Educação Superior

No intuito de contribuir com o Ministério da Educação (MEC) para o aprimoramento da operacionalização e tratamento dos resultados obtidos com o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) promove, amanhã, o seminário “Avaliação da Educação Superior: Revisão do Conceito Enade e Perspectivas Regulatórias”.
O diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, coordenará o debate que contará com a presença do o diretor de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/DAES/MEC), Rui Barbosa Brito Junior, o chefe de gabinete da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), Rubens de Oliveira Martins, e do vice-presidente de Planejamento e Ensino da DeVry Brasil e membro do colegiado da presidência da ABMES, Mauricio Garcia.
A proposta do seminário é as Instituições de Educação Superior (IES) ampliem o debate com o MEC para estabelecer propostas de mudanças nos indicadores de avaliação da qualidade vinculados ao Enade para torná-los mais próximos da realidade. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que não estão previstos na Lei do Sistema de Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), têm sido reconhecidos como referencial de qualidade de cursos e instituições, quando na verdade deveriam funcionar como um alerta para que, posteriormente, se não houver correções por parte das IES, seja feita uma avaliação in loco.
No dia 8 de março, o Inep divulgou os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2015: Conceito Enade, IGC e CPC. Todos esses indicadores derivam do desempenho de concluintes no Exame realizado para aferir conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas pelo estudante ao longo do curso. 
O evento começa às 9 horas com credenciamento dos participantes inscritos e sessão de autógrafos do livro “O Brasil da Política e da Politicagem: Perspectivas e Desafios”, de autoria do diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz. O seminário vai de 9h30 às 12h30.

Serviço
Data: 4 de abril de 2017, terça-feira
Seminário: “Avaliação da Educação Superior: Revisão do Conceito Enade e Perspectivas Regulatórias”
Horário: 9h (credenciamento) a 12h30
Local: Auditório Victorio Lanza (Sede da ABMES – novo endereço), em Brasília/DF
Endereço: SHN Qd. 01, Bloco F, Entrada A, Conjunto A – Edifício Vision Work & Live, 9ª andar
Telefone: (61) 3322-3252 | E-mail: abmes@abmes.org.br

Comentários