Pré-Carnaval do Dragão

Hoje (9), começa o Pré-Carnaval do Dragão 2017. Quem inaugura a folia no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é o Bloco Chão da Praça, às 19 horas, com o DJ Alan Morais e Os Transacionais, na Praça Verde. Entre as participações especiais da noite, os cantores Lorena Nunes e Nigroover dão o toque contemporâneo ao Carnaval retrô desse que é um dos blocos mais esperados do Pré-Carnaval de Fortaleza. O Bloco Chão da Praça se apresenta às quintas-feiras de fevereiro – dias 9, 16 e 23 – e tem acesso gratuito. No domingo (12), é a vez de o Bloco Iracema Bode Beat, com Daniel Groove e Nayra Costa, agitar as ruas da Praia de Iracema.
Em 2017, o Bloco Chão da Praça chega ao quinto ano consecutivo de folia. A noite inicia às 19h, com os vinis carnavalescos do DJ Alan Morais e segue o baile sob o comando da alegria e das canções dançantes da banda Os Transacionais, a partir das 20h. Conhecido dos foliões, mas sempre com uma surpresa na manga, o repertório do grupo une o Brasil das décadas passadas através de frevos, galopes, afoxés, marchinhas e cirandas. Junto d’Os Transacionais, o público fará uma verdadeira peregrinação musical carnavalesca que vai de Olinda a Salvador, passando pelos bailes cariocas e pelas praias do Ceará.
Além do DJ Alan Morais e da banda Os Transacionais, o Bloco Chão da Praça apresenta, como de praxe, convidados especiais a cada noite. São grandes nomes da música cearense que, cada um no seu balanço, fazem a mistura ideal de Carnaval com o toque elétrico, contemporâneo. Na última noite de Bloco Chão da Praça, é realizado ainda o esperado Baile à Fantasia do Dragão, que convida o público a explorar a criatividade e se fantasiar. Confira a programação:
Dia 09/02 – DJ Alan Morais e Os Transacionais convidam Lorena Nunes e Nigroover
Dia 16/02 – DJ Alan Morais e Os Transacionais convidam Shalon Israel, Lucinha Menezes e Ilya Borges
Dia 23/02 – Baile à Fantasia com DJ Alan Morais e Os Transacionais e os convidados Di Ferreira e Marcelo Renegado, com participação especial de Aldo Sena
Desde 2013, quando estreou no Centro Dragão do Mar, o Bloco Chão da Praça tem conquistado cada vez mais o público de Fortaleza e turistas. Tanto que, em 2016, a festa migrou do Espaço Rogaciano Leite Filho para a Praça Verde, passando a receber mais de cinco mil foliões a cada quinta-feira, com um pico de mais de sete mil pessoas na última noite da edição 2016.

Carnaval com bode e Iracema
A novidade do Pré-Carnaval do Dragão 2017 fica por conta do Bloco Iracema Bode Beat, realizado pelo Centro Dragão do Mar em parceria com o Café Couture, através do projeto Viva Iracema. O encontro de Iracema com o Bode Ioiô é um convite a segurar a alegria pelo chifre e fazer da transgressão um ato de amor. Com os brincantes do bloco encarnando o Bode Ioiô e a travestida Yasmin Shyrran dando vida à índia Iracema, o Iracema Bode Beat bota o bloco na rua para escancarar. De um lado, uma Iracema que remete à diversidade sexual; do outro, um Bode que representa a própria cultura nordestina.
Formado por músicos oriundos da Assaré Big Band e mestres da cena da percussão cearense, sob a regência do maestro Ferreira e das vozes de Daniel Groove e Nayra Costa, a banda Iracema Big Band comandará o cortejo do bloco, com a participação de atrações de linguagens artísticas diversas, como o circo do grupo As 10 Graças de Palhaçaria. Será o chamado Rolê de Iracema com seu Bode. A concentração será às 15h, no Café Couture (Rua dos Tabajaras, 554 – Praia de Iracema), com início do aquecimento da banda do bloco às 16h. A partir das 16h20, o cortejo parte rumo à Praça Verde do Dragão do Mar, onde a festa continua até as 20 horas.

SERVIÇO
Bloco Chão da Praça
Quando: dias 9, 16 e 23 de fevereiro de 2017 (às quintas-feiras)
Hora: às 19h
Onde: Praça Verde
Acesso gratuito
Classificação indicativa: 18 anos

SERVIÇO
Bloco Iracema Bode Beat
Quando: dias 12, 19 e 26 de fevereiro de 2017 (aos domingos)
Concentração: a partir das 15h, no Café Couture (Rua dos Tabajaras, 554 – Praia de Iracema)
Cortejo: às 16h20, seguindo pela Rua das Tabajaras até a Praça Verde do Dragão do Mar
Festa: das 18h às 20h, na Praça Verde
Acesso gratuito
Classificação indicativa: 18 anos

Comentários