Vidança no TJA hoje

Ensaio do Vidança (foto de Alex Hermes)
O palco do Theatro José de Alencar recebe hoje (1) a nova apresentação da Associação Vidança: “Contos e Corpos Andarilhos”. O espetáculo será exibido às 20 horas com entrada gratuita.

“Contos e Corpos Andarilhos” retrata as narrativas das crianças e jovens da comunidade da Vila Velha nas suas atividades cotidianas, tendo como referente à memória individual e social do período da conquista de terras que hoje chama-se Vila Velha. A Vila que antes era terra de mangue foi povoada por famílias vindas do interior e sem tetos.
O Vidança fica localizada no bairro Vila Velha, é um dos bairros mais pobres e violentos de nossa capital, mas possui toda uma potência criativa que vem dessa tensão entre a paisagem urbana e a natural, entre as tragédias da vida e as possibilidades da vida, entre um cotidiano difícil e a facilidade do sonho. 
Com mais de 30 espetáculos já apresentados, a nova montagem terá sua estreia no Theatro José de Alencar, mas segue sendo apresentado em outros pontos da cidade, sempre com entrada gratuita. 

PROGRAMAÇÃO - DEZEMBRO
Dia: 1 
Local: Theatro José de Alencar
Horário: 20h
Dias: 6 e 7 
Local: Teatro Cuca Che Guevara – Cuca Barra
Horário: 19h30
Dia: 15 
Local: Teatro Cuca Mondubim
Horário: 19h30
Dia: 17 
Local: Praça em frente à Sede da Escola Vidança
Horário: 19h

Acompanham esta temporada o desfile e bazar comunitário de peças confeccionadas pelas alunas do “Projeto Retalhos da Vida”, que conta com o apoio da Secretaria de Políticas e Autonomia do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres e da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

VIDANÇA
A Associação Vidança há 35 anos insere crianças, adolescentes e jovens no mundo da arte de forma voluntária. Ao realizar o Projeto Dança e Cidadania, o Vidança pensa na democratização dos bens culturais, somando ao desenvolvimento do ser humano e da sociedade. Dessa forma, o projeto proporciona o acesso à arte e às diversas linguagens artísticas, através das oficinas de formação e qualificação de crianças, jovens e adultos que fazem parte da Escola de Artes e Ofícios Vidança. 
OFICINAS E PROJETOS
Através do Dança e Cidadania, a instituição atende mais de 200 pessoas ofertando aulas de ballet clássico, percussão, criações literárias, dentre outras atividades. Conheça nossas atividades:
DANÇA CLÁSSICA: Aulas práticas de técnicas específicas do Ballet Clássico.
DANÇAS DRAMÁTICAS: Aulas práticas e vivências de ritmos e expressões artísticas da Cultura Popular.
DANÇAS URBANAS: Aulas práticas de técnicas aplicadas às Danças Urbanas, coreografadas a partir de uma variedade de estilos, especialmente hip hop, breackdance, locking e popping.
DANÇAS CONTEMPORÂNEA: Aulas práticas de técnicas específicas da Dança Contemporânea.
DANÇA FUNCIONAL: Aulas de diversos ritmos coreografados.
CAPOEIRA: Aulas práticas de técnicas aplicadas às artes cênicas e, em especial, à dança. 
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: Aulas teórico-práticas com atividades de interação e de produção expressiva, além da leitura e da interpretação textual para desenvolver a satisfação de ler.
ARTES MANUAIS: Aulas práticas de trabalhos manuais utilizando retalhos, linhas e agulhas para confecção de fuxico, panôs e bordados diversos.
MÚSICA/PERCUSSÃO – CARPINTARIA: Aulas práticas de percepção rítmica e habilidades específicas para a construção e a aprendizagem musical dos diversos instrumentos de percussão.
TAMBATUQUE DO VIDANÇA: Grupo de percussão formado por crianças e jovens do bairro Vila Velha, como expansão expressiva do processo de formação em arte, que já possui sua história como linguagem e como grupo que vivencia seus processos de autonomização e inserção nas comunidades do lugar e no ambiente amplo de nossas apresentações artísticas.
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA “VIDANÇA + LEITURA”: Este projeto foi premiado pelo Edital Todos por um Brasil de Leitores. A Biblioteca Comunitária Vidança é utilizada por toda a comunidade. Suas atividades fazem parte do cotidiano que instaurou as práticas leitoras como hábito no Vidança. O Cortejo Literário é uma ação onde levamos a literatura às calçadas, praças e escolas do bairro Vila Velha, com o objetivo de expandir o encantamento do mundo literário e a satisfação para com a leitura. O Cortejo envolve um diálogo entre literatura e dança, música (percussão) e cena teatral (cortejo). 

Serviço
Associação Vidança
Endereço: avenida L, nº 400 - esquina com a Rua Quixadá Felício. Conjunto Nova Assunção - Bairro: Vila Velha III
Telefone: 3262-7588
Atividades gratuitas: Ballet clássico, danças urbanas, artes manuais, percussão, corte e costura, contação de histórias, capoeira, dentre outras.

Comentários