No Crato


A Vila da Música, novo equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), na região do Cariri, traz para as férias de julho os cursos regulares, com aulas de musicalização infantil e de diversos instrumentos, a Colônia Musical e a Comemoração dos 50 anos da Escola Heitor Villa Lobos – Solibel. Localizada na Avenida José Horácio Pequeno, 1366, Belmonte, no Crato, a Escola oferece aulas em três turnos: das 7h30 às 11h30, das 13h30 às 17h, das 18h30 às 21h45, que atendem 350 estudantes de todas as idades, dando-lhes acesso a estudo de excelência, sem nenhuma taxa ou mensalidade, em cursos que têm duração de seis semestres.

As atividades da Colônia Musical começam nesta quinta dia 6/7, às 18h30, no auditório, com o Troca de Saberes que traz o Resgate dos Grupos Tradicionais do Belmonte, e conta com a presença Mestres de Cultura e Comunidade. No mesmo local, dia 07/07, sexta – feira, às 15h30, será a vez do Ensaio aberto com a Orquestra Solibel Jovem – OSJ. O equipamento da Secult realiza ainda a Atividade esportiva e recreativa, com o professor Natanael dos Santos, na Quadra Poliesportiva, dia 10/7, segunda – feira, às 8h.

Quem não tiver a oportunidade de conferir o Ensaio aberto com a Orquestra Solibel Jovem – OSJ, na semana anterior, poderá assistir ao ensaio às 9h30, do dia 11/7,Terça-feira, no Auditório. Com um olhar voltado para a criançada, a Vila da Música oferta ainda durante a Colônia, no dia 17/7, segunda-feira, às 9h30, no auditório, a Ambientação Musical para as Crianças.

Cine Vila
Outra programação super legal que integra as atividades de férias deste mês, às quintas-feiras, sempre às 18h30, é o Cine Vila, atividade ao ar livre, de filmes de curta, média e longa-metragem, com fins educativos por meio de produções cinematográficas que contribuam para a formação crítico reflexiva de jovens e adultos. A atividade ocorre no Terraço Externo e trazem neste mês o filme documentário, “A Música Armorial – Do Experimental à fase arraial”. Vídeo documentário de Ana Paula Campos. Além do documentário, será apresentado o filme “Orquestra Mediterrânea”, que leva a direção musical: Carlinhos Antunes, Lívio Tragtenberg e Magda Pucci.

50 ANOS DA ESCOLA HEITOR VILLA LOBOS – SOLIBEL
Em comemoração aos 50 anos da Escola Heitor Villa-Lobos – Solibel, a Vila da Música traz uma programação especial, do dia 13 ao dia 16/7, as atividades são gratuitas e abertas à comunidade. A programação cultural tem a sua abertura no dia 13/7, quinta-feira, às 19h, com a apresentação do Grupo Distinto Duo, com as falas institucionais, a apresentação “Caminhos da Solibel”, uma fala afetiva do Padre Ágio Augusto Moreira. Na sequência ocorrerá uma Homenagem aos 50 Anos, dia 14/7, na sexta-feira, às 19h, com a apresentação da Banda de Música Padre David Moreira de Farias Brito.

Sempre às 19h, as atividades seguem intensas na Vila da Música durante todo o final de semana. No Sábado, dia 15/7, será a vez da Banda de Música de Catolé do Rocha realizar sua homenagem aos 50 anos da Solibel. E, no domingo, dia 16/7, às 8h30, na sede da Solibel, as homenagens começam com o Hasteamento das Bandeiras com a participação da Banda de Música Maestro Azul do Município de Crato, às 9h ocorre uma Missa de Ação de Graças, no Auditório Cristina Prata, às 10h, é a vez do público conferir a apresentação da Orquestra Padre David Moreira da Solibel. A Outorga do Diploma do Mérito Legislativo à Sociedade Lírica do Belmonte /Solibel, será realizada às 11h, pela Câmara Municipal de Crato, seguida do descerramento da Placa Comemorativa, com fala do Dr. José Wanderlei Landim, às 11h30. A programação do Domingo, dia 16/7, encerra às 12h, com o show do Trio Pé de Serra e Feira de Arte e Cultura, em que o público poderá conferir o artesanato e as comidas regionais.

Vila da Música
A escola Vila da Música integra os equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará que, além de abrigarem atividades culturais de artistas diversos da região do Cariri e de outros estados, promove Cursos Regulares com aulas individuais e práticas coletivas: Violino, Viola Violoncelo, Contrabaixo, Violão Popular, Flauta transversal, Clarinete, Saxofone, Flauta Doce, Trompete, Trombone, Tuba, Acordeon, Piano Clássico, Teclado eletrônico, Musicalização Infantil (05 a 10 anos de idade), Teoria, Percepção e Solfejo, Prática de Coral Infanto–Juvenil e Adulto, Camerata de Cordas Infantojuvenil e Adulto, Camerata de Violão, Orquestra de Acordeon e Flauta Doce, Orquestra Jovem, Prática Coletiva de Sopro, Madeiras e Metais, Didática Musical. As atividades ocorrem de segunda a sexta, no turno da manhã das 7h30 às 11h30, à Tarde das 13h30 às 17h, e à Noite das 18h30 às 21h45.


Comentários