoimento das preocupações do compositor e pai, que buscava cultivar, como seus contemporâneos, a seriedade e a simplicidade do espírito alemão, traços tão caros à música doméstica (Hausmusik) que se produzia na época”. Com uma atualidade surpreendente, seus conselhos “aplicam-se muito além do mundo dos pianistas”, sendo “extremamente valiosos para os músicos e para a música, para os artistas e para as artes, enfim, para os seres humanos e para a vida”, avalia a produtora editorial do livro, Luciana Gifoni.
Serviço
Lançamento do livro com sarau musical.
Data: 20/12/2016. Horário: 18 horas.
Local: Theatro José de Alencar (foyer).
Título: Conselhos aos jovens músicos: regras musicais para a casa e para a vida
Autor: Robert Schumann Tradução de: Nelma Dahas, Luciana Gifoni & Heriberto Porto. Ilustrações de Gabriel Lage.
Editora: Lumah (contato: lumahcultura@gmail.com). Número de páginas: 84.
Valor do livro: R$ 20,00 (preço promocional apenas na ocasião).

Comentários