Em Caucaia

Empossados no último dia 20 de abril, os 126 profissionais aprovados em concurso público municipal começaram hoje a assumir os cargos na Prefeitura de Caucaia. Eles têm até a próxima sexta-feira (5) para se apresentar às secretarias onde foram lotados.
Três pastas receberão os concursados, sendo a saúde a área com o maior aporte de pessoal pela necessidade emergencial de recursos humanos. Dos 126 empossados, 101 vão para equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Isso equivale a 80% dos profissionais. São 48 técnicos em enfermagem, 25 médicos de nove especialidades, 12 enfermeiros, oito assistentes sociais, seis técnicos em laboratório e dois técnicos em radiologia.
Além dessas categorias, foram empossados psicólogos (6), agentes de suporte à fiscalização (4), arquitetos (2), engenheiro civil (1), geógrafo (1) e técnico de suporte gerencial (1). “Sabemos que nossa Caucaia precisa de socorro. Ainda não está do jeito que a gente quer, ainda não está 100%, mas a chegada de vocês vai melhorar muito o atendimento. Porque a gente sabe que as pessoas têm direito a isso. E nós temos que respeitá-las. Isso não é favor nenhum. Então, tenho certeza de que vocês vão dar o melhor que têm”, afirma o prefeito Naumi Amorim.
O secretário de saúde Moacir Soares classifica o ingresso dos servidores como uma demonstração clara da atual gestão de iniciar um tempo de serviços de qualidade em Caucaia. Segundo ele, algumas das especialidades contempladas sequer dispunham de profissionais no município. “Fizemos em menos de quatro meses mais do que o que foi feito em anos! A cidade precisa, mas sobretudo merece. Porque um time para ganhar o jogo precisa estar bem e reforçado. Com vocês, o nosso time começa a ficar completo. Estamos de braços abertos e coração em festa para recebê-los. A partir de agora, somos todos um time só.”
Jogos Escolares: Abertura acontece amanhã
Começam amanhã (3) os Jogos Escolares 2017 de Caucaia! A solenidade de abertura acontecerá às 9 horas, na Escola 7 de Setembro, e contará com a presença do prefeito Naumi Amorim e dos secretários municipais de Educação, Lindomar Soares, e de Esporte e Juventude, Ribamar Sousa.
Segundo a organização do campeonato, mais de 100 seleções estudantis inscreveram-se. Elas representam a rede pública de ensino, seja ela municipal ou estadual, e também da rede particular. As seleções foram inscritas nas modalidades futsal, voleibol, handbol e badmington, e disputarão nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.
A primeira partida dos Jogos acontecerá na quinta-feira (4). O time vencedor de cada categoria representará Caucaiana segunda fase, que será disputada com seleções dos municípios de Fortaleza, Aquiraz, Guaiúba, Itaitinga, Pacatuba, Maracanaú, Eusébio e Maranguape.
SERVIÇO
Abertura dos Jogos Escolares
Quando: 3 de maio, às 9 horas.
Onde: Escola 7 de Setembro (avenida Dom Almeida Lustosa, nº 2.322, no Parque Guadalajara).
Planejamento: Prefeitura apresenta nesta quarta Plano Diretor a empresariado
A Prefeitura de Caucaia apresenta amanhã (3) o Plano Diretor Participativo (PDP) a empresários cearenses. O evento acontecerá na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professor Antônio Valmir da Silva, no Centro, às 16 horas, e contará com a presença do prefeito Naumi Amorim.
O PDP é uma das medidas mais importantes desse primeiro semestre do primeiro ano da nova gestão municipal deCaucaia, pois pode resultar em definições importantes de rumos dos próximos anos da cidade. São esperadas aproximadamente 200 pessoas. A apresentação do Plano ficará a cargo de técnicos da Secretaria de Planejamento Urbano e Ambiental (Seplam).
Serão expostos ao empresariado pontos importantes do documento, como: quais as tendências de Caucaia, onde é possível construir, quais áreas precisam e vão ser preservadas, de qual forma determinados equipamentos devem funcionar etc.
Segundo o titular da Seplam, Francisco Caminha, o objetivo principal da atividade é ouvir os empresários e colher sugestões ao PDP. “Esse Plano teria que ser revisado a cada cinco anos, mas desde 2001 que não era. Essa, então, é uma missão simbólica porque vamos desenhar o futuro de Caucaia”, resume o secretário.
