Pular para o conteúdo principal

FAN

O 6º Concertos Solidários – FAN tem programação para todas as idades. Vinte atrações culturais em dez dias de programação gratuita, evento de incentivo à produção e difusão da música instrumental em suas variações do erudito ao popular. Vai ser um diferencial!

Nesta edição, entrea presentações que alargam e extrapolam referências ao compositor, pianista, organista e regente cearense Alberto Nepomuceno (1864 – 1920), a transversalidade de linguagens artísticas também celebrados elos musicais em tessituras literárias, estéticas e outras composições,voltadas para formações artísticas e de platéias. Os músicos, além de inserirem no repertório composições de Nepomuceno, farão homenagens ao compositor cearense Belchior, incluindo canções dele nas apresentações. Projeto, via Lei Rouanet, tempatrocínio do Banco do Nordeste e do Grupo Marquise.

Ao contemplar os vários modos de ouvir, aprender, ensinar, fazer e ecoar música, o Festival Alberto Nepomuceno – FAN é instrumento de inclusão social e acessibilidade cultural na ocupação de espaços públicos coletivos, como igrejas, escolas públicas, bibliotecase ao alcançar as populações rurais cearenses. “A programação gratuita e aberta ao públicode todas as idades e camadas sociais, sem distinção de escolaridade ou de iniciação, reforça e amplia as integrações propostas nas cinco edições anteriores”, referenda Cris Queiroz, diretorado Festival pela Vagalume Produção Cultural e Comunicação.

A programação artística do FAN 2017 foca acervos artísticos e avança na formação de público e na irradiação da partilha de saberes e fazeres. Renata Sampaio, que também assina a direção do festival, destaca o compromisso do FAN em tornar suas atividades acessíveis para maiores públicos e públicos com necessidades específicas como disponibilização de aporte profissional para confecção de folders em Braille, interpretação em libras, audiodescrição e gente para facilitar o acesso e a acomodação de pessoas que têm necessidades especiais”, pontua.

Nos dias das apresentações, o Festival estimula ainda a arrecadação de materiais de limpeza para doação às instituições benemerentes. Nessa 6ª edição será contemplado o CAVIVER–Centrode Aperfeiçoamento Visual Ver a Esperança Renascer, ONG que trabalha com crianças socialmente desfavorecidas do Estado do Ceará com as principais causas de cegueira infantil.

Programação em três cidades e na zona rural

Toda a programação é gratuita. O 6º Festival Alberto Nepomuceno– FAN terá início em Fortaleza, às 15h30 do dia 02/06 (sexta-feira), no Museu da Fotografia Fortaleza com um papo regido pela jornalista Izabel Gurgel sobre “Livros, leituras e fotografia: música para os olhos”,tendo como convidados especiais alunos doInstituto Filippo Smaldone e público assistido pelo CAVIVER– Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver a Esperança Renascer. Após a fala, o público segue em visitação ao acervo do local.

Ainda no dia 02/06, às 17h, o evento se desloca até o CentrCultural Banco do NordestFortaleza, no Centro, onde o público será recebido ao som do DJ Duda, colecionador de discos de vinil que promove agito festivocom set de brasilidades ereferências do universo eletrônico e digital, entre vertentes do trip-hop, downtempo e outros beats. Às 19h, inicia o show da banda “Fera Neném Into the Jungle Boogie” com o trio Lucas Santos (teclas, samples, efeitos e Beat), Caio Pascoal (guitarra) e João Emannuel (baixo),em misturas rítmicas da funk musicaos beats eletrônicos, passando pelo bluesreggaee até mesmo o brega.

No sábado 03/06, das 13h às 17h, o FAN 2017 prossegue pelo Centro da capital cearense com programação que ocupa o Plebeu Gabinete de Leitura, um lugar de liberdade da palavra, leitura pública e compartilhamento de idéias. Lá, Conversas Plebeias e leituras ritmadas pela DJ Renatinha (projeto Long Play) inicia com “Adelaide Gonçalves e sua casa de papel”, na qual a profª. dra. (História/UFC) fabula sobre o ano em que Alberto Nepomuceno nasceu, com citações a livros do acervo do Plebeu. Em seguida, sob o tema “Geme a cuíca nas crônicas de Rubem Braga”, a jornalista e escritora Ana Karla Dubiela desfia sobre as gingas presentes nos escritos do autor. A jornalista Izabel Gurgel fecha a tarde ao tecer acerca do tema “Labirinto sobre as águas: Nepomuceno em Ana em Veneza”, a partir do livro de João Silvério Trevisan.

