Em Amontada

Nos dias 9 e 10 de dezembro, a exuberante praia de Icaraizinho de Amontada, a 190 km de Fortaleza, recebe a primeira edição do Festival Ojuobá de Esporte e Cultura, encontro gratuito que reúne esporte, cultura e lazer com foco no desenvolvimento local e na integração entre moradores da comunidade e visitantes, em perfeita harmonia com a natureza.
Com apresentação do Governo do Estado do Ceará, o Festival Ojuobá de Esporte e Cultura dá continuidade em versão itinerante ao já tradicional Jeri Sport Music Festival, realizado por oito anos em Jericoacoara. “O Festival Ojuobá tem como proposta ampliar sua área de atuação e ser um evento itinerante, levando a arte, a cultura, o esporte e o turismo consciente às praias cearenses, a partir do Litoral Oeste”, explica Aleana Duarte, idealizadora do projeto. O Festival foi batizado de Ojuobá, nome que significa em iorubá “os olhos de Xangô”, orixá que ao ser evocado traz a justiça, harmonia, discernimento e clareza, “remetendo a toda diversidade de culturas e sentimentos em harmonia com a natureza, a capoeira, a música, o esporte, interligado a tudo dessa gama cultural e ambiental que vivemos e queremos preservar”, pontua a produtora.
Nos dois dias do Festival Ojuobá, além da esplendorosa paisagem de uma das mais belas praias do Estado, o evento oferece na sexta-feira (9) e no sábado (10), uma programação com atividades que ampliam desfrutes ao ar livre, seguindo até depois do encantador por do sol. São oficinas e apresentações de capoeira e berimbau com o Mestre Cabide; workshop de fotografia com o fotógrafo italiano Tommaso Biciocchi; Campeonato de Kitesurf em parceria com a Cabana do Kite, entre, outras atrações embaladas por envolventes trilhas musicais, a cargo dos festivos duo Caribbean Sounds e dos acalentadores sets dos DJs Guga de Castro, Bruno Brasil e Fil.
A paradisíaca paisagem de Icaraizinho acolhe o I Festival Ojuobá, cuja estrutura onde acontecerão as atrações artísticas ficará montada ao lado do restaurante Casa Marujo, junto a produtores locais e parcerias como as da The Chilli Beach – Boutique Hotel & Resorts, do Pescador – Restaurante, do Bar e Pousada Charme e do Samba Rock Café, vindos de Jericoacoara. 
Além da rede de hospedagem local, já indicada pelo Festival através das suas mídias digitais, os visitantes terão ao lado do local do evento um área gratuita para camping com estrutura de segurança, banheiros reservados e chuveiros, bastando levar barracas ou redes para se deliciarem com a exuberância praiana ao redor, com capacidade para cerca de 100 pessoas. 
Oficinas de Capoeira e Berimbau
A vizinha comunidade da Praia da Baleia também vira laboratório artístico das oficinas de capoeira e berimbau, ministradas durante os dois dias do Festival pelo Mestre Cabide Cabide e Contra-Mestre Miquelso, componentes da 3ª geração de capoeiristas da Escola de Capoeira Bonfim, fundada no Rio de Janeiro em 1953. Mestre Cabide introduzirá aos participantes na história da Capoeiragem e sua evolução no Brasil, mostrando um pouco da musicalidade, o uso de instrumentos como berimbaus, pandeiros, atabaques, reco-recos e agogôs, assim como fará prática de movimentos, além de ensinar como são confeccionados os berimbaus. As inscrições gratuitas podem ser feitas no local do evento e, para mais, informações pelo email festivalojuoba@gmail.com.
Workshop de Fotografia com Tommaso Biciocchi
