Pular para o conteúdo principal

Indústria e Agricultura

O presidente da Fiesp e do Ciesp, Paulo Skaf, disse hoje que a agricultura e a indústria têm que andar lado a lado. “Agronegócio é agricultura e indústria, indústria e agricultura. Temos que estar juntos buscando soluções”, afirmou.
Skaf participou de reunião do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp (Cosag) em evento que comemorou 10 anos de sua criação. Skaf ressaltou a importância do trabalho, voluntário, do conselho. Chamou de importantíssimo o agronegócio brasileiro e lembrou a força de produtos como a cana e a laranja no Estado de São Paulo.
O agronegócio, disse Skaf, foi o primeiro setor da economia brasileira a recuperar a confiança, no segundo trimestre de 2016, o que foi identificado pelo Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro), estudo feito pela Fiesp e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Da apresentação do ministro Blairo Maggi (Agricultura), convidado para uma palestra no Cosag, ressaltou a atenção dada à busca de eficiência nos produtos em que o Brasil não é competitivo. Também o fato de estar alerta às oportunidades criadas pelas mudanças, sob o governo Trump, do mercado mundial. A pasta da Agricultura está em boas mãos, graças à visão de Maggi, disse.
“Estamos num momento de oportunidade no Brasil”, afirmou Skaf. Como exemplo, lembrou que parou de se falar em aumento de impostos, e foi aprovada emenda constitucional para limitar o crescimento de gastos do governo.
Várias reformas são debatidas, algumas que não saíam do papel durante anos, e agora deverão ser aprovadas. Os juros começaram a cair, lembrou Skaf, e agora é necessário destravar o crédito. O BNDES, disse, não está operando. Está recebendo, mas não está emprestando. “Está errando.”
“O pato está de prontidão”, disse Skaf, quando Maggi ressaltou a importância de não permitir o aumento da carga tributária sobre o agronegócio. O pato surgiu como símbolo da campanha contra o aumento de impostos promovida por diversas entidades a partir de setembro de 2015.
“Nossa confiança no Brasil é muito grande”, disse Skaf. Acima de tudo, somos brasileiros e nos orgulhamos muito disso. Precisamos pôr o país no trilho, com políticas acertadas. E deixar a iniciativa privada trabalhar. A queda do PIB parou, deve haver crescimento de cerca de 0,5% este ano, e o emprego deve ter um início de retomada adiante.
O agronegócio tem papel fundamental para a retomada do crescimento econômico, necessário para a recuperação da arrecadação e a geração de empregos, destacou Skaf.
É semelhante a análise do ministro Blairo Maggi. O setor, disse, pode responder rapidamente, o que aumenta sua importância. “A balança comercial do agro é muito interessante”, destacou. Maggi fez apresentação intitulada Mercado Internacional do agro – análise. O ministro disse que, como primeiro ponto de sua atuação à frente da pasta da Agricultura, tem tentando incentivar os agricultores e industriais a aumentar sua produção e sua produtividade. Procura criar um ambiente favorável ao negócio.
Lembrou que há graves problemas no setor que o poder público deveria resolver e disse que a redução da burocracia interna de seu ministério está em curso, para que essas questões sejam sanadas, segundo item de sua atuação. Um terceiro ponto é a ampliação dos negócios mundo afora. O Brasil tem cerca de 6,9% do mercado mundial agrícola, participação que vem caindo. Para realavancar o processo de exportação é preciso criar mercado, afirmou.
Negociações sanitárias e fitossanitárias (SPS) internacionais são o grande entrave à exportação, não as barreiras comerciais, explicou. São cerca de 600 questões em discussão.
O volume de produção do Brasil tem aumentado, mas o preço dos produtos, em queda, recuou ao nível de 2010. Maggi destacou a diversidade de produtos exportados e de mercados, o que diminui a vulnerabilidade brasileira, mas 12 produtos agrícolas representaram, em 2016, 88,3% das exportações, com destaque para a soja.
O Brasil precisa chegar a 10% de participação no mercado agrícola mundial, disse o ministro. Parte das iniciativas para mudar o panorama é estudar as fraquezas do país no setor e saná-las. E a contratação de adidos para o setor (25, em 21 postos) deve ajudar.
Há um problema de competitividade do Brasil (42% de produtos competitivos, contra 81% dos Estados Unidos e da União Europeia), que precisa ser identificado e combatido. E o Brasil se concentra muito em poucos produtos. Em pescados, por exemplo, o país é insignificante. Em frutas, representa muito pouco.
