Dia do Índio

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF) participa na coordenação e apoio à I Semana dos Povos Indígenas da Universidade Federal do Ceará (UFC), de hoje a 20 de abril. O evento vai analisar a questão indígena atual no Ceará e no País, apresentar as culturas indígenas do Estado e fomentar o planejamento de ações destinadas a garantir os direitos constitucionais e projetos coletivos indígenas.
Durante a programação, o MPF comporá três mesas redondas. Na terça-feira (18), o perito em antropologia do órgão Sérgio Brissac estará entre os integrantes da mesa “O ser índio no Ceará sob o olhar da pesquisa científica”. Brissac volta a integrar uma mesa na quarta-feira (19), apresentando a temática: “Iniciativas indígenas na defesa dos seus direitos territoriais no Ceará e a atuação do MPF”. Na quinta-feira (20), o procurador da República Márcio Torres abordará o tema “O Direito Penal e os povos indígenas” na mesa redonda "O direito do ser índio no Ceará: conquistas, desafios, perspectivas".
Além do MPF, participam do evento representantes dos povos indígenas, pesquisadores e extensionistas das temáticas afins, organizações governamentais e não governamentais que atuam no campo indigenista no Ceará. A Semana busca consolidar a UFC como universidade sensibilizada e comprometida com a inclusão social dos povos indígenas.
A ideia também é ampliar a visibilidade e articulação das ações que já vêm sendo realizadas pela Universidade nesse campo. Também estão na programação do evento mostra artístico-cultural de música, dança, artesanato e outros produtos realizados por indígenas e artistas convidados.
Entre os grandes temas em discussão estão "A arte de ser índio no Ceará", "O ser índio no Ceará sob o olhar da pesquisa científica", "Vida e luta pela terra dos povos indígenas no Ceará" e "O direito do ser índio no Ceará: conquistas, desafios, perspectivas".
SERVIÇO
I Semana dos Povos Indígenas da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Data: 17 a 20 de abril
Local: O evento será realizado na Faculdade de Educação, Departamento de Ciências Sociais, Departamento de Geografia, e Faculdade de Direito

Comentários