Trupe percorre cidades divulgando livros, cultura e arte

Fotos: Divulgação

No Booktruck, o alimento servido é o da imaginação. No projeto Ceará Leitor, uma trupe percorre cidades do interior levando livros, ações culturais e formativas para adultos e crianças. Numa livraria adaptada em um micro-ônibus - o Booktruck - são vendidos a preços diferenciados obras de editoras cearenses de literatura infanto-juvenil e adulta com temas variados: biografia, romance, conto, poesia, ensaio, cordel, quadrinhos, livros de imagens e de arte, entre outros tantos.
A proposta é ser uma livraria itinerante que vende os livros a preços diferenciados, mais acessíveis, além de promover ações de engajamento da comunidade. Na primeira fase do projeto, estão sendo contemplados cinco municípios. A caravana já passou por Guaramiranga, Baturité e Aquiraz. E segue agora para Maracanaú e Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Em cada município, é realizada uma programação composta por atrações culturais e formação, com foco nas obras expostas, direcionada ao público de alunos e professores da rede pública municipal e estadual e demais interessados. A livraria itinerante passa três dias em cada cidade, levando uma programação diversificada para praças e escolas públicas municipais e estaduais.
"Temos contação de histórias, música, declamação de cordel, oficina de poesia, conversa com autor, entre outros", explica Rosângela Primo, pedagoga responsável pela comunicação do projeto. "Inicialmente é feito um contato com a Prefeitura para a definição do local onde o Booktruck ficará", diz Rosângela.

O micro-ônibus é bem colorido com gravuras que remetem à literatura de cordel. Fica parado em locais de grande movimentação nas cidades, geralmente, em praças. Dentro, são disponibilizados em prateleiras obras de 20 editoras cearenses filiadas à Câmara Cearense do Livro (CCL).
Organizado pelo Instituto Viva Brasil e realizado pela CCL, o Ceará Leitor é viabilizado pelo governo cearense, por meio da Secretaria de Cultura com  apoio do Sebrae. Um dos objetivos é também incentivar a formação de Clubes de Leitura por meio de doação de uma cesta livros aos municípios e capacitação de professores, bibliotecários e agentes culturais.
As atrações culturais acontecem em lugares aberto ao público, preferencialmente na praça principal de cada cidade. O calendário de palestras e formações é disponibilizado com antecedência nas Secretarias Municipais de Educação e de Cultura dos municípios contemplados, por meio de convite virtual e da plataforma Mapa Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

Na livraria do "Booktruck” o leitor encontra desde clássicos da literatura cearense como José de Alencar, Rachel de Queiroz, Adolfo Caminha, Domingos Olímpio, Franklin Távora, Oliveira Paiva, Moreira Campos, Patativa do Assaré, Natércia Campos e autores de destaque no cenário nacional na atualidade: Lira Neto, Ana Miranda, Socorro Acioli, Tércia Montenegro, Klevisson Viana, Nilton Maciel. Na área da literatura infantil e juvenil a produção editorial é das mais diversificadas: Arievaldo Viana, Rouxinol do Rinaré, Stélio Torquato, Arlene Holanda, Elvira Drummond, Fabiana Guimarães, Flávio Paiva.


Comentários