Villa-Lobos para Criança no primeiro domingo do FAN

Aprimeira domingueira do 6º FAN, no dia 04/06 às1 7h, promove final de tarde na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura ao som do espetáculo “Villa-Lobos para Criança” pelo Grupo “A Pessoa Bob”, encabeçado pelo músico Ayrton Pessoa Bob (acordeom e sintetizador), Jônatas Gaudêncio (clarinete) e Luis Gustavo Lima (violino e viola).

Atividades artísticas na zona rural de Canindé

Canindé é a próxima parada do Festival, que abre a semana às 10h do dia 05/06 (segunda-feira) levando o repertório do Grupo “A Pessoa Bob” no espetáculo “Horizonte Aparente” à Capela de São José, em assentamento na zona rural do município. Também na zona rural de Canindé, às 14h, a jornalista Izabel Gurgelversa sobre “Cirandas e Cantigas de Roda” para as presenças na Escola do Campo Patativa do Assaré, enquanto a DJ Renatinha pontua a fala com referências musicais (projeto PARATODOS).

De volta a Fortaleza no dia 06/06 (terça-feira) às 19h30, o 6º FAN programa para os alunos e às comunidades vizinhas da Escola Municipal Professor Godofredo de Castro Filho, no bairro Vicente Pinzón, a apresentação da Luthieria Ensemble, projeto musical da ONG Tapera das Artes, a partir de instrumentos fabricados com material reciclado, como cabaças e canos PVC. 

 

Juazeiro do Norte também ganha ecos do FAN 2017 na quinta-feira 08/06, com a banda “Fera Neném” noshow “Into the Jungle Boogie” no CentrCultural Banco do Nordeste Cariri, às 19h30.


De volta a Fortaleza, na sexta-feira 09/06 às 15h30, uma nova oportunidade de fluir entre “Livros, leituras e fotografia: música para os olhos” com a jornalista Izabel Gurgel, no Museu da Fotografia. A conversa aberta ao público traz alunos da Escola Pública Estadual Helenita Mota convidados pelo FAN, e tem seguimento com consultas às ilustrações referenciadas no bate papo, além de visitação à biblioteca e ao acervo do Museu. No cair da noite, às 19h30, um encontro de acervos motiva papos e trocas musicadas no evento “Alberto Nepomuceno em Serenata”, que junta o pesquisador Miguel Ângelo de Azevedo, criador do Acervo do Nirez, aos achados do colecionador Osmar Onofre, em seu arejado quintal de casa, na rua Barão de Aratanha, 835.  

No Sábado10/06 às 16h, na Escola Beneficente de Surf Titanzinho, o 6º FAN promove “Um Acordeom na Beira do Mar” com concerto de Jair Dantas, educador e único acordeonista canhoto brasileiro, que apresenta trabalho voltado para a música Erudita e Popular.

O último dia de atrações do 6º Concertos Solidários – FAN é intenso, e começa às 17h do domingo 11/06, no Museu de Arte Contemporânea – MAC (Centro Dragão do Mar de Arte e Culturacom a apresentação do Duo Glière de Cordas da UFC pela violinista Liu Man Ying e pela violoncelista Dora Utermohl de Queiroz, ambas professoras do curso de Licenciatura em Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Ceará. O Duo Glière faz homenagem ao violinista e compositor russo Reinhold Glière (que incorporou o uso da música folclórica da Rússia e de países vizinhos em suas composições) e traz no programa o Duo n.1 de Beethoven, entre as peças arranjadas para esta formação, caso de“Meditação de Thaís”, do compositor Massenet.

Às 18h30, a Arena Dragão (também no Centro Dragão do Mar) ganha os movimentos da Camerata de Cordas da UFC, sob direção das profªs. Dra. Liu Man Ying (violino e viola) e Ms. Dora Utermohl de Queiroz (violoncelo e contrabaixo), em que repercute repertório selecionado para o coletivo musical. Na sequência, o FAN recebe oGrupo de Violoncelos da UFC, composto por 22 alunos violoncelistas sob coordenação da profª Dora Utermohl de Queiroz, que compartilham saberes, o mesmo interesse e dedicação por um instrumento e pela música em concerto gratuito e aberto à comunidade com obras escritas especialmente para esta formação.

