Estudantes cearenses participam de treinamento em Astronomia em SP

Os dez melhores vão representar o Brasil nas olimpíadas internacionais de Astronomia e Astrofísica
Dez estudantes de escolas cearenses participam, ao longo desta semana, em Vinhedo (SP), do segundo treinamento seletivo para as equipes que vão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astrofísica (OLAA).
Ao todo, 24 estudantes do Brasil inteiro participam deste segundo treinamento. Foram escolhidos após se destacarem na Olimpíada Brasileira, que contou com a participação de 13 mil escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental e médio.
Os estudantes terão aulas e serão submetidos a provas teóricas, observacionais (planetário, céu, cartas celestes) e lançamentos de foguetes. Os dez melhores colocados irão compor as duas equipes de cinco alunos cada, que vão representar o Brasil na IOAA, marcada para novembro na Tailândia, e na OLAA, no Chile.
Antes das internacionais, as duas equipes participarão de um terceiro treinamento, também em Vinhedo. E também serão homenageados na 41ª Reunião da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), que será realizada de 4 a 8 de setembro na Universidade de São Paulo (USP).

Comentários