Zap Leão

O serviço tira-dúvidas sobre o preenchimento da declaração do imposto de renda pessoa física por meio do aplicativo WhatsApp, o Zap Leão, encerrou o primeiro mês de atividade com 5 mil atendimentos. São 2 mil atendimentos a mais que o registrado nos dois meses de operação do ano passado, quando o serviço passou a ser oferecido pelo Conselho Regional de Contabilidade. O Zap Leão atende gratuitamente pelo número (85) 98407-9690, 24 horas por dia. As perguntas podem ser feitas por profissionais ou leigos de qualquer local do país.
As orientações do Zap Leão são elaboradas por dez contadores credenciados pelo CRCCE, em arquivos de texto ou de áudio, por ordem de entrada da demanda. De acordo com o coordenador do serviço, conselheiro Pinheiro Júnior, “as perguntas mais complicadas são compartilhadas entre os membros do grupo, que discutem o tema, pesquisam”, para a elaboração da resposta. “Temos recebido consultas de outros estados como São Paulo, Rio de janeiro e Paraná, principalmente de profissionais”, explicou. “No Zap Leão ninguém fica sem resposta”, completou.
Dúvidas
Entre as dúvidas mais comuns estão as relacionadas com o lançamento de rendas tributáveis, sobre o uso de dependentes na declaração e sobre a informação do cpf de profissionais liberais (por parte do contratante) e de clientes/pacientes (por parte do contratado). Entre as novas dúvidas, são mais comuns os pedidos de orientação sobre como informar doações feitas a campanhas eleitorais e sobre como informar receitas obtidas por meio do serviço de transporte de passageiro por meio de aplicativos. O Zap Leão seguirá funcionando gratuitamente até o dia 28 de abri, fim do prazo para o envio da declaração para a Receita Federal.

Comentários