Carnaval em Senador Pompeu

O Carnaval de Folias e Máscaras de Senador Pompeu visa à valorização das tradições e das festas populares ao realizar amanhã (25) um cortejo multicultural com desfile de bandas de fanfarras e frevos, bonecos gigantes, agremiações de maracatu, escola de samba, blocos e grupos da cultura tradicional popular. Haverá oficinas para confecção de máscaras e fantasias destinada a alunos de escolas públicas do município. Toda a população também pode visitar uma exposição com fotos de acervos de famílias que contam a história da folia no município. A programação é gratuita.
“Esse é um projeto de resgate de programações e tradições culturais pertinentes à memória do carnaval senadorense”, explica o produtor Adriano Souza, do Instituto Assum Preto, realizador doCarnaval de Folias e Máscaras. O projeto conta com apoio do Governo do Estado do Ceará, com recursos do Fundo Estadual da Cultura (FEC), através da Secretaria de Estado da Cultura do Ceará, por meio do XI Edital Carnaval do Ceará.
Adriano lembra que Senador Pompeu é terra de gente boêmia e que seus bailes carnavalescos – bem comuns no interior entre as décadas de 50 a 80 – tornaram-se famosos, atraindo foliões de todo o Ceará. Além dos bailes nos clubes, realizados principalmente na AABB, o carnaval era festejado durante cinco dias, contando ainda com desfiles de blocos pelas ruas da cidade. Costumes estes retratados pelo projeto tanto no cortejo quanto na exposição fotográfica Memórias do Carnaval, aberta à visitação na Praça da Juventude, hoje, a partir das 19 horas.
O cortejo multicultural do Carnaval de Folias e Máscaras acontece no sábado, a partir das 8 horas, com concentração na avida Francisco França Cambraia, ao lado da Igreja de Fátima, seguindo até a Igreja Matriz e retorna para encerramento na Praça da Juventude, onde está prevista a apresentação das agremiações carnavalescas. Vale destacar a participação do bloco de bonecos gigantes do município, que neste ano presta homenagem ao centenário de nascimento do Chacrinha, além de da escola de samba Pimpolhos da Nação de Juazeiro do Norte com suas passistas e destaques.
A música das orquestras de fanfarras e frevos, dentre estas a Banda de Música de Quixadá, e os Maracatus Estrela de Ouro da Cidade de Canindé e Nação Quixadá, também garantem a música e a animação durante o percurso. Destaque também para o reisado de congos “Dede de Luna” do Crato, com suas cores fortes e musicalidade. O cortejo reúne assim, agremiações carnavalescas de Senador Pompeu e de outras cidades do interior, e escolas locais.
O projeto Carnaval de Folias e Mascaras, ao possibilitar uma programação diversificada e acessível, tem como objetivo fomentar e difundir a valorização das tradições cearenses mais autênticas, incluindo as novas gerações do município. “A acreditamos que a cultura tem um papel fundamental, estratégico e prioritário para a transformação da nossa realidade social. Fundamental, porque a cultura é o nosso ‘DNA’, nossa identidade. A cultura é produto e meio de vida em suas dimensões social, política, religiosa, intelectual e artística. Importante ressaltar que a cultura é um poderoso instrumento de inclusão e promoção social”, defende Adriano.
PROGRAMAÇÃO
23–24 de fevereiro de 2017
Oficinas de Confecção de Máscaras e Adereços Carnavalescos
Sexta- Feira, 24 de Fevereiro de 2017
19h – Exposição Fotográfica “Memória do Carnaval”
Praça da Juventude de Senador Pompeu
Sábado, 25 de fevereiro de 2017
8h – Cortejo Multicultural
Saindo ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Fátima
*Maracatu, Fanfarras, Escola de Samba, Bonecos Gigantes, Reisados.

Comentários