Mucuripe da Paz

O Instituto Terre des hommes Brasil, em parceria com outras instituições, promove amanhã, das 8 às 12h30, na Escola de Ensino Fundamental e Médio General Murilo Borges Moreira, situada no bairro Vicente Pinzón, o “I Encontrão de Adolescentes e Jovens Mucuripe da Paz”, que reunirá um público juvenil que tem atuação ativa nas comunidades do Grande Mucuripe, com o objetivo de discutir questões sociais de interesse da juventude e dos moradores da região. No mesmo dia, no Centro de Inclusão Tecnológica e Social (Cits) do Mucuripe, das 13 às 17 horas, ocorrerá o “Encontro Mucuripe da Paz: uma Rede de Proteção a crianças e adolescentes”, desta vez com as famílias, os pais, mães e responsáveis pelos jovens beneficiados pelo projeto na comunidade, na intenção de debater soluções para reduzir a violência e compartilhar ações que já vem sendo realizadas para se implantar uma cultura de paz no Grande Mucuripe. Na oportunidade, será apresentado o Modelo de Ação do projeto, discutido o papel da Rede Comunitária e a Rota de Proteção.
“Eu espero que um bom público de adolescentes e jovens compareçam ao evento para que eles fiquem mais envolvidos com a comunidade, saibam a real situação da comunidade, e que através do Encontrão nós possamos identificar os problemas e quem sabe conseguir desenvolver alternativas e meios de resolver”, afirmou a adolescente Andreina Maria de Araújo Lima. Ela acredita que se todos os adolescentes e jovens conseguirem se entender, se for estabelecido um diálogo entre eles, serão capazes de realizarem ações sociais relevantes dentro da própria comunidade.

“A minha expectativa é a melhor possível. Espero que toda a comunidade realmente participe porque é um evento muito importante, onde vão ser abordados assuntos que interessa a nossa comunidade, e não só ao bairro, mas a todas as pessoas. Quando se fala de paz, de saúde ou quando se aborda um assunto que chama a nossa atenção só nos faz crescer e evoluir, e é engrandecedor para nós e para todas as famílias”, disse a massoterapeuta Mara Núzia Alves de Brito em relação à sua expectativa para o evento. Ela espera que o evento traga benefícios para a comunidade a partir das discussões que o encontro proporcionará para as famílias, porque para ela, quando se debate um assunto, é natural que se desperte e comece a agir para colocar em prática o que foi colocado como sugestão para realizar.

Comentários