Qualidade de Vida na Construção

Amanhã, o Sindicato das Construtoras lança a edição 2017 do Programa Qualidade de Vida na Construção. Na pauta do ano, uma das principais bandeiras é o uso racional da água. O evento será no canteiro de obras do empreendimento WSTC, da Dias de Sousa Construções, às sete e meia da manhã.
A vice-presidente da Área de Sustentabilidade do Sinduscon-CE, Paula Frota, explica que esta temática foi escolhida para chamar a atenção para a importância de economizar água diariamente. "As chuvas dos últimos dias aliviaram o peso dos cinco anos consecutivos de seca, porém, especialistas da área continuam apontando que é preciso muito mais para recarregar satisfatoriamente os grandes reservatórios do Ceará. Os registros recentes despertam nas pessoas uma falsa percepção de que a crise hídrica já passou", alerta.
A proposta é mobilizar os trabalhadores para a adoção de soluções que economizem água dentro dos canteiros de obra, fornecendo informações que possam ser multiplicadas também na sua residência e no seu bairro. O armazenamento da água que sai das torneiras e lavatórios; a atenção aos vazamentos; reutilização de água nos procedimentos de lavagens de materiais e descargas dos sanitários; captação de água da chuva são alguns dos assuntos que serão tratados durante a oficina, que terá uma apresentação teatral, seguida de palestra.
Paula Frota acrescenta que é essencial a sensibilização de todos os que trabalham no canteiro para que o conceito de uso racional de água seja eficiente e se multiplique para toda a sociedade. “A intenção é que eles possam adquirir práticas de consciência ambiental e que utilizem o consumo consciente dentro e fora do canteiro”, destaca.
O PQVC foi criado em 2003 para levar saúde, segurança, educação, cultura e lazer aos trabalhadores da construção civil. Visa, ainda, valorizar os operários, desenvolvendo sua autoestima através de atividades focadas na melhoria da qualidade de vida. Em 14 anos, já realizou aproximadamente 1200 oficinas, beneficiando mais de 100 mil operários.
Oficinas nos canteiros
Em 2017, o PQVC vai disponibilizar, em parceria com o SESI, as oficinas “Construção Consciente”, “Cuide-se” e “Circuito Saúde”. As ações acontecem dentro dos canteiros de obra, durante o primeiro horário de trabalho, com uma hora de duração cada uma.
· Construção Consciente – Um esquete teatral e uma minipalestra vão abordar assuntos como: o uso racional da água, consciência financeira e consumo exagerado. O objetivo é orientar os trabalhadores sobre educação financeira, hábitos de consumo e economia de água.
· Cuide-se – A oficina vai tratar, por meio de linguagem teatral e minipalestra com enfermeira, da importância da prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST), com foco no HIV/AIDS.
· Circuito Saúde – Serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia gratuitos para os trabalhadores da construção civil.
SERVIÇO
Ação de conscientização para uso racional da água 
Data: 14 de março
Horário: 7h30
Local: WSTC - Washington Soares Trade Center (Avenida Washington Soares, 3303 – Edson Queiroz).

Comentários