Educação Infantil

A formação de gestores municipais no projeto “Valores Humanos na Educação Infantil” foi iniciada hoje e prossegue até a próxima sexta (7). A capacitação será dividida em três tipos de atividades: teóricas, práticas e exercícios – oficinas em grupo e vivências. Ao final do treinamento, os participantes vão elaborar um plano de implantação em suas cidades. Estão no treinamento representantes dos municípios de Caucaia, Eusébio, Horizonte e São Gonçalo do Amarante.
A educação é a contrapartida da criminalidade. A Educação é a contrapartida da violência. Essa parceria com Ministério Público e municípios foi pensada para dar suporte na formação humana. Acreditamos muito que podemos contribuir para isso e vamos oferecer as melhores referências e tecnologias nessa capacitação’, destacou Igor Queiroz, presidente do Instituto Myra Eliane.
Já o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (CAOPIJ), promotor Hugo Mendonça, ressaltou que a desigualdade social é a causa da criminalidade. “As pessoas não tem as mesmas oportunidades. Quando se pode formar o indivíduo, certamente a chance de ele se desvirtuar do caminho diminui”, disse.
Para o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinho, apesar da boa intenção, os gestores municipais necessitam de suporte na formação de crianças e adolescentes. “Nosso município cresceu bastante nos últimos anos, mas junto a isso vieram problemas como aumento de criminalidade. Muitas vezes não temos todos os meios que desejamos para implementar políticas públicas. Por isso, a ajuda da sociedade, como no caso desse projeto’, é fundamental”.
O início da capacitação foi ministrada por Carlos Andreani, diretor da área pedagógica do Instituto Myra Eliane. Ele destacou o papel do professor na formação de caráter. “Durante muito tempo, eu achei que o problema da formação de caráter se concentrava apenas nas crianças. Hoje sei da importância dos professores nesse processo. É preciso capacitá-los para termos êxito”, explicou. 
O projeto “Valores Humanos na Educação Infantil” é uma parceria do Instituto Myra Eliane com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ). Por meio dele, os municípios participantes se comprometeram a inserir nas legislações municipais de normas que garantam a adequação do projeto pedagógico de todas as creches ou pré-escolas para a inclusão de conteúdo adicional especificamente direcionado à formação dos valores humanos e do caráter das crianças de até seis anos de idade.
Sobre o Instituto Myra Eliane
O Instituto Myra Eliane surgiu em 2016 com base em Fortaleza (CE) com a inspiração de contribuir para um amanhã melhor para as crianças. Com o papel de fomentar a construção de creches-escolas, oferecer estrutura pedagógica através de sua Franquia Social e disseminar valores humanos, o Instituto Myra Eliane presta homenagem a essa cearense com forte conexão espiritual com tudo que a cercava e que sempre acreditou numa melhor compreensão do mundo através da arte e da educação.

Comentários