A criação de um selo brasileiro está entre as iniciativas do governo, afirmou Maggi. A sustentabilidade tem que ser o foco da mudança de narrativa em relação à produção do agro no país. Destacou que só 8% do território é dedicado à agricultura, e 17%, à pecuária – dos quais metade pode ser revertida, sem redução do rebanho.
O exemplo da China
Em sua apresentação, Maggi mostrou atenção ao comportamento da China. Grande importadora e exportadora, a China compra mais produtos primários e menos processados (proporção de 44% para 56%), e vende mais produtos processados e menos primários (75% contra 25%). A China pretende, disse, controlar as cadeias mundiais de fornecimento agrícola. Seu foco é a Ásia, o mesmo do Brasil. A população do continente é grande, e o poder aquisitivo dela está crescendo.
O ministro considera o investimento em pesquisa, em conhecimento, um grande acerto do Brasil. O ganho para o país foi enorme, permitindo aumento de produtividade. Houve uma revolução nos últimos 40 anos, feita pelo conjunto da sociedade brasileira, disse, projetando conquistas nos próximos 40 anos. E sem afetar a Amazônia, frisou.
O governo Trump já abriu oportunidades, como com o México, que vinha se recusando a dialogar sobre negócios no setor e agora se dispõe a conversar. E outras deverão surgir, disse.
Maggi também disse que está na pauta do governo a inclusão do açúcar e a reinclusão do álcool na troca de ofertas do Mercosul com a União Europeia. Esta semana o presidente argentino Maurício Macri visita o Brasil.
O ministro disse estar convencido da necessidade de importar café. Os números, fornecidos pela Conab, são muito ruins. “Eu deveria estar defendendo os agricultores”, disse o ministro, mas sem produto para processar a indústria se enfraquece, e não há agricultura forte se a indústria não for forte. “Somos carne e unha”, respondeu o ministro Maggi.
Em relação à venda de terras para estrangeiros, Maggi disse que o assunto não é tabu e está em discussão no governo. Revelou preocupação pessoal a respeito de terras para culturas anuais.
10 anos do Cosag
Jacyr da Costa Filho, presidente do Cosag, abriu a reunião agradecendo o comparecimento do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, do secretário do setor em São Paulo, Arnaldo Jardim, do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e outros representantes do Executivo e do Legislativo, além de dirigentes de diversos setores da economia.
Costa Filho lembrou a iniciativa de Paulo Skaf de inserir o agronegócio na Fiesp e ressaltou o acerto do convite a Roberto Rodrigues para ser o primeiro presidente do Cosag. Depois, João Sampaio assumiu. No evento foi feita homenagem a ambos. Também foi lembrado o ministro Blairo Maggi, cuja homenagem foi feita por Skaf.
O agronegócio, ressaltou o presidente do Cosag, se apoia fortemente na pesquisa, feita por exemplo pela Embrapa. Em São Paulo, além das culturas como laranja, cana e borracha, há indústrias de máquinas e implementos e produtos químicos de uso agrícola.
Costa Filho elogiou iniciativas do ministério da Agricultura, como a defesa da sustentabilidade do etanol, e convidou Maggi a ser presença frequente no Cosag.
A pedido de Costa Filho, Roberto Rodrigues relatou as discussões do Conselhão. A seu pedido, o agronegócio foi incluído entre os grandes temas em discussão. Virou tema prioritário do governo, disse Rodrigues – o que, afirmou, não acontecia havia 40 anos.
Dentro do tema agronegócio, os pontos prioritários foram definidos como:
Plurianualidade
Sustentabilidade
Abertura comercial por meio de acordos bilaterais
Infraestrutura e logística
Renda na agricultura, com destaque para o seguro rural
Mario Sergio Cutait, diretor do Departamento do Agronegócio da Fiesp (Deagro), listou estudos da casa, como o Outlook Fiesp e o IC Agro), ambos entregues ao ministro Blairo Maggi.
José Eduardo Camargo, diretor da Divisão de Nozes e Castanhas do Deagro, mencionou o potencial de crescimento do Brasil no setor. Se tivesse tido nos últimos anos a mesma evolução do Chile, exportaria atualmente US$ 153 milhões, disse. Pediu atenção para esses produtos.
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP
Assessoria de Jornalismo Institucional
Tels. (11) 3549-4450 e 3549-4602
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - CIESP
Assessoria de Imprensa
Tel. (11) 3549-3579

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".