Natal de Luz

O Ceará Natal de Luz, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza e o Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, completa 20 anos e, mais uma vez, se destaca pelo compromisso com o meio ambiente. Neste ano, a campanha em prol do verde, que troca garrafas plásticas por mudas de árvores frutíferas, medicinais e ornamentais, tem o objetivo de distribuir 80 mil plantas.
O posto de troca funciona na Praça do Ferreira, de segunda-feira a sábado, das 9 às 19 horas, e no domingo, das 18 às 19 horas. Para quem não quiser ir ao Centro, pode ir ao ponto montado na Praça Portugal, nas sextas-feiras, sábados e domingos, das 17 às 19 horas.
Frutos
Lançada em 2007, a iniciativa já ultrapassou a marca de um milhão de mudas distribuídas e tem sido abraçada pelos cearenses. Nesses 10 anos de campanha, algumas pessoas se destacaram, como a senhora Benedita Pereira das Chagas, presidente da ONG - Casa da Convivência Familiar, que hoje obtém um retorno em função das árvores que ela cuida em sua comunidade. Além de deixar o clima mais agradável, as plantas já estão dando frutos. 
É o mesmo caso do Daniel Carmo da Costa, da ONG Integração Cidadão e Familiar (ICF), que também plantou em vários locais do Conjunto Ceará e Granja Portugal, mudas oriundas da campanha em defesa do meio ambiente do Ceará Natal de Luz. 
Milionésima muda - Adubadas na Estrada do Fio, no Eusébio, e em Pacoti, na Serra de Baturité, as mudas são tratadas e regadas de acordo com cada espécie. A meta estabelecida pelo projeto de um milhão de árvores distribuídas seria para 2017, mas foi alcançada três anos antes, em 2014. Objetivo cumprido, a milionésima muda foi fincada quase em frente ao Leão do Sul, um dos canteiros da Praça do Ferreira, coração de Fortaleza. A planta escolhida foi o Pau-Brasil, espécie que originou o nome do nosso País.

Comentários