Novo Anuário do Ceará traz capítulo especial sobre o Iphan

Referência no Estado, o Anuário do Ceará 2017-2018, será lançado na quinta-feira (27/07), às 20 horas, no Viriato Buffet. Além de mostrar informações econômicas, políticas, sociais, geográficas e culturais, apresentando textos, mapas, tabelas, fotos e ilustrações, esta edição presta uma homenagem ao patrimônio histórico e aos bens tombados no Estado.

No capítulo especial, os 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) são resgatados pelo professor doutor da Universidade  Federal do Ceará (UFC) e ex-superintendente do órgão, Romeu Duarte. 

A Editora-Executiva de Imagem do O Povo, Andrea Araújo, faz sua estreia no Anuário do Ceará ao assinar o projeto gráfico da publicação. Todo o conteúdo da versão impressa pode ser conferido pelo site www.anuariodoceara.com.br. Na linha de sempre oferecer informações completas e de manuseio amigável, há múltiplas possibilidades de cruzar informações acerca do Ceará em formato de big data.


Dividida em 11 capítulos e 640 páginas, a publicação é a mais antiga em circulação no Estado, com cerca de 150 anos. O rigor na apuração, a atualização constante e a credibilidade fazem do Anuário uma fonte obrigatória para estudantes e profissionais de todas as áreas. Além de Fábio Campos, a obra tem à frente os jornalistas Jocélio Leal, que assina como editor-executivo, e Joelma Leal como editora-adjunta. 

Os repórteres Alex Ferreira, Camila Gadelha, Cristina Brito, Hamlet Oliveira e Rebeca Soares apuraram o conteúdo que o leitor vai encontrar no Anuário do Ceará 2017-2018. A revisão e a checagem são do jornalista Soriel Leiros. 

Tradicionalmente, a publicação traz o ranking dos mais influentes na Assembleia Legislativa do Ceará, da Câmara Municipal de Fortaleza e da bancada cearense em Brasília, assim como a lista de Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado e outros conteúdos úteis para o leitor. 

Os assinantes do jornal O Povo podem adquirir o Anuário do Ceará por um preço diferenciado. Em agosto, os telespectadores poderão conferir na TV O Povo o Anuário Especial. Serão 16 especiais, trazendo convidados e temas que compõem a publicação e o site. 
O projeto gráfico elegeu 11 obras que ilustram a capa e os capítulos da edição, criadas por Carlus Campos. Aliada às imagens, uma paleta de cores trafega por cada capítulo, juntamente com texturas e tipografias cuidadosamente escolhidas: uma família de serifadas para os títulos e outra, sem serifa, para os textos.

Os conceitos visuais, tanto as imagens quanto os espaços brancos, estão em harmonia com o editorial, numa sintonia quase que poética, tanto no impresso como no digital. A forma e o conteúdo comungam na publicação que mantém uma tradição histórica e nobre há mais de 150 anos em nosso Estado. Os profissionais Cristiane Frota, Antônia Coutinho, Welton Travassos, Luciana Pimenta e Gabriel Almeida formam o time responsável pela arte do Anuário.  

SERVIÇO:
Lançamento do Anuário do Ceará 2017-2018 (livro e site)
Quando: 27 de julho, às 20 horas, no Viriato Buffet
Site: www.anuariodoceara.com.br
Evento para convidados
Para comprar o Anuário
Onde: bancas, livraria Cultura e sede do O POVO
Valor do Anuário (bancas e Livraria Cultura)
Venda Avulsa: R$ 99
Assinantes: R$ 79 (na sede do O POVO) 
Assinantes podem solicitar pelo Call Center: (85) 3254 1010

Comentários