Dia da Mulher no Dragão

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura apresenta uma programação especial, nesta quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Às 19 horas, no Espaço Rogaciano Leite Filho, sobem ao palco grupos artísticos cearenses engajados na luta pelo respeito à mulher e firmes no empoderamento feminino por meio da arte: a Cia Catirina e a Rede Mnemosine, com o show “Trovadoras Itinerantes”; e o grupo percussivo feminista Damas Cortejam, com o show “As damas também cortejam!”. O acesso é gratuito e tem classificação etária livre.
A programação se inicia com o show “Trovadoras Itinerantes” que, num passeio pela cultura nordestina, traz canções e poesias autorais e de grandes nomes da cantoria e literatura de cordel. Após recente circulação pela França, o show realizado pela Cia Catirina revela o imaginário popular nordestino sob o olhar feminino de modo emocionante e interativo.
O projeto realiza ainda uma feira de folhetos femininos e recital com mulheres cordelistas e cantadoras da Rede Mnemosine, movimento nacional de valorização da produção feminina na cultura popular, com mais de dez estados brasileiros e 200 mulheres participantes. Os temas do recital refletem o universo feminino em diversas vertentes e abordagens política, social, cultural e filosófica, contando com a participação de autoras da literatura de cordel cearense.
Percussão feminista
O grupo percussivo feminista Damas Cortejam traz na essência dois dos significados da palavra “cortejo”: o primeiro, como ato de cortejar, galantear; e o segundo, como nome dado ao movimento realizado por caravanas musicais, compostas por instrumentistas que se deslocam tocando e cantando, principalmente pelas ruas. Juntos, os significados trazem de maneira forte marcas do lugar da mulher contemporânea, que, em contrapartida ao passado e em contraste com a conotação da palavra “dama”, hoje assume papéis e atividades diversas, além de poder posicionar-se de forma mais ativa. Devido à luta e resistência do ativismo feminista, as mulheres estão nas ruas e nos palcos.
O título atribuído ao show, “As damas também cortejam!”, está em consonância com as ideias que perpassam toda a constituição do projeto, trazendo de forma lúdica e provocativa o lugar atual da mulher na sociedade e no campo da arte. Conduzida por uma “caravana” composta por mulheres em sua totalidade, a apresentação promete jogar com essas ideias de forma descontraída na execução de cada música. O repertório contempla a Música Popular Brasileira, percorrendo desde o estilo mais clássico até o regional, passando também pelo Tropicalismo, tudo adaptado a ritmos percussivos. Tem ainda brega, rock, samba e Bossa Nova.
SERVIÇO
Dia Internacional da Mulher – com Trovadoras Itinerantes e Damas Cortejam Quando: dia 8 de março de 2017 (quarta-feira)
Hora: 19h
Onde: Espaço Rogaciano Leite Filho (palco sob a passarela vermelha) 
Acesso gratuito
Classificação etária: Livre

Comentários