São Camilo Cura d´Ars

Em 2016, o Hospital São Camilo Cura d’Ars realizou uma importante expansão como parte do processo de modernização e diversificação de suas atividades, passando a atender várias especialidades médicas. Com a expansão, a instituição passou a oferecer, além dos serviços de urgência/emergência na área de Clínica Médica e Obstetrícia, pronto atendimento nas áreas de Ortopedia, Pediatria, Neurologia, bem como consultas especializadas em Cardiologia e Ortopedia. Atualmente, a unidade de saúde atende, em média, seis mil pacientes por mês em seu Pronto Atendimento.
Nas especialidades de Obstetrícia e Clínica Médica e Pediatria, o atendimento é 24 horas. Já nas áreas de Ortopedia e Neurologia, os médicos estão de plantão das 8 às 22 horas. Fora desse horário, os pacientes são atendidos pelo médico urgentista e, dependendo da complexidade do caso do paciente, o especialista da área, que está de sobreaviso, pode ser acionado. “Com as novas especialidades, com exames complementares funcionando 24 horas (a partir agora de janeiro de 2017) e com escalas de sobre aviso em outras oito áreas de atendimento, conseguimos atender com eficácia todos os que nos procuram”, enfatiza o diretor médico do Hospital São Camilo Cura d’Ars, Madison Mont’alverne.
Dando continuidade em 2017 com a sua expansão, o hospital espera dobrar sua capacidade de atendimento que hoje conta com cerca de 70 mil por ano. “O nosso pronto atendimento tem se tornado um diferencial dentro da nossa estrutura. Com amplas instalações, novas especialidades, além dos valores camilianos que são repassados ao nosso corpo de plantonistas, temos buscado a resolutividade com satisfação de nossos clientes”, finaliza Madison.
Está prevista também a ampliação do serviço de imagem, com a implantação de novos equipamentos, com destaque para a ressonância magnética.
Expansão e modernização
Além da diversificação das atividades, a expansão aumentou também a área do hospital, que passou de 8.500, para 24.000 metros quadrados de área construída. Em termos de estrutura, a instituição passou a contar, no total, com 211 leitos, sendo 20 de UTI Adulto, 10 UTI Neonatal e os demais divididos entre apartamentos e quartos semi privativos, e com o apoio de quase 1.200 profissionais, entre funcionários e médicos.
A direção tem investido muito na modernidade de seus equipamentos médico-hospitalares, como o sistema “Fluxo Laminar” utilizado no Centro Cirúrgico, que cria uma barreira em torno do paciente reduzindo significativamente o risco de infecções.
A fachada da nova Unidade Nogueira Acioly recebeu atenção especial em sua concepção. A tecnologia foi importada da Alemanha, e consiste em uma fachada ventilada que reduz o consumo de energia. Nesse tipo de construção cria-se um colchão de ar que impacta em 2°C a menos na temperatura interna. Os painéis cerâmicos, que compõem o sistema usam de 15 a 20% de material reciclado. É um revestimento autolimpante e sustentável, cada 1.000 m2 de revestimento equivalem à contribuição de 70 árvores de médio porte para a redução da poluição do ar.
Além disso, no final de 2015, o Hospital São Camilo Cura d’Ars obteve a Acreditação Hospitalar com o selo nível I de qualificação da ONA (Organização Nacional de Acreditação), certificação concedida a instituições que atendem a critérios de segurança do paciente, incluindo também aspectos estruturais e de gestão. Em Fortaleza, só mais dois hospitais têm essa certificação de Acreditação.

Comentários