Casa da Caridade

A Casa da Caridade Aldolph Fritz é uma instituição espírita que atua no estado do Ceará desde o ano de 2000. Além das práticas religiosas, tem um compromisso muito forte com o social através dos 13 projetos sociais que desenvolve junto à comunidade da Grande Jangurussu.
Dentre os projetos que são realizados, um deles tem chamado a atenção pela energia, disciplina e entusiasmo de todos os envolvidos. Trata-se do projeto social Casa da Música - Práticas Percussivas, que através de um grupo de batuque, tem se apresentado em eventos e até já foi batizado de Ilé Anu, pelo mestre de cultura popular, Descartes Marques Gadelha.
Mas, os convites estão crescendo de tal forma, que o grupo que existe apenas há cinco meses, foi convidado pelo Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada (GMPACC - Projeto de Extensão vinculado a Secretaria de Cultura Artística do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará – UFC), para se apresentar junto com eles, no Carnaval de Fortaleza, desfilando na Avenida Domingos Olímpio. 
“A grande contribuição da Casa da Caridade para esse carnaval, é levar através do exemplo prático a ideia de que podemos nos divertir de forma alegre e saudável, sem os excessos, uso de bebidas alcoólicas e outras drogas ilícitas.”, afirma Erika Paiva, coordenadora da Casa da Caridade.
Para 2017, o grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada, homenageia a cultura praieira e desfila com o ritmo Coco. Com influência africana e indígena, o Coco é uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino. E é justamente nessa apresentação que o grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada irá contar com a participação especial dos integrantes do Grupo de Percussão Ilé Anu, da Casa da Caridade Aldolph Fritz, e também dos integrantes do projeto social Museu da Boneca de Pano. Sob a coordenação de Catherine Furtado e a atual regência de Artur Guidugli, Paulo Renato e Victor S. Ramos, o grupo desfilará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira de carnaval, às 16 horas na Avenida Domingos Olímpio.
“A Casa da Caridade vem desenvolvendo um trabalho de prevenção de drogas, através de ações de conscientização e também de reabilitação de usuários de drogas moradores de rua do centro de Fortaleza. Dessa forma, nada melhor do que usar a época carnavalesca para disseminar a cultura e a crença de que podemos realizar um momento de alegria e diversão através de uma prática saudável que envolva as famílias, crianças, jovens e as comunidades”, afirma Erika Paiva.
E para quem tiver interesse em aprender o repertório e estreitar os laços com o Batuque, criando uma sintonia mais forte e perfeita, compareça ao nosso ENSAIO GERAL. O Grupo de Percussão Ilé Anu, irá abrir suas portas e fará um ensaio aberto amanhã (24), às 19 horas, na Casa da Caridade. 

Comentários