Clássicos na Lagoa traz Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz

Foto: Antunes Câmara
O Clássicos na Lagoa apresenta, dia 4 de agosto, a Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz. O projeto oferece desde 2016, gratuitamente, concertos de música erudita às margens da Lagoa do Porangabussu. Esta é a décima apresentação, que acontece sempre ao pôr do sol (17 horas), nas primeiras sextas-feiras do mês.

A orquestra foi criada em 2012 por meio de parceria com a Fundação Bachiana de São Paulo e com o apoio do Maestro João Carlos Martins. Constituída por 24 integrantes, entre crianças e adolescentes de Aquiraz, em sua maioria estudantes de escolas públicas, a orquestra desenvolve em seu repertório clássicos internacionais, além de privilegiar compositores brasileiros. Com a regência do maestro Ênio Antunes, o grupo vem se dedicando a uma pesquisa sobre regionalismo na cultura cearense através da música brasileira de concerto. 

Tapera das Artes

A Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz é um dos projetos da Associação Tapera das Artes, que vem de uma longa história de trabalho dedicado ao desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens oriundos de famílias de baixa renda, através de programas de educação para a arte. Em 1998, centrou suas ações no ensino de pífano para um grupo inicial de crianças e adolescentes, a maior parte filhos de comerciantes, caseiros, pescadores e rendeiras domiciliados nas adjacências do distrito de Tapera. O sucesso do programa possibilitou em pouco tempo a sua expansão, propiciando nos anos seguintes a inclusão de novas ações educativas e a formação de vários grupos musicais.

Desde 1983, ano da sua criação, a Associação Tapera das Artes vem se expandindo em diferentes frentes, dentre elas o mapeamento cultural da cidade de Aquiraz, em 2002, que culminou com o registro em livro e filme de todas as manifestações artísticas, religiosas e etnográficas; e o projeto Livres Toques, que atendeu por dois anos 458 jovens e crianças ematividades voltadas para música, lutheria, fotografia, cinema e áudio. O Teatro da Tapera abriga o Festival Internacional 7Sóis e 7Luas, que se constitui em uma rede de intercâmbio cultural, presente em 32 cidades do mundo luso mediterrâneo. No Teatro também se desenvolve o Encontro Mestre e Aprendiz, com uma série de concertos e oficinas pedagógicas envolvendo mestres da música instrumental brasileira, abrindo diálogos riquíssimos com aprendizes de projetos de musicalização do Estado do Ceará.

Clássicos na Lagoa

O projeto Clássicos na Lagoa surgiu de uma iniciativa do Instituto de Ciências Médicas (ICM), em parceria com instituições voltadas para a formação musical – Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) e Plataforma Sinfonia do Amanhã – com o objetivo de disseminar cultura e contribuir com a promoção da saúde. O ICM está construindo um hospital de referência em cardiologia no Porangabuçu, que irá oferecer 60% do atendimento voltado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).


Serviço:
Projeto: Clássicos na Lagoa
Apresentação: Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz
Local: Lagoa do Porangabuçu
Data: 4 de agosto – sexta-feira
Horário: 17 horas

Comentários