Dia do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado na próxima segunda-feira (cinco de junho) e, em alusão à data, o Projeto Ser do Bem, da C. Rolim Engenharia, promoverá, no período de cinco a dez de junho, o plantio de centenas de mudas de espécies nativas ao redor do anfiteatro do Parque do Cocó e atividades culturais e educativas no local. A ação será realizada em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e com o projeto Vila Encantada.
Durante a semana, 400 crianças de cinco escolas públicas de Fortaleza terão a oportunidade de ter um contato mais próximo com a natureza, por meio do plantio de mudas e passeios pela trilha do parque. Estudantes das escolas municipais Irmã Simas, Luís Costa,  Maria Odnilra Cruz Moreira, Frei Tito de Alencar Lima e da Escola de Tempo Integral Ambiental Francisca de Assis Canito da Frota participarão da ação, com cada um plantando uma muda. Integrantes da Companhia de Comando da 10ª Região Militar, do Exército Brasileiro, auxiliarão as crianças durante o plantio e contarão com uma tenda para explicar aos estudantes o trabalho desenvolvido pelo Exército.
No sábado (10), das 8 às 12 horas, uma programação especial estará aberta ao público no Parque do Cocó, com entretenimento para todas as idades. Além do plantio e doação de mudas, os visitantes poderão participar de atividades como Trilha dos Sentidos pelo parque, yoga, workshop de horta doméstica e uma roda de conversa sobre educação ambiental no dia a dia. As atividades fazem parte do projeto “Vila Encantada da Criança – Uma aventura na floresta”, do Grupo Manga.
A metodologia utilizada nas atividades do sábado será a Ecologia Profunda, que permite trabalhar valores, princípios e atitudes positivas em relação ao Meio Ambiente. “O respeito e o cuidado com o meio ambiente fazem parte das premissas do trabalho da C. Rolim Engenharia. Com essas atividades da Semana do Meio Ambiente, pretendemos propagar a educação ambiental desde cedo de uma forma lúdica, participativa e inspiradora”, destaca Ticiana Rolim Queiroz, diretora Comercial e de Marketing da C. Rolim Engenharia.
Completando 40 anos em 2017, a C. Rolim engenharia estabeleceu três marcos comemorativos ao longo do ano. O primeiro deles foi anunciado e iniciado em março: o plantio de 40 mil árvores no Parque do Cocó, ao longo de quatro anos, em parceria com a SEMA. O segundo foi a entrega do empreendimento Harmonia, no início de maio. E, para fechar o calendário festivo, a construtora realizará uma celebração em agosto para brindar os êxitos e crescimento no mercado imobiliário ao longo de quatro décadas, além do engajamento contínuo da empresa com a questão socioambiental.
Compromisso Verde
A C.Rolim Engenharia compreende que atuar no meio natural é uma grande responsabilidade. Por isso, está constantemente apostando em iniciativas que possam minimizar os impactos das suas intervenções na edificação de cada empreendimento. Um dos seus principais projetos em prol desse cuidado com a natureza é o Compromisso Verde, por meio do qual a C. Rolim Engenharia planta uma árvore para cada metro quadrado de terreno construído em seus empreendimentos, contribuindo com a arborização dos espaços públicos da cidade. Hoje, já são mais de 52 mil plantas na cidade oriundas da iniciativa.
Além disso, a construtora realiza um trabalho nas escolas públicas de Fortaleza, levando consciência ambiental desde cedo para as crianças e buscando despertar também nelas esse carinho e respeito pela natureza.
Por meio do Compromisso Verde, a C. Rolim Engenharia realiza outra importante ação social na cidade, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza: a adoção de espaços públicos como praças e parques, realizando toda a manutenção necessária nesses locais. É o caso da Praça Portugal, Lagoa do Papicu e Bosque do Bem. Neste último, localizado no bairro São Gerardo, o projeto plantou mais de 800 árvores.
Programação do sábado (10)
8h às 12h: Plantio e doação de mudas
8h - Grande roda de abertura
8h15 - Prática de Yoga e Alquimia sonora
9h - Trilha dos sentidos
10h - Workshop de horta doméstica
10h15 - Prática de Brinca Yoga
10h30 - Trilha dos sentidos
11h30 - Roda de conversa - Educação ambiental no dia a dia
12h - Grande roda de encerramento

Comentários