Cinema Nordestino

Compondo as atividades da disciplina de Sociologia Rural, a ser ministrada pelos professores Roberto Marques, Gerciane Oliveira, Peter Rosset e Sandra Gadelha, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UECE realiza em parceria com o Museu da Cultura Cearense (MCC), a Mostra de FilmesImagens do Nordeste no Cinema Brasileiro.
O objetivo da Mostra é problematizar as diversas representações do mundo rural a partir da região Nordeste do Brasil, retratada no cinema brasileiro com recorrência, sobretudo a partir do advento do Cinema Novo, na década de 1950. A região chama atenção por sua constituição geopolítica diferenciada, sendo alvo de interpretações concorrentes, elaboradas a partir de polarizações do tipo sertão versus litoral. Sua história foi marcada por gritantes desigualdades sociais, materializadas em tensões entre grupos de diferentes níveis socioeconômicos e culturais. Tudo isso aponta a necessidade de análises em profundidade, realizadas por abordagens que articulem distintos campos do conhecimento, a exemplo da ciência e da arte.
A mostra acontece de hoje (24) a sexta (27) e contará com uma exibição por dia, seguida de debate com convidados que lançarão um olhar sociológico, historiográfico e comunicacional em relação às obras.
As exibições acontecem no mini auditório do Museu da Cultura Cearense (MCC/CDMAC), localizado no piso térreo, na entrada principal (Avenida Presidente Castelo Branco) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema), a partir das 14 horas.
Programação de exibições:
>> 24/01 – 14h
Viajo porque preciso, volto porque te amo (1h 15min / 2010 – Brasil)
Debatedor: Osmar Gonçalves (Comunicação/UFC)
>> 25/01 – 14h
Árido Movie (100min / 2006 – Brasil)
Debatedor: Meize Lucas (História UFC)
>> 26/01 – 14h
Abril Despedaçado (1h 45min / 2002 – Brasil)
Debatedor: Igor Monteiro (Sociologia)
>> 27/01 – 14h
Abril Despedaçado (1h 40min / 2016 – Brasil)
Debatedor: Sander Castelo (História/UECE)

Mais Informações
A Mostra integra a disciplina de Sociologia Rural que tem como objetivos:
- Introduzir questões referentes ao estabelecimento do rural como campo de estudos para as Ciências Sociais e para a sociologia brasileira;
- Levantar e debater a construção de imagens do mundo rural no cinema brasileiro;
- Observar a introdução de novas temáticas no estudo da sociologia rural e avaliar seu potencial analítico: Juventude, Gênero e sexualidade; Turismo; Agronegócio, entre outros;
Realização: Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (PPGS/UECE)

Comentários