'Gente de Valor'

O Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh) comemora, neste mês de dezembro, 15 anos de criação do Programa Gente de Valor, iniciativa que realiza atividades para a pessoa idosa. Para celebrar o aniversário, os integrantes prepararam uma programação especial durante esta semana que começou com a decoração de árvores do Instituto com artesanatos em crochê. Na sexta-feira (16), às 19 horas, os idosos cadastrados participarão de uma festa, no pátio do Imparh, com direito à valsa dos 15 anos.
Contando, atualmente, com cerca de 300 idosos, o PGV foi criado por meio da Lei Municipal nº 8.601, de 13 de dezembro de 2001, objetivando atender servidores aposentados municipais que já contribuíram com a cidade. Como uma política pública, o programa ampliou a participação, estendendo-a ao público idoso em geral. Com atividades permanentes que garantem melhoria da qualidade de vida, o PGV oferece atividades sociais, culturais e esportivas, além do atendimento biopsicossocial. Entre as ações mais procuradas, estão aulas de dança de salão, ginástica, curso de italiano e de português e terapia comunitária. 
“O PGV proporciona espaços de socialização em que cada idoso contribui com sua história de vida, suas percepções e interesses. Os idosos tornam-se protagonistas das suas histórias em um ambiente saudável e enriquecedor. Ao cuidar e valorizar os nossos idosos, o PGV contribui para o reconhecimento e a garantia dos direitos da pessoa idosa em Fortaleza e beneficia o próprio desenvolvimento social da nossa cidade”, afirma o presidente do Imparh, André Ramos.
A aposentada Maristela Cabral é uma das participantes mais atuantes do PGV e integra o programa há mais de 10 anos. Aos 86 anos, Dona Cabral é exemplo de longevidade e qualidade de vida. Para ela, a convivência com outros idosos nas atividades e os seus artesanatos a deixam longe das doenças. “Fico feliz por estar ao lado de minhas amigas. Não sinto dor nenhuma”, conta a educadora.
Comemorações
Para dar início às comemorações dos 15 anos do PGV, artesãs integrantes do programa, entre elas Dona Cabral, decidiram decorar algumas árvores do Imparh com artesanatos em crochê e garrafas pet. “Elas já expõem suas artes em feirinhas mensais, mas achamos que seria uma forma de presentear e chamar atenção que os nossos idosos estão ativos e cheios de vida, dando mais cor e beleza ao Imparh”, explica o coordenador do PGV, Cézar Peres.
Além de colorir as árvores do Imparh para celebrar os 15 anos, o Programa Gente de Valor realiza uma missa em ação de graças hoje à noite, na Capela do antigo Colégio Salesiano Dom Lustosa.
Na sexta-feira (16), às 19 horas, os idosos participarão de uma festa, com direito à valsa dos integrantes com familiares e bolo de aniversário, no pátio do Imparh. Os idosos interessados em participar do PGV devem ir ao Imparh, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, para preencher um cadastro na coordenação do programa.
:: Mais informações
Programa Gente de Valor – PGV
Avenida João Pessoa, 5609 - Damas
(85) 3433.2981

Comentários