Pular para o conteúdo principal

Fala Zezinho

Zezinho Albuquerque fala sobre a Companhia Siderúrgica do Pecém (foto Máximo Moura)
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), deputado Zezinho Albuquerque (PDT), celebrou o início das operações da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) em pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária da Casa de hoje. Durante o discurso, o presidente reforçou a participação da AL-CE na consolidação desse empreendimento. “Aprovamos matérias que tratavam da alocação de recursos de uma fonte para outra ou de empréstimos para desapropriação de terrenos, além de outras questões decisivas para o projeto”, lembrou.
Zezinho Albuquerque ressaltou que, em visita ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), na última terça-feira (4), viu “um sonho de mais de 50 anos dos cearenses realizado”. “Vi seu funcionamento, a todo vapor, com as vendas acima da produção, que ainda não é total”, afirmou.
Sobre os benefícios do empreendimento para o Ceará, o presidente informou que o Produto Interno Bruto (PIB) industrial do Estado deve crescer 50%, o que repercutirá no PIB total do Estado. “São mais de cinco mil empregos, chegando a picos de 17 mil empregos se considerarmos os indiretos; reflexos que serão sentidos em todas as regiões do Ceará”, enfatizou.
Além disso, Zezinho Albuquerque informou que “há muitas indústrias se instalando em toda a região que abrange o Complexo Industrial e Portuário do Pecém e a CSP, o que também repercutirá na nossa economia”.
O presidente destacou, também, a participação do ex-governador Cid Gomes (PDT) e do atual gestor Camilo Santana (PT) na implantação do projeto. “Foi em 2007, na gestão de Cid Gomes, que ele voltou a caminhar, e Camilo Santana deu prosseguimento em sua gestão”, disse. Agora, Zezinho Albuquerque defendeu a continuidade da luta para atrair uma refinaria.
Apoio dos parlamentares
Em aparte, os deputados Julinho (PDT), José Sarto (PDT), Sérgio Aguiar (PDT), Evandro Leitão (PDT), Leonardo Pinheiro (PP), Carlos Felipe (PCdoB), Ferreira Aragão (PDT), Audic Mota (PMDB), Fernando Hugo (PP), Ely Aguiar (PSDC) e Carlos Matos (PSDB) elogiaram o discurso do presidente.
O deputado Julinho reforçou que a siderúrgica é resultado de “grande empenho do ex-governador Cid Gomes e Camilo Santana com o setor industrial cearense”. Segundo ele, a CSP irá atrair várias empresas, fazendo com que os investimentos no Ceará cresçam. “E continuaremos nessa luta por mais desenvolvimento”, antecipou.
Já Sérgio Aguiar projetou que o PIB cearense deve crescer até 20% com as atividades da CSP. “(O Ceará) tem potencial para crescimento, mesmo localizado no meio do semiárido”, comentou. “Podemos até criar a perspectiva de uma indústria automobilística em nosso Estado, o que alavancaria nossa economia e seria um orgulho para todos”, afirmou.
O líder do governo na AL, Evandro Leitão, ressaltou a importância do empreendimento. “Serão 5.500 empregos diretos e aproximadamente 12 mil indiretos, além de investimentos que podem se transformar em recursos a serem investidos em áreas essenciais”, disse.
Leonardo Pinheiro frisou que a refinaria trará “dinamismo” à economia cearense; enquanto Carlos Felipe analisou que a CSP “cria uma nova base para que o Estado volte a crescer”. “O início dessas operações não poderia ser mais oportuno, considerando o cenário de crise atual”, observou.
Ferreira Aragão também enfatizou o trabalho realizado por Cid Gomes e Camilo Santana pela instalação do projeto e avaliou que “agora o Ceará deixará de ser um Estado pedinte para se projetar internacionalmente”.
Para Audic Mota, a atuação do Parlamento cearense será importante para implantação de uma futura refinaria. “Questões estratégicas passarão por esse Parlamento”, antecipou.
Fernando Hugo lembrou que o processo de industrialização do Estado, assim como sua expansão para o Interior, foi encabeçada durante a gestão de Ciro Gomes (PDT) como governador do Estado, em 1993, prosseguindo na gestão de Tasso Jereissati (PSDB) e consolidada na gestão Cid Gomes.
Em contrapartida, Ely Aguiar afirmou que o pontapé inicial para a industrialização do Estado foi dado por Tasso Jereissati. “O Ceará se divide em antes e depois de Tasso, pois foi ele quem nos tirou de um estado de trevas e incrementou nossas indústrias, nosso lazer e nosso turismo”, comentou.



Já Carlos Matos disse que chegou a hora de “pensarmos uma nova economia para o Ceará”. Ele elogiou, também, as potencialidades do Porto do Pecém e considerou que “é preciso dar vida nova a ele, avançar nessa gestão e buscar novos investimentos no sentido de aumentar e expandir nossa produção”.



E o deputado José Sarto lembrou que a refinaria é “um projeto de Estado e não de Governo”. “Ela vai mudar nosso perfil socioeconômico, e as mudanças já são sentidas”, avaliou.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.