A expectativa de Caminha é de encaminhar o PDP à Câmara de Vereadores até junho. Caberá ao Legislativo promover audiências públicas para aprofundar ainda mais o debate com a sociedade e, por fim, votar o texto, aprovando-o na íntegra ou com modificações propostas pelos parlamentares.
Os vereadores de Caucaia também devem assistir à apresentação. “O Plano é um conjunto de leis fundamental para o desenvolvimento da cidade. Por isso, quem vai fazer o pente fino são os parlamentares”, reforça o secretário Francisco Caminha.
SERVIÇO
Apresentação do PDP
Quando: 3/5, às 16 horas.
Onde: Escola Profissionalizante Professor Antônio Valmir da Silva (rua coronel Correia, s/n, vizinho à Policlínica.
Jurema: Iniciada operação tapa-buracos emergencial
Hoje começou com um serviço bastante esperado por quem mora ou passa pela Jurema. A Prefeitura de Caucaia deu início a uma operação tapa-buracos emergencial na avenida Dom Almeida Lustosa. Homens e máquinas estão hoje no cruzamento da via com a BR-222.
Estão sendo restauradas áreas deterioradas pelo intenso tráfego, peso de veículos, fortes chuvas e falta de serviços de manutenção em gestões municipais anteriores. Serão, ao todo, dez quilômetros melhorados, incluindo também as avenidas São Vicente de Paulo e da Integração.
Os buracos estão sendo tampados com concreto. E a importância da intervenção já é reconhecida pela população. “É bom ver a Prefeitura cuidando das nossas ruas e avenidas”, comemora o eletricista José Ivo.
Segundo o titular da Secretaria de Patrimônio, Serviços Públicos e de Transportes de Caucaia (SPSPTrans), Miguel Amorim, os trabalhos estão sendo executados numa logística que tenha o menor impacto possível no trânsito. “Nosso compromisso é garantir qualidade e segurança para os motoristas e visitantes, devolvendo boas vias a todos”, pontua o secretário.
UMA GRANDE FORÇA-TAREFA
Em um mês, a expectativa é de que a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) dê início a uma grande força-tarefa para melhorar a malha viária de Caucaia. Ruas e avenidas estão prejudicadas pela falta de reparos em administrações anteriores e pelas fortes chuvas que caem na cidade desde janeiro.
Na semana passada, a Seinfra encaminhou para licitação um projeto de recuperação e drenagem das ruas e avenidas da cidade. A obra será executada com verba municipal. O dinheiro já está garantido, e o valor global do contrato está previsto em mais de R$ 4,5 milhões.
Segundo o titular da Seinfra, Kleber Correia Lima Filho. “a Prefeitura vai fazer a recuperação da pavimentação da malha viária de Caucaia com prioridade para as vias que dão acesso à passagem do transporte público.”
Com a drenagem da malha viária, os buracos das ruas e avenidas serão tampados e será assegurada maior durabilidade da pavimentação.
Esporte: Mapeamento inédito começa nesta terça-feira
A Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Sejuv) começou hoje a fazer o Mapeamento Esportivo de Caucaia. É o primeiro estudo do tipo na cidade. Os trabalhos durarão duas semanas. Terminarão, portanto, em 15 de maio.
Neste período, quem tiver algum projeto esportivo, seja ele amador ou profissional e desenvolvido de forma independente ou por entidades, deve comparecer à sede da Sejuv para cadastrar-se.
Com o Mapeamento, a Sejuv quer localizar com precisão onde trabalhos sociais são desenvolvidos para definir ações de trabalho e determinar a maneira de fomentar cada vez mais o esporte em Caucaia.
Os responsáveis pelos projetos esportivos vão preencher um formulário informando dados como: onde funciona, quantos são os beneficiados, quantos professores, qual o esporte oferecido, em quais dias é ofertado, qual o horário de funcionamento e quais os objetivos do projeto.
SERVIÇO
Mapeamento Esportivo de Caucaia
Onde: sede da Sejuv ( Estádio Municipal Raimundo de Oliveira).
Quando: de 2 a 15 de maio, das 8 às 14 horas.

Comentários