Carnaval Seguro

Sai às ruas, mais uma vez, o bloco organizado por servidores e colaboradores do Instituto José Frota (IJF), que, na véspera do período momino, aproveita o clima de comemoração para, com muita alegria, chamar a atenção da população para a diversão com segurança e responsabilidade. A ação ocorre nesta quinta (23/02) e sexta-feira (24/02), começando às oito da manhã, com a realização de blitze educativas nas vias do entorno do maior centro de urgência da rede pública de saúde da Prefeitura de Fortaleza. O objetivo é conscientizar os foliões sobre a importância da valorização da vida e a necessidade da prevenção para a redução do número de acidentes, principalmente no trânsito, durante o Carnaval.
O “Carnaval Seguro do IJF – Segurança no Trânsito e na Vida” é coordenado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do hospital, tendo como lema "A direção segura é obrigação de todo condutor! A defesa da vida é dever de todo cidadão!". Durante as abordagens serão reforçadas as orientações sobre a proibição de dirigir veículos após ingerir bêbeda alcoólica, o uso obrigatório de itens de segurança, como cinto e capacete, e a necessidade de atenção permanente na obediência às leis de trânsito, como o limite de velocidade. Outro foco importante da mobilização é o consumo moderado de bebidas alcoólicas, para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e para a promoção da paz na resolução de conflitos.
Atendimento no feriado
O Instituto José Frota funciona em plantão 24 horas com perfil de atendimento para vítimas de lesões graves, como fraturas múltiplas, traumas neurológicos, lesões vasculares, queimaduras e intoxicações, contando com equipes multiprofissionais em mais de 20 especialidades médicas. Em 2016, durante os cinco dias de Carnaval, 1.197 pessoas foram acolhidas na Emergência do IJF, sendo quedas (194) e acidentes com motocicleta (186) as causas mais numerosas.

Serviço
Carnaval Seguro do IJF – Segurança no Trânsito e na Vida
Local: Instituto José Frota (IJF) 
Rua Barão do Rio Branco, 1816 – Centro
Data: Quinta (23/02) e sexta-feira (24/02) 
Horário: 8h às 12h


Comentários