Nos dias 9 e 10 o público também pode aperfeiçoar ou aprender sobre a magia da fotografia com o fotógrafo italiano Tommaso Biciocchi. As atividades teóricas e práticas voltadas para equipamentos digitais que possam também gravar vídeos, inclusive smartphones, ganham abordagem do profissional sobre ‘a câmera Reflex’, ‘elementos principais e modelos’; ‘tempo de exposição e diafragma’; ‘relação com a imagem’; ‘sensibilidade ISSO’; ‘fotômetro da câmera’; ‘qualidade/ luminosidade’; ‘focos – fixo’/ ‘zoom’ com previsão de várias saídas para exercitação. Os interessados devem levar o seu equipamento. Não precisa se inscrever e para mais informações o e-mail é festivalojuoba@gmail.com. O Ponto de encontro será ao lado do Hibisco Beach Bar i
Kitesurf em Freestyle
No sábado, os amantes dos esportes náuticos poderão assistir ao espetáculo de pipas colorindo o céu de Icaraizinho durante o Campeonato de Kitesurf Freestyle, com ventos que chegam a 30 nós nesta época do ano e permitem a execução das mais incríveis manobras. Aberto aos praticantes profissionais e amadores, nas categorias Feminino e Masculino, a inscrição com taxa de R$ 25 pode ser feita previamente pelo e-mail contact@kiteclubicaraizinho.com. Os três melhores classificados de cada categoria receberão troféu e premiação em dinheiro e colares-medalhas artesanais pela artesã Teca Pontes com elementos naturais do próprio litoral. A prova já conta com a participação anunciada de Eudázio da Silva, atleta cearense do Cumbuco e um dos grandes nomes do kitesurf mundial.
Música para embalar a good vibe praieira
O I Festival Ojuobá de Esporte e Cultura contará com as presenças ilustres de 05 DJs para amplificar os gostos musicais, logo após as rodas de capoeira e berimbau. Na sexta-feira (9), a partir das 18h, o DJ Guga de Castro anima o fim de tarde com o melhor da música brasileira e latina com suas já famosas e imprevisíveis sequências musicais, em que mixa diversos estilos, indo do Carimbó, Rock a Salsa, entre dançantes batidas para uma visceral viagem sonora. O projeto Caribbeans Sounds, formado pela dupla de Canoa Quebrada (CE) Viton Records e Silas Rockers, mantém o ritmo da noite na malemolência do reggae com roots marcadamente dos anos 1980 e 1990. 
Já no sábado (10), os ares levam à praia mais cedo com os festejos e vôos de Kitesurf pela orla, mas a música na arena do I Festival Ojuobá também começa a vibrar a partir das 16h, garantida pela presença do DJ Bruno Brasil, também baterista e produtor de música eletrônica, que promete projetar ao máximo a vibração do público nesse derradeiro dia do evento com clássicos renovadores ecoando os tributos de sua relação com as pickups desde os anos 2000 com muito Funk dos anos 70, disco music, house e Techno. No encerramento do Festival Ojuobá a festa fica por conta do DJ Fil, também experiente produtor de festas e um dos principais representantes da música eletrônica do Ceará, que presenteará o público do Ojuobá com sua versatilidade conceitual em E-Music e o melhor do Deep House.
O I Festival Ojuobá de Esporte e Cultura é promovido pela Galgo Entretenimento, em parceria com o Governo do Estado do Ceará e com apoios da Expressão Gráfica e Editora e da Fábrica Asa Sul. 

PROGRAMAÇÃO
SEXTA – 9
15h – Apresentações de Capoeira e Oficina de Berimbau – (com Mestre Cabide - RJ);
16h – Workshop de Fotografia com Tommaso Biciocchi (Itália);
17h – Apresentações de Capoeira ao pôr do sol
18h – DJ Guga de Castro – Música Popular Latino e Brasileira – (Fortaleza/CE);
20h – Duo DJs Caribbeans Sounds – Reggae Roots, anos 80 e 90 (Viton Records e Silas Rockers, Canoa Quebrada-CE).

SÁBADO – 10
10h às 15h – Campeonato de Kitesurf - Informações e inscrições: contact@kiteclubicaraizinho.com
* 10h é o horário que competidores podem começar a chegar para o campeonato, que tem início às 15h) ; 
16h – Workshop de Fotografia com Tommaso Biciocchi (Itália);
16h às 18h – DJ Bruno Brasil (Fortaleza/CE);
20h – DJ Fil (Fortaleza/CE).

Comentários