Último domingo do FAN tem concerto na Igreja da Piedade

Para o encerramento do 6º FAN, o Grupo Choro Jazz Trio, formado por Moacir Bedê (guitarra, flauta e bandolim), Fábio Amaral (Baixo acústico e elétrico) e André Benedect (Bateria) sobe ao altar da Igreja N. Sra. da Piedade, às 18h45, com reverberações multi-instrumentais e autorais, que vão do jazz, bossa nova, MPB, balada até o baião, entre belas harmonias e muita improvisação jazzística.

FAN tem o patrocínio do Banco do Nordeste e Grupo Marquise, via Lei Rouanet. Realização da Vagalume Produção Cultural e Comunicação e apoio da Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte – ICA, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Secretaria de Cultura de Aquiraz e Museu da Fotografia de Fortaleza. 

Atendimento e informações para a Imprensa:
Kiko Bloc-Boris – (85) 98892.1195 – kikobb@gmail.com
Isabelle Vieira – (85) 98871.4139 – vieira.aisabelle@gmail.com

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL ALBERTO NEPOMUCENO

DATA
HORA
ATRAÇÃO
LOCAL
02/06, sexta
Fortaleza

15h30
“Livros, leituras e fotografia: música para os olhos” com a jornalista Izabel Gurgel
Museu da Fotografia Fortaleza (R. Frederico Borges, 545 – Varjota)
17h
DJ Duda
CentrCultural Banco do NordesteFortaleza(R. Conde d'Eu, 560 – Centro)
19h
Show A Fera Neném Into the Jungle Boogie, com a banda A Fera Neném
CentrCultural Banco do NordesteFortaleza(Rua Conde d'Eu, 560 – Centro)
03/06, sábado
Fortaleza
13h
às 17h
Conversas Plebeias ao Som da DJ Renatinha (Projeto Long Play):

1864, o ano de nascimento de Alberto Nepomuceno, com a Professora Adelaide Gonçalves (História/UFC)

Geme a cuíca nas crônicas de Rubem Braga, com a escritora Ana Karla Dubiela

Labirinto sobre as águas: Nepomuceno em Ana em Veneza, livro de João Silvério Trevisan, com a jornalista Izabel Gurgel
Plebeu Gabinete de Leitura (Rua Floriano Peixoto, 735 – Centro / 5º andar, Sede da Associação Cearense de Imprensa)
04/06, domingo
Fortaleza
17h
Concerto Villa-Lobos para Criança, com grupo A Pessoa Bob
Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
05/06, segunda
Canindé
10h
Concerto Horizonte Aparente, com grupo A Pessoa Bob
Capela de São José (Zona Rural de Canindé)
14h
Livros e Leitura ao Som da DJ Renatinha (Projeto Paratodos):

Cirandas e Cantigas de Roda, com a jornalista Izabel Gurgel.
Escola do Campo Patativa
do Assaré(Assentamento da Santana da Cal / Zona Rural de Canindé)
06/06, terça
Fortaleza
19h30
Aula-espetáculo com Luthieria Ensemble, da ONG Tapera das Artes (instrumentos feitos de cabaças e canos PVC)
Escola MunicipalGodofredo de Castro Filho(Av. José Sabóia, 905 – Vicente Pinzón)
08/06, quinta
Juazeiro do Norte
19h30 às 22h
Show A Fera Neném Into the Jungle Boogie, com a banda A Fera Neném
Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri(Rua São Pedro, 337 – Centro)
09/06, sexta
Fortaleza

15h30
Livros, leituras e fotografia: música para os olhos, com a jornalista Izabel Gurgel
Museu da Fotografia
Fortaleza (Rua Frederico Borges, 545 – Varjota)
19h30
Alberto Nepomuceno em Serenata, Osmar Onofre recebe Nirez
Rua Barão de Aratanha, 835 – José Bonifácio / Quintal
10/06, sábado
Fortaleza
16h
Concerto Um Acordeom na Beira do Mar, com Jair Dantas
Escola Beneficente de Surf Titanzinho (Rua Pontamar, S/N – Cais do Porto)
11/06, domingo
Fortaleza
17h
Concerto com Duo Glière de Cordas da UFC
Museu de Arte Contemporânea- MAC do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
18h30
Concerto com Camerata de Cordas e Grupo de Violoncelos, ambos da UFC
Arena Dragão do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
18h45
Show com grupo Choro Jazz Trio

Igreja Nossa Senhora da Piedade (Rua Joaquim Tôrres, 185 – Joaquim Távora)


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.